Vendas em lojas de shopping no inverno devem crescer 7% em relação ao ano passado
ALSHOP registra movimentação mais alta do que o
esperado para o período e vendas crescem no inverno com expectativa de aumento
de até 7% até agosto
Mesmo que o inverno de 2022 não pareça
ser tão rigoroso, até agora, a movimentação do comércio de shopping está mais
alta do que o esperado. O movimento de pessoas já cresceu 15% em relação ao
mesmo período do ano passado, segundo um levantamento da ALSHOP (Associação de Lojistas de
Shopping) que
tem pouco mais de 40.000 associados no país. "A recuperação de público já
era esperada até mesmo em função do fim das restrições impostas pela pandemia
e, agora, com as férias escolares e a retomada das áreas de lazer e exposições
nos shoppings, mas notamos maior público nos shoppings, uma recuperação mais
forte das áreas de alimentação e mesmo com a inflação um consumo mais
forte", explica Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações Institucionais
da ALSHOP.
A movimentação no comércio como um todo
deve representar uma venda de R$ 13,76 bilhões entre maio e agosto, de acordo
com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo –
CNC.
Além da volta das áreas de lazer e
exposições, as férias escolares e a temporada de inverno levam mais clientes
aos shoppings em busca de promoções. O inverno começou oficialmente em 21 de
junho e mesmo com preços mais altos e uma temporada menos rigorosa em
temperatura, as vendas vêm crescendo. “Por ser uma estação curta, o inverno faz
com que muitos lojistas coloquem em promoções mercadorias com preços
convidativos de produtos novos e, também, de peças remanescentes do inverno do
ano passado. Essa estratégia ajuda os vendedores a trazerem mais consumidores
para dentro das lojas, assim vendendo ainda mais”, completa Ildefonso.
Segundo o levantamento do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que tem como base a Pesquisa
Mensal de Comércio – PMC e a Pesquisa Mensal de
Serviços – PMS, as vendas durante o
inverno geralmente registram um acréscimo médio de até 9,2% na comparação com
as estações da primavera e outono.
“Muitos produtos são ofertados com
descontos atrativos e praticamente a temporada de vendas já se inicia com
liquidações. Se o período de dias com temperaturas baixas se prolongar, o
comerciante pode manter os preços cheios elevando sua receita. Caso tenhamos
alternância de dias frios com dias mais quentes os preços terão descontos ainda
maiores”, ressalta Ildefonso.
Desafios e empregabilidade até o fim do
ano
Apesar dos bons números, os desafios da economia seguem no radar dos lojistas de shopping que enfrentam dificuldades com a logística de alguns produtos, a inflação impulsionada pela alta recente dos combustíveis e do dólar que segue em um patamar acima dos R$ 5.
Nenhum comentário