4 estratégias para alavancar as vendas no Dia dos Pais no e-commerce
Dicas são da Getnet, que conta com soluções
como link de pagamento, loja virtual, marketplace e pagamentos via recorrência
Uma das datas mais importantes para o
varejo é o Dia dos Pais. O período promete alavancar as vendas, em especial com
compras realizadas pelo e-commerce. De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen,
em 2021, a data movimentou R$ 3,5 bi em vendas online, o que representa um
crescimento de 37% no volume de pedidos em comparação com 2019.
Para auxiliar os lojistas neste período
que antecede a data,
Daniel Tafelli, superintendente de Produtos da Getnet Brasil, empresa de tecnologia e soluções de pagamento,
do grupo global PagoNxt, elencou quatro dicas para garantir o
sucesso nas vendas pelo e-commerce durante o Dia dos Pais.
1- Garanta boa usabilidade para
dispositivos móveis
Não é novidade para os brasileiros que o
número de smartphones vem crescendo vertiginosamente no País. Recentemente, uma
pesquisa da Visa destacou que quase 50% dos consumidores usam seus smartphones
para avaliar produtos antes de decidir comprar. Além disso, hoje, o celular já
é o dispositivo mais utilizado para compras online, muito impulsionado pela
pandemia.
Portanto, é importante que a
navegação e usabilidade da página no e-commerce sejam completamente adaptadas a
esses dispositivos, evitando falhas no processo de compra e desistências.
Outra dica é focar no rápido carregamento
das páginas das diversas ofertas nos dispositivos móveis. Uma pesquisa
realizada pela Think With Google diz que 53% dos visitantes tendem a abandonar
páginas que demoram mais de três segundos para carregar.
2- Links de Pagamento para conquistar novos clientes
Outra tendência que se torna cada vez
mais representativa no Brasil é a quantidade de lojas virtuais nas principais
redes sociais.
Uma boa parcela de brasileiros decidiu
empreender de forma criativa durante a pandemia, lançando suas lojas online de
roupas, calçados, artigos para festa, entre outros. Para facilitar as vendas
dessas lojas virtuais, foi criado o link de pagamento, que pode ser enviado aos
clientes via chat de redes sociais, email, ou qualquer outro meio de
comunicação.
Ao clicar no link, o cliente é
direcionado à página do carrinho de compra (checkout)
e precisa somente inserir seus dados de cartão. O empresário pode incluir
outras formas de pagamento, como o PIX e boleto para que a compra seja
finalizada com segurança.
“O link de pagamento traz conveniência,
segurança e agilidade para os pagamentos das lojas virtuais, além de ajudar a
recuperar os clientes que desistiram da compra na última hora. Nestes casos, é
possível enviar a ele um link de pagamento com os produtos já inseridos para
tentar recuperar venda perdida”, explica Tafelli.
3- Ofereça uma vasta gama de meios de pagamentos
O cartão de crédito ainda é o meio de
pagamento preferido pelos brasileiros que compram online. No entanto, oferecer
outras opções de pagamento ao cliente é uma ótima maneira para não perder
vendas.
“Infelizmente, ainda temos
desbancarizados, que somam em torno de 45 milhões de brasileiros, bem como
pessoas sem acesso a crédito no Brasil. Sendo assim, a disponibilidade de
métodos de pagamento como PIX, boleto e cartão de débito são essenciais para
que o cliente tenha o total conforto de saber que, seja qual for sua forma de
pagamento escolhida, ela será aceita por você”, comenta o executivo.
Vale destacar que para aceitar os
pagamentos com cartão de débito no mundo online, os estabelecimentos precisam
fazer uso do processo de autenticação chamado de 3DS, que garante maior
segurança aos lojistas evitando fraudes.
4- Se proteja contra fraudes!
Ter uma ferramenta antifraude ou
realizar a contratação de uma ferramenta terceira é fundamental, principalmente
em datas com grande fluxo de vendas, como o Dia dos Pais.
Infelizmente, o e-commerce ainda é um
dos ambientes favoritos de fraudadores de cartões, portanto, garantir o bom uso
de dados e ferramentas de inteligência artificial contra possíveis fraudadores
torna-se uma necessidade para os estabelecimentos comerciais.
Sobre a Getnet Brasil
A Getnet é uma empresa global PagoNxt, desenvolvida para criar oportunidades para comerciantes em todo o mundo. A companhia tem o objetivo de melhorar a simplicidade, velocidade e segurança dos pagamentos em gateway, gerenciamento de risco, processamento, entre outras soluções. A Getnet oferece acesso a pagamentos multicanais, sempre sob os melhores padrões antifraude. Em 2021, a empresa tinha mais de 1,2 milhão de clientes e processou € 115 bilhões em cerca de 5,7 bilhões de pagamentos. A Getnet tem a terceira maior base de clientes e faturamento entre as empresas de pagamentos comerciais da América Latina. Líder de e-commerce no Brasil, a empresa atua também no México, Chile, Argentina, Uruguai e Europa. Com sede operacional e centros de tecnologia em Madri, Munique, Dubai, Chennai e Porto Alegre, a Getnet possui mais de 2.300 funcionários em todo o mundo. Mais informações em https://getnet.com.br/.
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