Dia dos Pais: 73% dos brasileiros recorrem aos sites e aplicativos para pesquisar preços
A data promete levar mais de 100 milhões de
pessoas às compras
São Paulo, agosto de 2022 — As compras para o Dia dos Pais têm
agitado o varejo no País. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes
Lojistas (CNDL), o Dia dos
Pais de 2022, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto, promete levar mais de 100 milhões de
pessoas às compras e deve movimentar mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro.
Já a Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$6,4 bilhões nas compras online para o Dia dos Pais 2022.
Um crescimento de 2,9% comparado a 2021, considerando os 14 dias que antecedem
a ocasião. Ainda segundo a entidade, o total de pedidos neste período deve ultrapassar a marca
dos R$14,2 milhões.
Mesmo diante de números promissores, a
pesquisa da CNDL aponta que o consumidor está cauteloso em relação aos gastos: oito em cada dez brasileiros (78%)
pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras,
utilizando principalmente os sites e aplicativos (73%), lojas
de shopping (53%), as
redes sociais (41%) e lojas de rua (38%).
De acordo com estudo “Tendências e Insights para o Dia dos
Pais” realizado pela Macfor,
agência full service de marketing digital, as buscas na internet relacionadas à
data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos 6 dias que antecedem a ocasião,
tendo um pico às vésperas da comemoração.
Ainda segundo a agência, 68% das pesquisas online são feitas por
mulheres e 38% por homens. Tais buscas são lideradas por
mulheres dos 18 aos 34 anos e entre os homens predomina a faixa etária dos 25
aos 34 anos.
Ao invés de meias,
caneca e cerveja
Durante o período que antecede a data
comemorativa, as mensagens inspiracionais para os pais predominam nas buscas
entre os 100 principais termos relacionados ao “Dia dos Pais”. Diferente do Dia
das Mães, por exemplo, destacam-se também buscas relacionadas ao universo escolar, como lembranças e cartão.
A data também é marcada pelas buscas
relacionadas a presentes e
lembranças ao estilo faça você mesmo, também conhecido como DIY
(sigla que em inglês significa Do it Yourself), desde termos como presentes
fáceis até ideias para educação infantil. Em 2021, o termo tênis foi bastante
procurado, tendo pico de interesse na própria data.
Thiago Pereira, head
of innovation & business development da Macfor, explica que
esse pico pode representar um alto volume de pesquisas feitas dentro das lojas
físicas, durante as compras presenciais, “algo vinculado à consulta de preços
para talvez servir de barganha para descontos ou mesmo como base comparativa de
custo benefício”, diz.
A expressão “lembrança” também é um
termo em alta nas buscas e, ao contrário do que a maioria pensa, não são meias
os itens mais procurado no período. O destaque fica para as canecas e as cervejas, de acordo
com o estudo da Macfor.
Expectativa versus
realidade
Enquanto os consumidores procuram mais
por presentes inspiracionais e simbólicos para o Dia dos Pais, os termos
relacionados a “pais” que mais figuram entre os anunciantes no período estão
associados a eletrônicos.
Pereira explica que, para o Dia dos
Pais, o maior atrativo usado nesses anúncios são as promoções. Ele esclarece
que nesta época o grande interesse das empresas é trabalhar o branding (a
marca), já que os anúncios sobre a data em si também se destacam entre os
consumidores por causa do apelo emocional.
“Como as pessoas buscam por presentes
baratos próximo à data, uma forma de as empresas atraírem a atenção desses
consumidores é intensificar o anúncio de promoções agressivas nas duas semanas
que antecedem a ocasião, além, é claro, de usarem o termo “pai” no copy e/ou na
arte desses anúncios”, ensina o especialista.
Do online para o físico
e vice-versa
“O consumidor criou o hábito de
pesquisar preços na internet e isso não tem volta”, comenta Pereira. Por isso,
ele ainda acrescenta que além do e-commerce, o ambiente digital pode ser muito efetivo para o aumento
das vendas nas lojas físicas durante o Dia dos Pais 2022,
“desde que as marcas compreendam efetivamente qual o interesse do seu
público-alvo e lhes entreguem com mais precisão aquilo que procuram”,
pontua.
“As estratégias de marketing digital são
ferramentas preciosas para conectar benefícios específicos aos consumidores,
além de ajudá-los em sua intenção de compra e a determinar a escolha por um
produto, serviço ou marca”, diz o especialista.
Segundo Pereira, os anunciantes que
souberem usar a mídia digital de maneira correta, conseguirão apresentar a
mensagem certa, no momento adequado para os usuários. “E, com recursos
avançados, as marcas poderão direcionar campanhas automatizadas para auxiliar
os consumidores em suas decisões de compra no período”, conclui.
A pesquisa da agência analisou as
variações de termos com maiores volumes de buscas feitas em relação à data,
entre os anos de 2019 e 2022, e contempla dados públicos coletados
exclusivamente pela API Macfor.
Mais informações e para acessar o estudo
completo, clique aqui.
Sobre a Macfor
Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.
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