Últimas

Academia Mineira de Letras comemora os 100 anos de José Craveirinha em palestra especial

PALESTRA É APRESENTADA PELA PROFESSORA LUCIANA BRANDÃO, EM VÍDEO, NO DIA 11 DE AGOSTO NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

Fotografia Luciana Brandão  

A Academia Mineira de Letras presta uma homenagem ao poeta José Craveirinha, que em maio deste ano completaria 100 anos. A professora Luciana Brandão Leal apresenta a palestra “José Craveirinha: voz e performance”, em vídeo disponível a partir das 11h do dia 11 de agosto, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra apresenta feições sobre a poética de Craveirinha, abordando temas e especificidades de sua voz e da performance. “José Craveirinha é, sem dúvidas, uma referência fundamental nas literaturas de língua portuguesa e que deve ecoar, repetidamente, em diversos espaços de discussão e análises sobre a literatura moçambicana e seus efeitos”, ressalta a professora Luciana Brandão Leal. 

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Luciana Brandão Leal é Doutora em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa, pela PUC Minas. Pesquisadora das literaturas africanas de língua portuguesa. Bolsista de produtividade PQ 2 pelo CNPq. Professora da Universidade Federal de Viçosa, atuando no campus Florestal.

 

 

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “José Craveirinha: voz e performance”, Luciana Brandão Leal

Data: a partir de 11 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário