Agtech capta R$ 4 milhões para se tornar opção de comercialização para pequenos produtores
Muda Meu Mundo (MMM) usa dados ESG para resolver problemas de
conexão de agricultores com supermercados, como Carrefour, GPA e Natural da
Terra
O modelo de negócios da agtech Muda Meu Mundo (MMM) tem
chamado cada vez mais atenção.
Tanto é que, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, o número de agricultores
cadastrados na plataforma triplicou, chegando a 400 produtores – com
expectativa de alcançar 600 até o fim de
agosto. Dessa quantidade, 80% são provenientes do estado de São Paulo e 20%
estão no Ceará.
Um dos motivos para a empresa estar em
destaque é a geração de dados de ESG – Governança Ambiental, Social e
Corporativa. Eles são responsáveis pela transparência na relação comercial com
o varejo e são usados como reforço para o impacto a ser gerado com os
produtores.
“Foi analisando os dados ESG de nossa plataforma que entendemos
que precisaríamos ir além da simples comercialização com o agricultor. Hoje,
oferecemos emissão de Nota Fiscal, adiantamento de recebíveis, assistência
técnica em qualidade e agricultura regenerativa, bem como microcrédito e
logística. Nosso objetivo é ser a principal opção de comercialização e
segurança para os mais de 3 milhões de pequenos produtores no Brasil”, diz
Priscilla Veras, fundadora e CEO da startup.
Essa
mesma inovação ultrapassa o campo e atrai investimentos. Recentemente, a MMM captou R$ 4 milhões em uma rodada pré-seed.
O capital será usado para ampliar a operação de forma sólida. O objetivo é
criar um modelo viável da operação, que possa ser replicável e escalável já no
próximo ano.
Entre os principais investidores da empresa estão Eduardo Mufarej,
Pedro Paulo Diniz e Ticiana Rolim Queiroz. Também é possível citar os fundos
AgroVen, Bossa Nova, Sororitê e Squared Venture.
“Nesta rodada, queríamos trazer pessoas que poderiam contribuir
com nosso crescimento. E, por isso, temos muito orgulho de ter em nosso
conselho pessoas como Silvio Meira, André Fachetti, Erica Stul, José Calasans e
Marcos Pedote. Cada um traz conhecimento em áreas específicas, como tecnologia,
fintech, varejo, impacto e estratégia. Além de termos fundos totalmente
femininos e fundos que, assim como nós, nasceram no Nordeste”, comenta
Priscilla.
Core Business
Referência no agronegócio e voltada para empresas que querem
melhorar aspectos de ESG, a Muda Meu Mundo tem o propósito de conectar pequenos
produtores rurais diretamente a supermercados e startups, sem intermediários.
Seu objetivo é criar uma cadeia de suprimento de alimentação sustentável e
transparente, fazendo com que o varejo gere valor para o campo, encurtando elos
e agregando mais receita a
ambas as pontas.
Na prática, a tecnologia analisa seu banco de dados para realizar
a melhor combinação entre as necessidades da rede varejista e o produtor que
pode atendê-las de forma contínua. E mais: ainda trabalha com um prazo de
entrega de até 12 horas, reduzindo, assim, o desperdício de alimentos de 30%
para menos de 3% ao mês.
Também é válido destacar que é uma solução do tipo White Label.
Isso significa que qualquer empresa que venda para clientes finais consegue
usar a tecnologia para se conectar diretamente com produtores e, com isso,
trazer mais eficiência, praticidade e transparência à cadeia produtiva. A
companhia ainda recebe relatórios ESG a cada trimestre, que indicam o impacto positivo
provocado pela conexão e de que forma está sendo cumprido cada Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela Organização das Nações
Unidas (ONU).
Os produtos comercializados, por sua vez, chegam às gôndolas com
um QR Code, que informa ao consumidor dados como agricultor, método de produção
e imagens. Atualmente, são mais de 200 produtos cadastrados na plataforma e, em
média, 103 SKUs comercializados diariamente.
Entre os grandes varejistas que já aderiram à solução da MMM estão Carrefour, GPA (Compre Bem,
Extra, Pão de Açúcar), St Marche, Mercadinhos São Luiz, Natural da Terra e
Supermercado Pinheiro. Também é possível citar as startups Frubana e Jüsto.
“Uma empresa que quer fazer o bem e trazer mudanças para sociedade
e meio ambiente, conseguindo ampliar seu alcance e manter uma equipe de
primeira qualidade. É isso que almejo para a Muda Meu Mundo, que continue
crescendo de forma sustentável e com ótimas pessoas, para que seu impacto seja
o maior e o mais duradouro possível”, destaca o investidor-anjo José Calasans.
Sobre a Muda Meu Mundo (MMM)
A Muda Meu Mundo (MMM) é um marketplace
B2B que conecta o pequeno agricultor a grandes varejistas e startups por meio
de inteligência de dados. Seu objetivo é tornar a cadeia de distribuição mais
justa e com impacto positivo de ponta a ponta, além de diminuir o tempo de
entrega de alimentos frescos para até 12 horas.
A empresa atua no mercado desde 2019 e é comandada por Priscila
Veras, nordestina eleita pela Forbes como uma das 20 mulheres mais inovadoras
em agtechs do País, e Laís Xavier, cientista da computação que se tornou
a primeira mulher presidente da Associação das Empresas Brasileiras de
Tecnologia da Informação (Assespro-PE/PB).
Saiba mais em www.mudameumundo.com.br.
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