Últimas

Aperam lança betoneira ultraleve de aço inoxidável verde

Produto de alta performance é apresentado na Concrete Show 2022, que termina nesta quinta-feira, em São Paulo

Mais leve, a nova betoneira inox da Aperam impacta menos nos pavimentos
Arquivo Aperam

Ao incorporar em seus processos o conceito de inovação a serviço da sustentabilidade, o que classifica de “Inovabilidade”, a Aperam South America tem desenvolvido produtos em aço inox que não apenas melhoram o desempenho operacional dos negócios de seus clientes, como também se alinham ao que a nova economia exige: materiais mais leves e de melhor performance, reduzindo a quantidade de matéria-prima usada no processo produtivo.

Um desses produtos de ponta é uma betoneira ultraleve em aço inox verde, que está sendo exposta pela Aperam na Concrete Show 2022, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e a Convicta (fabricante de betoneiras). A Concrete Show está sendo realizada em São Paulo e termina nesta quinta-feira, dia 11.

De acordo com o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo Porto, o aço inox assegura um menor desgaste das chapas do balão da betoneira, permitindo a redução de sua espessura e com isso a diminuição do peso do equipamento. “A capacidade de carga de um caminhão é em função de seu peso inicial. Então, se diminuímos o peso do caminhão vazio, usando o aço inox verde Aperam, aumentamos sua capacidade de carga”, explica Porto.

Ele acrescenta que, dessa forma, a betoneira de 8 metros cúbicos e 4 eixos passa a atender a Lei da Balança, que determina o peso máximo por eixo, mesmo com lotação máxima. “É uma grande inovação da Aperam. O novo equipamento preserva o pavimento das ruas e avenidas e aumenta a segurança do transporte de concreto”, diz ele. 

Isso ocorre porque os caminhões convencionais são feitos de aço ao carbono comum. Como o inox é mais resistente ao desgaste, permite a utilização de chapas mais finas e, consequentemente, deixam o equipamento mais leve.

Baús de alta performance

Recentemente, a Aperam apresentou ao mercado baús de aço inoxidável de alta performance para serem usados em caminhões que transportam cargas agressivas. As carretas são fabricadas com o aço inox de alta resistência Endur 300, criado pela empresa em 2019 para atender à crescente demanda do mercado por uma solução que unisse alta dureza e resistência à corrosão a baixo custo. A expectativa da empresa é que, com o novo material, a vida útil desses equipamentos aumente até três vezes - de três para até nove anos.

A solução, inédita no mundo, tem apresentado resultados impressionantes. A empresa acompanhou, por dois anos, a utilização de caçambas basculantes feitas com o Endur por uma empresa parceira para transportar carvão mineral, um produto altamente corrosivo. O resultado foi um desgaste de praticamente zero das caçambas no período. “As chapas de aço, que tinham inicialmente 3 mm de espessura, na situação mais crítica, chegaram a 2,90 mm em maio deste ano, baixando 0,10 mm em dois anos de utilização, depois de transportar mais de 90 mil toneladas de carvão mineral, que é muito corrosivo”, relata o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo S. Porto.

Inicialmente, 13 dos 120 caminhões da frota da Aperam BioEnergia estão sendo equipados com os baús Endur, que são semi-reboques puxados por caminhões-tratores. A BioEnergia é a unidade de negócios da Aperam South America dedicada ao plantio de florestas renováveis de eucalipto e produção do carvão vegetal usado nos alto-fornos da siderúrgica. Foi principalmente graças a essas florestas que o grupo alcançou recentemente um patamar inédito de sustentabilidade, ao se tornar a primeira indústria de aços planos especiais a obter o balanço carbono neutro nos escopos 1 e 2 - a Aperam remove todos os gases de efeito estufa da atmosfera que gera em suas unidades fabris, uma meta global do grupo para 2050 atingida nas operações do Brasil com quase 30 anos de antecedência. 

Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores: liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. 

Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Nenhum comentário