Com participação de BMG, Tecban e Sicredi, novo episódio do Capco Talks explica como o open finance coloca o cliente no centro de tudo
Open Finance, mostra como esse novo sistema deve revolucionar as práticas no mercado financeiro
São
Paulo, agosto de 2022 - A
chegada do Open Finance já é realidade para empresas, clientes e instituições
bancárias, mas, ainda que esse novo mundo dos serviços financeiros esteja em
pleno processo de consolidação, é necessário esclarecer algumas mudanças e
melhorias que ele está trazendo. No episódio 5 do Capco Talks Podcast, “Open Finance - O cliente no centro de
tudo”, realizado pela Capco,
consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços
financeiros, três executivos de grandes instituições
financeiras especializados em Open Finance explicam como eles vêm liderando
essa jornada de transformação digital e o que enxergam adiante em termos de
inovação e soluções para que seus clientes tenham as melhores oportunidades
possíveis para usar seus recursos financeiros de forma assertiva e adequada
nesse novo contexto.
Com apresentação de Aline Lemos, consultora de Inovação e Gustavo Nadais,
Business partner, ambos da Capco Brasil, a discussão do episódio aborda temas
como estratégia de transformação; desafios de usar os dados com inteligência;
segurança no compartilhamento de dados e como as instituições financeiras estão
se preparando para os novos entrantes são debatidos e analisados, entre outros.
Os convidados dessa edição são Daniel Freire, diretor de tecnologia do BMG;
Gustavo Freitas, diretor executivo de Crédito do Sicredi; Rogério Melfi,
gerente de Open Finance na Tecban, Alexandre Bueno, responsável pelo Lab de
Inovação da Capco e Luciano Sobral, partner na Capco Brasil.
O programa mostra como esse movimento, que
está ficando cada vez mais comum e já leva pessoas físicas e jurídicas a
buscarem uma jornada 100% digital na hora de adquirir bens e contratar serviços
financeiros, também impacta na atuação de lojas de varejo, supermercados,
aplicativos de telecomunicações, aplicativos de delivery e de diversos outros
segmentos, que estão entrando no segmento financeiro de forma bastante concreta
e rápida e aumentando a concorrência com as instituições financeiras.
De acordo com Gustavo Freitas, da Sicredi, a
ideia do projeto no seu início dentro da instituição era ampliar as bases para
competir com a concorrência de mercado e estar preparado para oferecer ofertas
de produtos e soluções aos clientes. “Já nos engajamos na fase voluntária para
ter mais conhecimento do que é Open Finance e ampliamos os canais de
comunicação e informação para tornar mais palatável para nossa base de
associados o impacto dessa novidade. Aumentamos a capacidade de uso de novas
arquiteturas e novas soluções técnicas”, conta ele. “Aprendemos a captar os
interesses e gerar capacidade de criar novos modelos e melhorar serviços”,
destaca Freitas.
O primeiro grande impacto percebido com o
Open Finance, na opinião de Daniel Freire, do BMG, é existir acesso aos dados
que antes bancos menores não tinham, o que possibilita ofertar serviços mais
aderentes ao que os clientes precisam, pois o sistema é fundamental para
entender o histórico do cliente. “Sou entusiasta do momento que vivemos que,
inclusive, tem semelhanças com o movimento de market place que revolucionou o
varejo há cerca de 10 anos atrás. Assim como no comércio, que hoje proporciona
segurança e experiência de compra bastante complexa, mas já consolidada, para o
público, o Open Finance tende a ser usado também por outros segmentos da
economia como a hotelaria, por exemplo, proporcionando o compartilhamento de
dados e ofertas de crédito mais popularizada e acessível, trazendo uma grande
revolução no mercado financeiro e de outros segmentos de mercado em paralelo”,
explica Freire.
Para Rogério Melfi, da Tecban e ABFintechs, o
bom andamento do cronograma do Open Finance no Brasil se deve, em partes, ao
fato de que o brasileiro é aberto a novidades e ele enxerga grande impacto na
economia de crédito no País. “Quando vemos números e estatísticas notamos que
os clientes estão dispostos a testar tecnologias e vê-las implementadas para
obter resultados. O desafio que temos agora é construir camadas para o adequado
tráfego dos dados obtidos. As instituições financeiras devem agora valorizar
esses dados e transformá-los em inteligência para entregar o que o usuário
espera e, se possível, ir além oferecendo produtos inovadores em experiências e
jornadas fluídas para transformar a economia do crédito no Brasil”, acredita
Melfi.
O episódio completo está disponível nas
principais plataformas de podcast do mercado (Spotify, Google Podcast, Apple
Podcast, Amazon Music, Soundcloud e Youtube) com as discussões e exemplos
trazidos pelos executivos convidados.
Sobre
a Capco
A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia
dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam
pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos
nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias
complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas
organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos
clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias,
reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados
particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de
patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA,
também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos
clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa
e Ásia-Pacífico. Para
saber mais, visite nosso site website www.capco.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn,
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