Vale a pena investir no mercado de nicho?
A grande vantagem de um negócio nichado é que
você se torna referência.
Há tempos se fala dos impactos que as
tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm causando no comportamento
dos consumidores. De fato eles estão cada dia mais exigentes, não podemos
negar. Para muitos empresários isso pode assustar de alguma forma, mas para
aqueles que estão atentos, este tipo de comportamento é visto como uma grande
oportunidade.
É assim com quem decide investir no
mercado de nicho. Na contramão do fluxo, empreendedores que enxergam uma
oportunidade de negócio nichado têm grandes chances de se dar bem. Digo isso
com propriedade, pois quando decidi investir no nicho de gelados, há pouco mais
de oito anos, muitos desacreditaram, pois era um mercado que era explorado
apenas pelas lojas de conveniências dos postos de combustíveis.
A grande vantagem de um negócio
nichado é que você se torna referência. Venhamos e convenhamos, uma coisa é
você oferecer um produto ou serviço que todos oferecem, que existe uma grande
concorrência, outra coisa é você oferecer um determinado produto ou serviço que
atende a necessidade de um grupo específico que não tem muitas opções.
Já dizia o filósofo, escritor e político
Romano, Séneca: “Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum”. Essa frase
não apenas define, mas, sobretudo, contextualiza perfeitamente o problema de
não se estabelecer um nicho de mercado.
Mas afinal, vale a pena investir em um
segmento de nicho?
A resposta é sim! Isso porque existe um
público em busca produtos ou serviços específicos que desejam ter suas
necessidades atendidas de forma direcionada e que apresente soluções assertivas
para suas dores. Confira a seguir as principais vantagens de um mercado de
nicho.
- Seu negócio se torna referência
Como já mencionei anteriormente,
trabalhar com nicho faz você se tornar referência, pois sempre que pensarem no
seu nicho você será lembrado e tido como referência.
- Você conhece melhor as dores do
seu público
Trabalhando com um nicho você consegue
ter clareza sobre quem é o seu público, como ele se comporta, quais suas dores
e necessidades e, principalmente, consegue identificar as soluções para sanar
essas dores e anseios.
- Identificação com seus clientes
O consumidor de nicho sempre sabe que o
seu negócio vai oferecer para ele o que o mercado em geral não tem para
oferecer, logo é um público que se identifica com o seu negócio e é mais
qualificado para as suas ofertas.
- Preços vantajosos
Quando se trabalha com um mercado pouco
explorado, geralmente, a concorrência é menor, logo, você consegue oferecer
valores mais vantajosos o que vai refletir positivamente no lucro do seu
negócio, pois o cliente tende a compreender essa diferença.
Concluo este artigo reforçando que sim, vale a pena investir em um mercado de nicho, pois existem ótimas oportunidades para quem busca empreender e quer oferecer um serviço ou produto com poucas opções no mercado. Contudo, é muito importante definir e estudar o nicho escolhido.
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