Últimas

Conheça o novo título da coleção "Série Literatura Apócrifa" a obra "Um outro Antigo Testamento - Tomo II"

Um outro Antigo Testamento – Tomo II

Novo título da “Série Literatura Apócrifa” estuda os textos do Antigo Testamento que abordam a vida, missão e escritos de Profetas, Reis, Sacerdotes e Líderes do Povo de Deus

 Dando continuidade à coleção “Série Literatura Apócrifa”, a PAULUS Editora, em parceria com a Fonte Editorial, apresenta ao público a obra “Um outro Antigo Testamento – Tomo II”, organizada por Eduardo de Proença e Alessandra Oliveira de Proença.

Neste segundo volume, os idealizadores dão continuidade aos temas Apócrifos e Pseudepígrafos.  Após a publicação do primeiro livro “Um outro Antigo Testamento – Tomo I”,  este volume almeja inserir o leitor nos demais textos bíblicos presentes no Antigo Testamento.

Os textos escolhidos desta edição versam sobre os temas: “O livro de Jasar”; “Seleções de livros de Moisés”; “A assunção de Moisés, também conhecido como o Testamento de Moisés”; “As Odes de Salomão”; “Palavra e revelação de Esdras: O Santo Profeta e Amado por Deus”; “O Martírio de Isaías”; “Livro da Ascensão de Isaías”; “Prece de Azarias”; “O livro do Jubileus”; “Carta de Aristeas”; “Fragmento de uma obra Zadoquita ou O documento de Damasco”; “1º e 4º Livro de Esdras”e “ 3º e 4º Livro de Macabeus”.

Segundo os organizadores, os textos bíblicos citados enfatizam novas posturas de leitura e interpretação. Tratam-se de análises de textos e reflexões posteriores no processo de organização dos livros sagrados na comunidade religiosa. Esses conteúdos são caminhos de acesso para aprofundar a história, a tradição, o conjunto crenças, valores e as práticas das comunidades primitivas, conforme detalhadas e narradas nos textos sagrados.

Nesta perspectiva, não diferente do primeiro volume, os pesquisadores estudam a história do Judaísmo e do Cristianismo para ampliar a base de fontes, com o objetivo de incluir na base de dados e estudos os livros denominados atualmente de “apócrifos e pseudepígrafos”. Segundo esta publicação, esses documentos não canônicos têm sido ignorados ou subestimados em relação aos canônicos. Entretanto, são importantes para a compreensão da história do Povo de Deus.

De acordo com a obra, o estudo dos chamados textos “apócrifos ou pseudoepígrafos”; igualmente revelam a natureza plural do Judaísmo antigo e do Cristianismo dos Primórdios. No prefácio da obra, o professor e Dr. em Ciências da Religião e em história Valtair A. Miranda, da  Faculdade Batista do Rio de Janeiro, ressalta que os textos dessa coleção são fontes antiquíssimas e merecem uma atenção especial como produto de grupos e sociedades antigas, com suas próprias formas de representar o mundo divino e humano.

Seguindo uma ordem de lançamentos, a lista representativa de Apócrifos e Pseudepígrafos foi reunida na publicação desta série “Literatura Apócrifa”, estando ao alcance de todos os interessados e estudiosos da área bíblica.

A coleção será composta por seis volumes: “Um outro Antigo Testamento, Tomo I”; “Um outro Antigo Testamento, Tomo II”; “Um outro Novo Testamento – Evangelhos”; “Um outro Novo Testamento – Atos apostólicos”; “Um outro Novo Testamento – Epístolas” e, por fim, “Um outro Novo Testamento – Apocalipses”, livros com temas pertinentes e reflexivos. Em suma, esta publicação é um convite para uma releitura dos textos sagrados e a descoberta de novos cenários.

Ficha Técnica
Título: Um outro Antigo Testamento – Tomo II
Autores: Eduardo de Proença e Alessandra Oliveira de Proença (org.)
Coleção: Série Literatura Apócrifa
Acabamento: Brochura
Formato: 15.8 (larg) x 18
Páginas: 728
Área de interesse: Bíblica

Nenhum comentário