Descumprimento à Lei do Descanso triplica em 2022
Alta do diesel empurra caminhoneiros para a
sobrecarga de trabalho e número de autuações dispara
Os sucessivos aumentos
no preço do diesel e a alta da inflação, que encarece todos os demais custos do
frete, têm levado cada vez mais caminhoneiros a esticar a jornada de trabalho
para tentar aumentar a renda. Isso multiplicou o perigo nas estradas federais
brasileiras, segundo se percebe pelas autuações por descumprimento da Lei do
Descanso, que triplicaram no primeiro semestre deste ano. Estatísticas da PRF,
fornecidas a pedido da Associação
Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), revelam que as
autuações por excesso de jornada aumentaram 218% no primeiro semestre deste
ano. Em 2022 foram 50.467 autuações, contra 15.825 de janeiro a junho de 2021.
A Lei do Descanso
determina que o motorista pare de dirigir por 30 minutos a cada seis horas de
trabalho. É proibido passar mais de cinco horas e meia ao volante sem
interrupção. No caso do transporte de passageiros esse limite é reduzido para
quatro horas. A lei também obriga que os motoristas tenham intervalos de 11
horas ininterruptas entre um dia e outro de trabalho.
Desrespeito
às pausas para descanso aumenta risco de acidentes
Pesquisa da
Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que há caminhoneiros que
passam até 13 horas por dia ao volante, o que representa grande risco a todos
os usuários das estradas. O diretor
científico da Ammetra,
Alysson Coimbra, acredita que o aumento deste tipo de infração
está diretamente ligado a questões econômicas. “Em dois anos o diesel acumulou alta de quase 90%, em
média. Sabemos que o gasto com combustível corresponde a até 35% dos custos com
o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Para conseguir um rendimento
mínimo, os caminhoneiros estão tendo que trabalhar muito mais e isso impacta
não só a saúde da categoria, mas coloca em risco a integridade física de todos
os demais usuários das vias que circulam”, comenta.
Coimbra lembra que o
alto custo de manutenção dos caminhões também contribui para que os motoristas
desrespeitem a Lei do Descanso.
"Os pneus são um dos insumos que mais oneram os motoristas, distribuídos
entre os eixos dianteiro, truck e tração, possuem um rendimento de rodagem de
7.721km rodados, em média. Considerando que algumas composições como bitrem de
7 eixos, o custo total de substituição dos 26 pneus pode ultrapassar R$ 30 mil.
Se adicionarmos a inflação a essa equação, veremos que o valor do auxílio
caminhoneiro concedido pelo governo federal, somente até o mês de dezembro,
está longe de representar um alívio para o problema do custeio dos insumos e do
combustível. Para reduzirmos as ocorrências de trânsito na categoria,
precisamos de políticas públicas intersetoriais que estão diametralmente
opostas às praticadas atualmente”, afirma.
Impacto na
saúde e no trânsito
Esse
excesso de jornada também cobra um alto preço: o corpo não resiste ao excesso
de trabalho e a saúde inevitavelmente é afetada. O estresse, falta de descanso,
sedentarismo, solidão, os longos períodos sentado, e a alimentação irregular
aumentam o risco de várias doenças fatais. “O uso de estimulantes e substâncias psicoativas para
evitar o sono, comprometem sentidos cruciais para uma direção segura, além de
causar dependência e elevação continua da dose para se obter efeitos cada vez
menores. Falhas humanas causam 90% dos sinistros de trânsito. E os acidentes
envolvendo veículos pesados são potencialmente mais letais que os que envolvem
apenas carros de passeio", afirma o especialista em
Medicina do Tráfego.
O
diretor científico da Ammetra, Alysson Coimbra
Segundo Coimbra, a situação é extremamente preocupante, ainda mais com a recente aprovação de uma Medida Provisória do governo que, dentre outras deliberações, suspenderá a fiscalização de jornadas em alguns trechos de rodovias. "O sistema nacional de trânsito está exaurido devido às inúmeras intervenções político-eleitorais que enfrentou, está na hora de parar de jogar para a plateia e trabalhar com responsabilidade pela preservação do bem mais precioso que possuímos: nossas vidas”, completa o diretor da Ammetra.
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