Dia Nacional da Saúde: Preservar a saúde de 30 mil colaboradores é premissa para a Marfrig
Trinta mil pessoas. Este é o número de
colaboradores da Marfrig nos cinco países em que a companhia tem unidades –
Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile. Algo próximo da população
de um município, como é o caso de Serra Negra, em São Paulo.
São 30.000 vidas que precisam ser
cuidadas, responsáveis por viabilizar os negócios da maior fabricante de
hambúrgueres do planeta e segunda colocada na produção de carne bovina, com
capacidade de abater diariamente 29.100 animais e produzir 222.000 toneladas de
hambúrgueres por ano.
Assim, é um desafio grande para a
Marfrig oferecer e garantir ambientes de trabalho seguros para tantos times, de
diferentes regiões do mundo, especialmente durante a pandemia de covid-19. A
companhia investe constantemente em seu departamento de saúde e segurança do
trabalho para preservar a saúde física, psíquica e o bem-estar de todos os seus
colaboradores; isso é premissa para a Marfrig, que mantém e aprimora as
melhores práticas nesta área.
As unidades dos países contam com
sistemas específicos e individualizados de gestão de saúde e segurança do
trabalho elaborados em sintonia com legislações e normas regulatórias locais e
de acordo com todas as resoluções da Organização Internacional do Trabalho
(OIT). Os sistemas são gerenciados por profissionais da Marfrig especializados
na área e são aprimorados de forma recorrente.
Em âmbito global, desenvolvemos
campanhas de conscientização para a segurança e oferecemos treinamentos sobre
diversos temas pertinentes à legislação trabalhista e às instruções técnicas de
cada país. Os conteúdos reforçam a necessidade do uso adequado de equipamentos
de proteção individual e enfatizam rotinas características de cada atividade,
como manuseio de facas, trabalho em espaço confinado e altura, áreas com
variações de temperatura e preparação de equipes para a identificação e
condução de situações de risco (atendimento pré-hospitalar), suporte básico de
vida e primeiros socorros. Em 2021, os treinamentos oferecidos em todas as
unidades somaram mais de 697 horas.
Em sua operação no Brasil, a Marfrig
instituiu uma Diretoria de Saúde Ocupacional, que criou cargos médicos e de
enfermagem, implantou serviços próprios na área assistencial e ocupacional –
como atendimento médico na própria unidade –, incluiu o agendamento de exames
complementares, diagnóstico laboratorial e por imagem em clínicas devidamente
credenciadas), além de oferecer cobertura com equipe multidisciplinar, como
fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, fomenta o custeio de toda
terapêutica e medidas curativas de eventuais demandas, abrangendo, desta forma,
intervenções cirúrgicas, internação hospitalar, terapêuticas complementares e
farmacológicas. Tudo isso a fim de aprimorar o atendimento aos
funcionários.
Atualmente, todas as unidades
brasileiras têm comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA), em
atendimento à Norma
Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE),
compostas por membros eleitos pelos empregados e/ou representantes indicados
pela empresa. Corrobora-se que todas as operações contam com especialistas em
saúde e segurança do trabalho, sendo esses parte integrante do Serviço Especializado em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
A empresa, em suas unidades Brasil
apresenta, de modo indissociável do SESMT, atividade de saúde ambulatorial,
composta, essencialmente, por médicos(as) especialistas, enfermeiros(as) e
técnicos(as) pós-graduados(as) em enfermagem do trabalho e fisioterapeutas
pós-graduados em ergonomia do trabalho. Em relação a ergonomia do trabalho, é
importante enaltecer o papel fundamental na prevenção e mitigação de incidência
de patologias, especialmente aquelas inerentes ao aparelho osteoarticular. Além
do atendimento em medicina ocupacional, assistencial e de urgência e
emergência, realizamos de atendimento em consultas de enfermagem, cita-se ainda
a criação e disponibilidade de um canal de acesso médico on-line para
necessárias e eventuais orientações dos colaboradores suspeitos e contaminados
por covid-19. Foi instituído como rotina diária o sistema de aferição de
temperatura dos funcionários, assim como a aplicação de inquérito
epidemiológico específico para a identificação precoce de possíveis casos de
contaminação do coronavírus e adoção do protocolo de testagem para
covid-19. Estes serviços estão disponíveis para todos os colaboradores.
Como produzimos alimentos para mais de
100 países e, portanto, exercemos atividade essencial para a população mundial,
as unidades da Marfrig funcionaram de forma ininterrupta durante todas as fases
da pandemia de covid-19. No entanto, a vigilância e monitoramento da
saúde e segurança dos funcionários seguiram como prioridade na gestão de
pessoas. Redobramos os cuidados com a área da saúde. A Marfrig disponibilizou
vacina contra covid-19 e outras imunizações pertencentes ao plano nacional de
imunização de cada país de atuação, como por exemplo Influenza A e B para todos
os colaboradores – independentemente do tipo de contrato –, implantou e
reforçou medidas sanitárias em suas unidades e de adequações em infraestrutura
para prevenir a disseminação do vírus e firmou parcerias para campanhas de
vacinação. No Ano passado, a companhia realizou 94.770 testes para detecção de
covid-19 e aplicou 26.234 inquéritos epidemiológicos como forma de busca ativa
por colaboradores sintomáticos.
Além de colocados em quarentena e
afastados de atividades presenciais, os funcionários que testaram positivo
receberam acompanhamento médico contínuo e não sofreram impacto na remuneração
e nos benefícios recebidos. Outras medidas foram a liberação dos colaboradores
de grupos de risco (incluindo gestantes) sem mudanças na remuneração e nos
benefícios, o aumento do quadro de profissionais de saúde em todas as unidades
para atender à maior demanda assistencial e a disponibilização de vacina contra
a gripe H1N1 para todos os funcionários.
Nas unidades da América do Sul,
realizamos a testagem em massa de todos os colaboradores e foi instituída como
rotina diária o sistema de aferição de temperatura dos funcionários, assim como
a aplicação de inquérito epidemiológico específico para a identificação precoce
de possíveis casos de contaminação do coronavírus. De idêntica medida, a
companhia instalou barreiras físicas permanentes nos postos de trabalho e se
procedeu a implantação de distanciamento nas áreas de confluência social, com a
adoção de escalonamento e rodízio de turnos de trabalho, com a finalidade
específica de reduzir a circulação de pessoas em pontos críticos, como
refeitórios e vestiários. Importante reforçar ainda a criação e disponibilidade
de um canal de acesso médico on-line para necessárias e eventuais orientações
dos colaboradores suspeitos de covid-19.
Fizemos também a readequação do
transporte disponibilizado para as plantas (os ônibus passaram a circular com
metade da capacidade) e aumentamos a oferta de veículos. Adotamos sistema de
medição de temperatura dos funcionários antes do embarque e na entrada das
unidades. Instalamos barreiras físicas nos postos de trabalho e estabelecemos
distanciamento nas áreas de convivência, além de alterar horários e turnos a
fim de reduzir a circulação de pessoas nos refeitórios e vestiários. Também foi
criado um canal de acesso médico on-line para orientação aos colaboradores
acometidos pelo vírus.
Desta forma a Marfrig segue firme
cumprindo sua missão de alimentar o mundo, mas também de ajudar a cuidar das 30
mil vidas responsáveis pelo sucesso de seu negócio, de zelar pela saúde e pelo
bem-estar de todos os seus colaboradores.
Altemir Ferro Corrêa, médico
do trabalho, diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da
Marfrig.
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