Diversidade nas empresas: levantamento do Infojobs mostra que profissionais não acreditam que a temática é uma preocupação genuína
Mais de 50% das pessoas acredita que as empresa
não têm ações práticas sobre diversidade e inclusão no dia a dia
São Paulo, agosto de 2022 - O debate sobre diversidade e inclusão
vem ganhando destaque dentro das empresas já há alguns anos, porém, para os
profissionais, as ações práticas para promover a equidade ainda estão longe de
acontecer.
Segundo pesquisas realizadas pelo Infojobs, empresa de soluções de
tecnologia para RH, 57,60% das pessoas acreditam que a preocupação com a
diversidade e inclusão é apenas um discurso de marketing, enquanto para 34,75%
é uma junção do discurso de marketing com uma preocupação genuína. E somente
7,66% destacam a ação como apenas uma preocupação genuína das empresas.
Os dados refletem a importância do tema
ser de fato um compromisso das empresas, com estratégias definidas e o
reconhecimento das diferentes realidades em que esses grupos se encontram. “As
práticas voltadas para D&I precisam permear a jornada do colaborador,
começando pelo recrutamento e se fazendo ainda mais presente no dia a dia para
garantir a permanência”, avalia Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Combate ao preconceito
A equidade, seja de gênero, raça, idade
ou qualquer outra, deve ser tratada como prioridade, fazendo parte do
planejamento estratégico, com ações concretas para garantir que a diversidade
seja vista além do discurso.
Contudo, os dados levantados pelo
Infojobs apontam que, na prática, as empresas ainda não se estruturaram para
isso. Os estudos mostram que entre o público LGBTQIA+, 67,37% dizem que já
sofreram algum tipo de preconceito em entrevistas ou dinâmicas de grupo devido
à identidade de gênero ou à orientação sexual. O etarismo também é um problema,
apesar de pouco mencionado quando se fala em diversidade. No Brasil, 70% dos
profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito por causa de sua
idade.
Entre as mulheres, 69% acreditam não
possuir as mesmas chances ao buscar uma oportunidade de emprego. Entre os
principais desafios enfrentados no mercado de trabalho por ser mulher, elas
destacam a dificuldade de conquistar uma oportunidade de emprego (31%) e a dificuldade
de conquistar reconhecimento e crescer profissionalmente (28%). O machismo
presente na cultura das empresas aparece em seguida com 16% dos votos.
O caminho também é árduo para os
profissionais PcD. Para 51% dos respondentes, a sua condição dificulta a busca.
Entre eles, 44% dos afirmam que já sofreram algum preconceito durante o
processo seletivo por ser portador de deficiência. Para 61% desses
profissionais, as empresas não estão preparadas para contratar pessoas com
deficiência. Entre os motivos, 57% apontam a falta de reconhecimento do
potencial dos profissionais PcD e 22% acreditam que os preconceitos internos
impedem as contratações.
Em 2022, em levantamento realizado pelo
Infojobs só com profissionais pretos e pardos, 75% declararam que o fator
racial dificulta a colocação no mercado de trabalho. Para 73% dos
entrevistados, eles não tinham as mesmas oportunidades que pessoas brancas.
Além disso, na percepção de 85%, mesmo que um profissional negro seja
capacitado, ela enfrentá dificuldade para conquistar a vaga quando comparado
com um candidato branco.
A tecnologia vem para combater esses
preconceitos. Entre o público LGBTQIA+, por exemplo, 93% acreditam que a
tecnologia pode auxiliar na promoção de equidade dentro dos processos
seletivos.
Sobre o Infojobs
Com mais de 35 milhões de visitas ao mês e 45 milhões de cadastros, o Infojobs é uma empresa de soluções de tecnologia para RH. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 18 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.
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