Panetone vira presente e seu consumo dispara
Categoria ganha 7 milhões de novos lares e seu consumo começa cada vez mais cedo, em outubro
O panetone virou presente. Graças à imensa oferta
de tipos e sabores e aos diferentes níveis de sofisticação, o produto tem
conquistado mais consumidores e cada vez mais cedo. No ano passado, ao
contrário do que acontecia até 2020, as compras começaram em outubro.
É o que mostra um estudo da Kantar, líder em dados,
insights e consultoria, sobre as movimentações do mercado de panetones.
De novembro de 2021 a janeiro de 2022, em
comparação com o mesmo período anterior, a categoria ganhou mais compradores, e
a penetração passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%,
ou seja, mais de 7 milhões de novos lares. Os desafios para a continuidade do
crescimento, entretanto, são o gasto por viagem ao ponto de venda, que caiu
13,9%, e a frequência de compra, que diminuiu 5%. E ainda que o preço médio
esteja somente 1,2% mais alto, o gasto por comprador despencou 18,5%.
O destaque fica para o volume de panetones
presenteados no último final de ano, que representou 36,4% da importância da
categoria de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A penetração de panetones para
presente passou de 19,7% para 32,9% pontos, quase 8 milhões de novos lares para
a categoria no período.
O estudo de Panetones da Kantar contou com a
participação de mais de 10 mil lares, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
Sobre a Kantar
A Kantar
é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados
e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário