Educação maker no currículo dos professores
Brasil ganha primeiro
laboratório de educação maker exclusivo para formação de professores.
A educação brasileira vai ganhar uma grande inovação na formação dos
seus profissionais: será inaugurado nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, o primeiro laboratório de educação
maker exclusivo para a formação inicial e continuada para educadores.
O Lab Sing é uma iniciativa do Instituto
Singularidades e do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) da Universidade de Columbia (EUA) com apoio da Fundação
Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Imaginable Futures. Ele foi desenhado para
viabilizar projetos envolvendo a educação construcionista ou “mão na massa”,
com ferramentas de última geração em robótica, prototipagem, fabricação
digital, marcenaria, entre outras.
O TLT Lab da Universidade de Columbia contribuirá com sua larga
experiência e metodologia própria em programas de educação construcionista por
meio do Programa FabLearn, já presente em vários países como Dinamarca, Estados
Unidos, Finlândia e Tailândia, que integra laboratórios maker na educação
formal. O Instituto Singularidades trará sua reconhecida competência na
formação inicial e continuada de professores.
“Seremos o primeiro curso de pedagogia a adotar a educação maker e
construcionista na formação inicial de professores”, destaca o presidente do
Singularidades, Alexandre Schneider. “Vamos incorporar essas metodologias no
novo currículo do Singularidades”.
O Instituto Singularidades é uma instituição de ensino superior
focada na formação de professores e gestores educacionais com sólida
experiência acadêmica e prática na sala de aula.
O TLT Lab, da Universidade de Columbia (EUA), é dirigido pelo brasileiro Paulo Blikstein, e um dos mais importantes centros do mundo na pesquisa e implementação de programas inovadores de educação STEM, atuando em mais de 10 países.
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