Últimas

Eleições 2022: O que esperar dos negócios no Brasil?

67% dos empresários estão preocupados com a inflação, de acordo com uma pesquisa realizada pela ReStart Líderes e Empresários.

Pandemia da Covid-19, preço da gasolina e guerra provocada pela invasão russa na Ucrânia, foi motivo de preocupação para mais da metade dos empresários nos últimos anos, isso fez com que a inflação aumentasse não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

O setor mais atingido foi o de alimentos, conforme revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a maior queda da série histórica da prévia da inflação. Faltando poucos meses para eleição, o desafio do próximo presidente será conter a inflação em 2023 e manter a agenda positiva de política econômica.

Nesse cenário de recuperação financeira repleta de incertezas, surgem muitas dúvidas no período eleitoral, principalmente para o mundo empresarial, dentre elas: o que vai impactar nos negócios do ponto de vista de quem empreende? Uma coisa é certa, esse ano será desafiador, com eleições, copa do mundo e perspectivas econômicas.

Uma pesquisa realizada pela ReStart Líderes e Empresários, em agosto deste ano, diz que as principais preocupações dos empresários para 2022 são: a inflação (67%) eleições (44%), Guerra na Ucrânia (32%). Segundo o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, quase um quarto dos eleitores (23%) aponta o aumento de preços como o tema mais importante a ser tratado pelo próximo presidente, em seguida surgem o desemprego.

“Diante de um cenário político, é muito importante, nesta época, repensar sobre o planejamento estratégico do seu negócio e da sua empresa, entre outros avanços essenciais para se sentir mais confiante”, diz André Minucci, Mentor de Empresários da empresa Minucci RP.

Apesar do período tenso, os empresários devem se sentir positivos e investir em tecnologia e produtividade para aumentar seu negócio em 2022 e 2023, cerca de 21% esperam um crescimento em suas vendas, e os setores mais confiantes nos últimos tempos são de indústria, de tecnologia e do agronegócio, devido à demanda contínua de seus serviços. “É preciso analisar as propostas e a inclusão de temas relevantes dos próximos governos e parlamentos”, aponta André.

Os efeitos da pandemia já não são mais preocupantes, e sim a economia de outros fatores como: inflação, aumento de taxa de juros e impactos globais. A expectativa é que esse cenário melhore, principalmente a partir das definições na esfera política. Com as eleições, os empresários sabem da condução da política econômica e o comportamento da taxa de juros. Uma das bases para esse otimismo é que “não podemos ignorar que o Brasil é e continua sendo, aos olhos de investidores estratégicos, um país muito atrativo, declara André Minucci.

Sebrae nas eleições 

Com a proximidade das eleições, o Sebrae divulgou recentemente que está lançando uma campanha visando lembrar a população da importância de votar em que apoia pequenos negócios. Para o especialista, “é ótimo analisar nos dados do Sebrae a força das microempresas e empresa de pequeno porte gerarem renda mensal de bilhões”. Conforme o Sebrae, “as eleições são uma oportunidade única de fortalecer a agenda em favor dos pequenos negócios junto à sociedade”. Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br. Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci

Nenhum comentário