Últimas

Em agosto, quatro especialidades passam a ter cobertura ilimitada em convênios de saúde

A diretoria colegiada da ANS aprova o fim da limitação para
fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

Divulgação

A partir de agosto, todos os planos de saúde regulamentados – contratados após ou adaptados à Lei nº 9.656/1998 – passam a seguir a nova resolução, que aprova o fim da limitação do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A decisão foi aprovada em uma reunião extraordinária, realizada, em julho, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para estabelecer a nova medida, que vale para usuários de plano de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O fim da limitação traz benefícios importantes para o tratamento da população, especialmente da faixa que vive com quadros de saúde que necessitam uma atenção prolongada, como a que convive com transtornos globais do desenvolvimento – paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia, por exemplo.

“As terapias com as quais tratamos nossos pacientes, em geral, não são de curto prazo. Ou seja, somente 10 ou 15 sessões não são suficientes para resolver os problemas de saúde desses indivíduos. Em alguns casos passam de 6 meses ou de 1 ano. Então, a possibilidade de atendimento ilimitado facilita muito nosso trabalho e contribui para a melhora de nossos pacientes”, explica Luana Lemos, psicóloga antroposófica da Lévi Saúde Integrada, sobre como pode ser vantajosa a alteração dos limites de atendimento, tanto para os profissionais de saúde, como para seus atendidos.

A nova regra impede a descontinuidade de tratamentos de longo prazo, que antes era definida apenas pela lei, mas não levava em conta a indicação do profissional responsável pelo caso. Hoje, as clínicas que atuam com cobertura ambulatorial de consultas e exames devem manter os atendimentos nessas quatro categorias pelo tempo necessário indicado pelo médico que atenda os usuários de seus planos de saúde.

A universitária Beatriz Andrade é uma das beneficiadas pela medida. A estudante, que é acompanhada pela fonoaudióloga Gabriella Vinhas da clínica Lévi para melhorar sua capacidade oratória, passará a contar com duas sessões semanais cobertas pelo convênio durante os seguintes 4 meses: “isso permite que exploremos a totalidade de nosso tratamento, o que implica em maior qualidade de vida para os pacientes, já que não haverá interrupção indevida do atendimento”, relata.

Serviço: ANS determina fim do limite de atendimentos pelos convênios de saúde para fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia – Lévi Saúde Integrada.

Endereço: SCN Quadra 01, Bloco F, Ed. America Office Tower, Salas 512 a 514, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília/DF.

Contato: (61) 3328-9566, (61) 99384-5772 e (61) 98275-0333.

Site: levisaudeintegrada.com.br

Instagram: @levisaudeintegrada

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Especialidades: Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Clínica Médica, Endocrinologia, Feldenkrais e Massagem

Nenhum comentário