Empresário: você não merece 30, mas sim 60 dias de férias
*Por Rica Mello
Por que boa parte dos
empresários ainda têm medo das férias? Parece algo errado, estranho e “quando”
as férias acontecem, muitas vezes, ficamos com um sentimento de culpa. Mas se
traz algum alívio, já adianto que boa parte dos empresários pensam desta forma.
A sensação ocorre por não termos certeza de que a empresa funcionará sem
solavancos, e então, se algo der errado, a responsabilidade pelo erro é nossa
por termos “largado tudo para trás”.
Ainda carregamos a
crença de que o sucesso só nasce depois de muito sacrifício aliado a uma
dedicação maternal, mas isso é totalmente ultrapassado. O gestor deve trabalhar
bem e ser produtivo, mas não colocar isso à frente de tudo, a ponto de dizer
que não tira férias ou pior, que não precisa dessa pausa, frase dita por muitos
com muito orgulho. A verdade é que isso está longe de ser um mérito e empresas
que perpetuam essa mentalidade não estão olhando para um novo diálogo
empresarial e por isso deixarão de ser relevantes com o passar dos anos.
Desconectar-se um pouco
do trabalho, leia-se não ignorá-lo totalmente e fingir que “não é comigo”, traz
sim inúmeros benefícios para a saúde mental que também vai colaborar para
executar as demandas de forma mais focada, produtiva, criativa e feliz.
Claro que não é
necessário e nem recomendável se afastar por trinta dias corridos, fazendo uma
referência ao antigo modelo que temos de férias, mas é possível descansar uma
semana aqui, outra ali, e ao final do ano, ter tirado 60 dias de férias, o que
deveria ser a meta de qualquer empresário. Afinal, estamos falando de uma
pessoa que abdicou muitas vezes do Carnaval, do Natal, dos aniversários de
familiares, e de tantos outros feriados, finais de semana, festinhas da escola
dos filhos para que a sua empresa ou serviço prosperasse. Clientes precisam ser
atendidos, trabalhos entregues no prazo e muitas vezes não há equipe para tudo
isso e o empreendedor estava lá, lutando enquanto a maioria descansava. Não tem
jeito, a entrega maior é sempre dele. E aí, se identificou?
Mas depois de algum
tempo nessa jornada, é preciso ter qualidade de vida. Se você empreende há
alguns anos, e já tem um negócio mais estruturado, você deve sim, preparar seu
time e sua organização para maiores períodos da sua ausência, para que você
possa chegar neste novo ponto de equilíbrio que passa a valorizar mais o seu ativo
mais precioso: o tempo! Ganhar mais, crescer, prosperar, tudo isso compõe um
importante cenário de desenvolvimento, tornando o empresário mais confiante.
Com confiança e tranquilidade todo o processo fica mais suave. E o mais
importante, sentimos mais prazer no trabalho, que é a morada do empresário, e
então, a cada entrega, nos aproximamos ainda mais do real propósito que move
toda essa roda.
Sendo realista, afirmo
que é impossível desligar totalmente do seu negócio, e também reforço que não
há mal algum nisto. O empresário pode participar de algumas reuniões, responder
mensagens, ou ainda, dedicar uma ou duas horinhas para algumas demandas rápidas
no meio das suas férias. Entretanto, reforço que o ideal seria que ações
estratégicas como fusões, aquisições, entrada em novos mercados ou lançamento
de novos produtos sejam realizadas após a volta deste gestor. Uma semana,
provavelmente, não será um divisor de águas entre o sucesso ou fracasso do seu
negócio, e se for, é só mudar os planos e não tirar férias exatamente neste
período mais crítico, não é?
Grandes instituições
não interrompem suas operações porque o gestor está em férias, entretanto, a
equipe precisa estar treinada e engajada com a cultura organizacional, porque é
essa filosofia que vai dominar o ambiente corporativo na ausência do gestor,
sendo que a total compreensão e absorção influenciarão o comportamento dos
empregados e molda a imagem corporativa passada ao público, o que impacta na
aceitação e consumo dos produtos da marca, entre outros aspectos. Seria uma
verdadeira prova de fogo. Já pensou se a sua equipe consegue superar a
meta sem você no comando? Sonho ou pesadelo? Deixo para você responder.
Sobre Rica Mello
Rica Mello é apaixonado
por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando
grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company
antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de
negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo,
e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado
brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas
de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e
especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas
de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é
viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até
2025.
Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou pelas redes @ricamello
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