Fenômeno Tik Tok e o impacto na produção de conteúdo
Entenda o fenômeno Tik Tok , e sua extensão
para outras redes sociais, e como marcas podem usar a plataforma de forma a
atrair consumidores
Por Rafael Rez
A cada década temos o
destaque de uma plataforma que influencia o comportamento e o consumo da
população em geral, direta ou indiretamente. E em 2022 não é exceção: o
fenômeno TikTok veio para mostrar como ainda dá para ser diferente mesmo depois
de tantos anos de internet.
Adaptando o modelo da
rede social das dancinhas, grandes marcas passaram a replicar e usar as mesmas
estratégias para atrair um público cada vez mais imediatista.
Passando a barreira
inicial e fornecendo material suficiente para o algoritmo trabalhar a seu
favor, o TikTok tem muito a oferecer para micro, pequenos, médios e grandes
negócios.
Confira alguns dos
principais ensinamentos que a rede social pode oferecer na produção de conteúdo
para marcas usarem, tanto dentro quanto fora do aplicativo.
3 ensinamentos do
fenômeno TikTok na produção de conteúdo
Positivo ou negativo, é
fato que o TikTok é um lugar para todos - e onde a produção de conteúdo tem
mais espaço e apoio para crescer.
Comparada a rede social
vizinha, como os usuários da plataforma chamam o Instagram, seu algoritmo é
mais amigável, oferecendo melhores oportunidades orgânicas para as marcas e
influenciadores.
É possível usar as
hashtags, áudios, filtros, músicas e até mesmo vozes específicas - como a do
Malvadão ou do Google, e assim aparecer no feed orgânico de milhares de
pessoas.
Analisando mais de
perto os padrões de comportamento dos criadores de conteúdo da rede social,
podemos levantar os seguintes ensinamentos:
Invista em conteúdo de
nicho
Pode parecer óbvio, já
que estratégia de nicho faz parte de qualquer plano de negócio, mas no TikTok
isso ganhou proporções inimagináveis.
Desde médicos fazendo
as trends do momento, passando por fashionistas excêntricas, uma extensa rede
de pessoas fazendo unboxing, uma senhora chamando para almoçar até as lives
completamente aleatórias: tudo isso tem seu público engajado.
Mais do que nunca podemos
entender que as pessoas consomem assuntos específicos, o que abre um enorme
espaço para marcas e empresas se encaixarem ou criarem sua própria audiência.
Conteúdo autoral,
consistência e repetição
Apesar da fama e do
grande uso das trends - o que mais está sendo replicado dentro do aplicativo -
o conteúdo autoral tem seu espaço cada vez mais definido.
A criação de conteúdo
começa justamente com o item anterior: identificação do nicho. A partir disso é
possível dar seu toque pessoal, trazendo elementos próprios, como uma
característica física, um bordão, aspectos do lifestyle e as mais diferentes
rotinas que se possa imaginar.
Seja pela estranheza ou
pela identificação, em muitos casos basta ouvir os primeiros segundos para
saber, sem nem olhar, de quem é o próximo vídeo.
Pode parecer
despretensioso em um primeiro momento, mas a consistência e a repetição dos
mesmos elementos é um dos fundamentos básicos da construção de marca, pois faz
o consumidor se lembrar de você e te associar mesmo que não seja algo de sua
identidade especificamente.
Acessibilidade para
criadores e consumidores
Um dos pontos super
importantes e que teve seu uso aumentado na plataforma TikTok foi a
acessibilidade.
Padrão hoje na maioria
dos vídeos, as descrições de áudio ajudam tanto quem não consegue ouvir áudio -
e assim podem entender a mensagem através dessas legendas tanto quanto a
população em geral, que muitas vezes utiliza a rede social em lugares públicos
onde ligar o áudio pode não ser uma opção.
Além disso, já existem
estudos que comprovam que o uso de legendas melhora o alcance e,
consequentemente, a visualização dos vídeos.
Ao mesmo tempo,
as narrações dos vídeos atendem a toda uma outra gama de pessoas, que preferem
ou conseguem apenas ouvir e quem tem algum tipo de dificuldade em prestar
atenção nas imagens, texto e áudio ao mesmo tempo.
Entretenimento também
como forma de informação
É inegável que o
fenômeno TikTok tem revolucionado a produção de conteúdo e como eles estão
sendo consumidos.
Além da réplica do
formato e funcionalidades, que já estão sendo usados em outros aplicativos, o
que fica de ensinamento é que mesmo os vídeos de 1 minuto podem conter
informação, ter estratégia, storytelling e principalmente:
acessibilidade.
Todos esses são itens
que marcas, empresas e empresários de qualquer tamanho podem - e devem! -
aplicar em seus próprios conteúdos.
Rafael Rez é especialista em marketing digital, acumula experiência com mais de 1.400 clientes desde 1998 e é autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", best-seller com mais de 20 mil cópias vendidas no Brasil e Portugal. O executivo também é fundador e CMO da Web Estratégica, uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.
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