Formato "Figital" movimenta a indústria de brinquedos no país em até R$ 4.6 bilhões por ano
Compras que passam pelo canal digital e físico
agradam consumidores do segmento
O isolamento social dos últimos dois
anos modificou o comportamento de compra de pessoas no mundo inteiro e no
Brasil não foi diferente. As compras on-line tornaram-se cada vez mais comuns e
a pandemia impulsionou um crescimento de 113% em 2020. Já em 2021, por conta da
redução das restrições, os consumidores voltaram às lojas físicas para comprar
brinquedos, o que ocasionou uma desaceleração do canal online, que cresceu 3%
no ano. A perspectiva para 2022 é de que o formato volte a crescer dois dígitos.
A soma do físico com digital, o
“Figital” oferece a comodidade do on-line com a possibilidade de interação do
físico, facilitando a vida do consumidor no modelo “compre online e retire na
loja”. Segundo levantamento feito pelo The NPD Group, que monitora a indústria
de brinquedos no Brasil, pelo menos 88% dos fabricantes se adaptaram para
atender em múltiplos canais, gerando um volume de vendas adicional de R$ 420
milhões em 2021, um aumento de 120% em relação a 2019, antes da pandemia.
De acordo com o NPD Group, os principais
brinquedos comprados no formato “Figital” são das categorias de externos e
esportivos, como quadriciclos elétricos, bonecas e casas de bonecas, bonecos
com mecanismos, brinquedos infantis e pré-escolares. O comportamento dos consumidores
desse segmento acontece, principalmente, de três maneiras. Realizando a
pesquisa on-line e a compra física. Fazendo a pesquisa e a compra on-line com
retirada física. E por último, no formato scanning, quando o consumidor
digitaliza produto na loja física para pesquisar melhores preços na loja
on-line.
Apesar do consumidor utilizar mais o
canal online, principalmente para brinquedos de alto valor, ele não deixa de ir
até uma loja para avaliar a qualidade e funcionalidade. Em 2021 o canal online
representou 17% de todas as vendas de brinquedos. As principais regiões do país
com consumidores adeptos da compra em formato “Figital” é a região Sudeste,
especialmente na capital e interior de São Paulo e Minas Gerais.
SOBRE O THE NPD GROUP (www.npd.com)
O The NPD Group é uma empresa de inteligência de mercado fundada em 1966 em Port Washington, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e opera em 22 países das Américas, Europa e Ásia. Conta com um portfólio de mais 2 mil empresas em todo o mundo que utilizam os seus dados e insights em mais de 20 setores da indústria e do varejo para medirem, preverem e melhorarem o desempenho de seus negócios. Anualmente mais de 12 milhões de consumidores são entrevistados e mais de 600 mil lojas de varejo são monitoradas globalmente. O grupo ainda oferece soluções analíticas e serviços de consultoria para apoiar na tomada de decisão das empresas de diferentes tamanhos e setores. No Brasil atua com operação própria desde 2016.
Nenhum comentário