Impulsionadas pelo baixo custo, home based já representam 15% do mercado de franquias
SmartComm, rede de comunicação inteligente,
possibilita que o franqueado trabalhe 100% digital, em casa ou de onde quiser
As franquias home based ganham cada vez
mais espaço no mercado de franchising. Impulsionadas pelo baixo custo, as
marcas que podem operar de dentro de casa, se tornaram a saída para muitos
brasileiros. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que
atualmente o formato responde por 14,8% de todas as franquias no país. O
acréscimo é considerável se comparado aos anos de 2021 e 2020, quando o
modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente.
Em tempos de inflação alta e insegurança
econômica, os custos reduzidos e o baixo risco fazem do modelo um negócio bem
atraente. Uma alternativa de renda para quem quer empreender sem sair de casa,
já que utiliza uma estrutura pequena e não requer funcionários, fazendo com que
o franqueado otimize os seus custos operacionais.
“Um nicho que tem tudo para continuar
crescendo, não tem como mudar o futuro. O franqueado tem a possibilidade de
escolher o local mais cômodo para trabalhar, fazendo com que tenha mais
harmonia entre trabalho e qualidade de vida. Dessa forma, o franqueado terá
mais foco para alcançar os resultados desejados”, comentou Anderson Lucila,
CEO da SmartComm, rede de franquias especializada em comunicação inteligente.
Inovação e competitividade
Muitos segmentos enfrentaram o desafio de
recriar os formatos de operações nos últimos dois anos, reformulando modelos de
vendas, processos operacionais e estratégias de marketing. Tudo isso para se manter
de forma competitiva no mercado. E o setor de
franquias home based se fortaleceu neste período, até por conta da
digitalização. Atualmente, muitas redes têm surgido já com esta proposta,
mostrando a flexibilidade e criatividade do setor, capaz de desenvolver modelos
de negócio para diferentes perfis de empreendedores.
A SmartComm oferece o envio de mensagens
corporativas por SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e RCS,
enfim soluções e vantagens que atraem empresas. De acordo com o CEO da
SmartComm, “a principal facilidade oferecida pela marca é estar presente onde o
cliente está, onde ele prefere ser encontrado e até mesmo chegar até ele,
quando nem mesmo o sinal de internet está presente, já que o SMS não precisa de
sinal para chegar ao aparelho, basta estar ligado.”
Como o negócio pode ser administrado de
casa, o franqueado tem mais tempo para fazer a prospecção de clientes e o
acompanhamento operacional. O negócio requer estrutura enxuta, apenas
computador, internet e celular. Para isso, a rede oferece suporte completo aos
seus franqueados, treinamento, oferecendo a plataforma própria para execução
das atividades, e-mail corporativo e material de marketing. Tudo para facilitar
o sucesso das unidades, uma vez que é possível reproduzir os padrões e buscar
auxílio da rede quando necessário.
Negócio seguro
O faturamento do setor de franquias
cresceu 8,8% no primeiro trimestre de 2022, passando de R$ 39,881 bilhões
para R$ 43,380 bilhões. Foi o quarto trimestre seguido de alta do setor, que em
12 meses já faturou R$ 188,568 bilhões, alta de 13,9% sobre igual período de
2021.
O levantamento da ABF mostra ainda que no
primeiro trimestre foram computadas 2.771 novas operações de franchising,
elevando o número de franquias ativas no país para 173.770 unidades. O que comprova
que, em tempos de crise, negócios bem estruturados, com modelos testados
e flexíveis, acabam sendo mais resistentes.
A busca por inovação e pela otimização de
recursos pode atrair ainda mais empreendedores para o setor. Essas empresas
também podem trazer aprendizados de gestão para o sistema de franquias, como um
olhar mais profissional e novos conceitos de sustentabilidade. Além
disso, Anderson Lucila explica que pelo fato de serem soluções digitais com
rápido envio e taxa de leitura altíssima, garantem um excelente retorno para as
empresas que o contratam.
Sobre a SmartComm
A SmartComm é a primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com soluções e vantagens voltadas à redução de custo, otimização do processo atual das empresas, inovação e tecnologia. Através de envios de mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração API é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. A franquia solicita investimento a partir de R$ 24.999 na modalidade home office, com prazo de retorno estimado entre 10 e 12 meses. www.smartcomm.digital
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