Inteligência emocional é fundamental para o sucesso profissional
33,8% dos grandes líderes da América Latina
apontam a habilidade como a mais valorizada para o crescimento
Daniella Kirsten, coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná |
Segundo a lista da Ibovespa, no Brasil a
média anual de remuneração de um CEO é de cerca de R$11,28 milhões/ano, valor
que representa até 75 vezes mais que a remuneração de um colaborador. Essa
diferença unida a uma cultura de startup, onde a maioria dos líderes estão
abaixo dos 40 anos, faz surgir um fenômeno entre profissionais que buscam o
sucesso imediato, sem levar em consideração o desenvolvimento de um ponto
fundamental quando o assunto é carreira: a inteligência emocional.
Um levantamento da PageGroup mostrou que
a inteligência emocional é apontada como uma das habilidades mais valorizadas
por 33,8% dos líderes de grandes empresas na América Latina, porém ainda pouco
desenvolvida por muitos. “Negócios são feitos por pessoas e pessoas são movidas
por emoções. Se a pessoa não tem contato com suas próprias emoções, como ela
espera lidar com os outros? Ou mesmo com si próprio? Saber reconhecer as próprias
emoções é um processo essencial para que o profissional saiba administrar as
fatalidades, os imprevistos e as questões do dia a dia de uma empresa. Sem
isso, a pessoa tende a ter uma carreira mais limitada e até mais infeliz, uma
vez que ela não conseguirá ter uma visão mais abrangente”, explica a coach,
palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten,
Daniella aponta as dificuldades
inclusive no processo de seleção dos candidatos, uma vez que muitos estão
capacitados, porém, a falta de inteligência emocional faz com que tenham um
comportamento imaturo no momento das entrevistas, ou mesmo durante o trabalho.
“A cultura do sucesso a todo custo apaga a importância do processo, do
aprendizado, do crescimento pessoal e profissional. Entender o que se quer é
muito importante, mas nem todo mundo é um gênio da tecnologia, a maioria das
pessoas vai encontrar o sucesso no dia a dia do trabalho e, às vezes, nas
tarefas que não são as mais prazerosas está um aprendizado enorme. Se a pessoa
não tem inteligência emocional para perceber isso, ela vai perder oportunidades
em prol de um sonho inatingível”, reforça a especialista.
Para Daniella um profissional
emocionalmente inteligente tem características que o levam para o sucesso,
como:
- Reconhecer as próprias emoções
e os limites dos outros
- Enxerga todos como seres
humanos
- Tem motivação interna e sabe
que os fatores externos não podem ser determinantes para o sucesso
- Busca sempre ter uma visão
positiva e otimista
- Tem controle emocional e sabe
quando e como se expressar
- Sabe dar e ouvir feedbacks
- Usa as críticas de forma
construtiva em prol do seu desenvolvimento
- Consegue manter a calma em
situações de pressão
- Reconhece a importância de cada
um no processo e evita a competitividade tóxica
- Entende o seu papel na empresa
- Sabe identificar pontos fracos,
conflitos e melhorias
- Enxerga desafios e
oportunidades em vez de problemas
- Tem empatia e respeita a
opinião e os sentimentos alheios
Daniella Kirsten, é diretora e sócia
franqueada das unidades da Febracis Paraná, sediadas em Curitiba e Maringá,
além de coaching e palestrante. Sua atuação no estado já impactou mais de 5 mil
pessoas por meio do Coaching Integral Sistêmico.
A Febracis está presente em 42 franquias espalhadas pelo Brasil e quatro unidades internacionais. Para ter acesso aos cursos e entender mais sobre a metodologia CIS, acesse o site: febracis.com
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