Últimas

"Diversidade e Empreendedorismo de Impacto" é tema de evento da Korú, Afro Academy e Uzoma Diversidade

Primeiro pré-evento da iniciativa global Startup Weekend em Campinas (SP) propõe debate importante e antecede encontro que acontecerá em outubro

RodrigoTordin/Korú

Em um mundo formado por pessoas das mais diversas origens, crenças e costumes, é fundamental que todas essas vozes possam ser ouvidas dentro das organizações e startups para que as soluções desenvolvidas gerem um impacto real na sociedade. Esse é o intuito do primeiro pré-evento da iniciativa global Startup Weekend em Campinas (SP), “Diversidade e Empreendedorismo de Impacto”, que será sediado pela Escola Korú, no dia 30 de agosto, das 19h às 21h30. Serão palestrantes o cofundador da Korú, Caio Zaio, a fundadora da Afro Academy, Graciane Martins, e a cofundadora e diretora executiva da Uzoma Diversidade, Elizabete Scheibmayr.  Os ingressos têm valor simbólico de R$15. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla

Caio Zaio, que tem experiência em grandes organizações na área de Recursos Humanos e na defesa da diversidade e inclusão, explica a importância do evento: “Hoje, quando a gente fala sobre o mundo empreendedor, dentro do meio startupeiro ainda há pouca diversidade, o setor se assemelha ao mercado corporativo tradicional, é formado majoritariamente por pessoas privilegiadas. Dado esse cenário, precisamos criar oportunidades e trazer mais pessoas para o setor, afinal, ser uma startup é trazer inovação, temos que inovar em desenvolvimento social também, não só em tecnologia. O objetivo desse pré-evento é debater sobre como podemos realizar isso”.

A Korú também foi escolhida para sediar a 11ª edição do Startup Weekend Campinas, que será realizado em novembro. A iniciativa global, que tem sede em Seattle (EUA), é uma realizadora de eventos de empreendedorismo prático onde são fomentados ideias de inovação. Cada evento é uma imersão na qual os participantes têm a missão de criar uma startup do zero em 54 horas. Ao longo da jornada, eles são acompanhados por mentores que auxiliam no desenvolvimento dos seus negócios e os preparam para a avaliação dos jurados ao final da imersão. Do Startup Weekend surgiram inúmeras startups, a exemplo da Waze e da Easy Taxi. Ao todo, mais de 7 mil imersões já foram realizadas, em 160 países, com a participação de 428 mil profissionais do ecossistema de inovação, incluindo 19 mil líderes.

"O objetivo de existir da Korú é dar acesso a quem não tem oportunidade, por isso nos definimos como uma ‘accesstech’. Estamos muito felizes por receber o Startup Weekend, isso mostra que a Korú está se tornando um ponto de encontro para transformação do mercado, algo que é urgente no Brasil. O mercado brasileiro ainda não espelha a diversidade que temos no país. Mais de 70% da população – formada por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ – não tem as mesmas oportunidades que homens brancos héteros. Do pré-evento ao Startup Weekend, vamos estimular um empreendedorismo com consciência social”, comenta o CEO da Korú, Daniel Spolaor.

A Korú é uma aceleradora de carreiras. Inspirada em modelos dos Estados Unidos e do Canadá, a startup oferece cursos profissionalizantes custeando de 25% a 100% do valor das mensalidades, por meio de parcerias com outras empresas, com o intuito de gerar inclusão social e aumentar a empregabilidade para um grupo mais diverso de pessoas. Com cursos profissionalizantes voltados para a alta demanda do mercado de trabalho, atualmente a escola oferece cursos abertos e in company de Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados.

O nanohub recém-construído da startup já está se tornando uma referência para eventos da região. Recebeu agora em agosto o primeiro encontro presencial do Grupo Mulheres do Brasil Campinas, que reuniu um Comitê de Políticas Públicas para apoiar o projeto + Mulheres na Política. Em setembro, será a vez de realizar um evento em parceria com a Ágile. 

Palestrantes do pré-evento “Diversidade e Empreendedorismo de Impacto”

Caio Zaio

Cofundador e diretor de atração e diversidade e inclusão da Escola Korú e consultor de diversidade e inclusão na weme - Consultoria de Design e Inovação. Tem ampla experiência nas áreas de Jornada do Cliente, Marketing, Projetos e Recursos Humanos em empresas como Itaú, Avon, Disney, e, recentemente, na Ambev, onde foi gerente de Diversidade e Inclusão para a América do Sul. Formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Caio também é fundador do Drakon, um fundo patrimonial para a UFSCar.

Graciane Martins

Fundadora da Afro Academy, uma edtech voltada à comunidade negra que ensina soft e hard skills, por meio de formações digitais gratuitas, práticas, interativas e gamificadas, assim como "hackathons” (maratonas de programação) online, para atender à demanda do mercado e conectar os alunos às empresas. A Afro Academy recebeu investimento de Camila Farani e Carol Paiffer, ambas investidoras do programa Shark Tank Brasil. Graciane é formada em Comunicação Social com ênfase em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo e tem MBA em Negócios Digitais pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

Elizabete Scheibmayr

Cofundadora e diretora executiva da Uzoma Diversidade, uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho, e membro do Grupo Mulheres do Brasil, onde lidera os Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher. É advogada e cursa MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano pela Universidade MSD. Elizabete também é palestrante, coach e mentora.

 

Serviço

Diversidade e Empreendedorismo de Impacto | Pré-evento Startup Weekend

30 de agosto, das 19h às 21h30

Escola Korú - Rua Maria Monteiro, 198 - Cambuí - Campinas, São Paulo

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/diversidade-e-empreendedorismo-de-impacto/1678582 

Participação gratuita

Sobre a Korú - Criada em 2022, a Korú é uma aceleradora de oportunidades que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais: www.escolakoru.com.br.

Nenhum comentário