Magalu gera 1,3 bilhão de reais de caixa no 2º trimestre de 2022 e segue com ganho de margem operacional
Margem
Ebitda ajustada foi de 5,7%, a maior em um trimestre desde 2020, quase 1 ponto
percentual acima do mesmo período do ano anterior e 3,2 p.p maior que a
registrada no quarto trimestre de 2021
O
caixa total encerrou o trimestre com 9 bilhões de reais, cerca de 500 milhões a
mais que em março deste ano
Marketplace
dobrou em número de sellers em um ano, alcançando 200 000 vendedores, que
comercializaram 3,6 bilhões de reais, 22% a mais que no mesmo período de 2021
Vendas
totais (GMV) somaram 14 bilhões de reais, com 10 bilhões gerados pelo
e-commerce, que ganhou participação de mercado
São Paulo, 11 de agosto de 2022 -- O Magalu (B3:MGLU3), empresa que
está digitalizando o varejo brasileiro, acaba de informar à Comissão de Valores
Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2022. O
principal destaque do período foi a geração de 1,3 bilhão de reais de caixa
operacional. O resultado veio acompanhado de uma margem Ebitda ajustada
de 5,7% – aumento de 0,7 p.p. em relação ao primeiro trimestre deste ano e 3,2
p.p. acima da margem reportada no quarto trimestre de 2021. Trata-se da maior
margem Ebitda trimestral desde 2020, o que demonstra o processo de retomada dos
níveis operacionais pré-pandemia.
Outro destaque do trimestre foi
novamente o marketplace, que superou a marca de 200 000 sellers formais.
Trata-se de um crescimento de 100% em menos de um ano. O papel das lojas
físicas na atração de novos parceiros locais – e ainda analógicos – tem sido
fundamental. Cerca de 100 000 sellers, metade da base total, foram conectados à
plataforma por meio do processo de captação feito pelas lojas do Magalu.
As vendas totais neste último trimestre
atingiram 14 bilhões de reais, sendo 10 bilhões gerados pelo e-commerce e 4
bilhões pelas lojas físicas. No período de abril a junho de 2022, as vendas
totais do Magalu cresceram 1%. Mas uma análise dos últimos três anos – antes,
portanto, da pandemia – mostra um crescimento médio de vendas de 34% ao ano.
Mesmo com a forte base de comparação, o
e-commerce do Magalu cresceu 2% no segundo trimestre, comparado a uma queda de
3% do mercado, segundo a consultoria especializada Neotrust – refletindo a
continuidade do ganho de marketshare. Nos últimos três anos, o e-commerce da
companhia cresceu, em média, 61% ao ano e a participação do Magalu no mercado
online cresceu 11 pontos percentuais.
As vendas apenas do 3P – representado
pelos sellers do marketplace – atingiram 3,6 bilhões de reais neste trimestre,
um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Em três anos,
o crescimento médio anual de vendas do marketplace do Magalu foi de 84%. A
expansão do 3P é ainda mais acelerada nas novas categorias. De abril a junho
deste ano, as vendas de itens de novas categorias – como moda, casa e jardim,
esporte, beleza e acessórios automotivos – cresceram o dobro na comparação com
as categorias tradicionais. Nesse trimestre, as categorias de moda e beleza
cresceram 88% e 75%, respectivamente.
“Conseguimos atingir o principal
objetivo da primeira metade do ano, que era aumentar margens, sem perder
participação de mercado, nem baixar o nível de serviço ao cliente”, afirma
Frederico Trajano, CEO do Magalu. Segundo Trajano, a operação da companhia está
afinada para aproveitar o potencial de expansão de vendas do segundo semestre.
“Teremos, logo à frente, eventos muito importantes para o varejo: a Copa do
Mundo de Futebol e a Black Friday, além das oportunidades geradas pelo
início da operação do 5G na telefonia celular."
Nesta edição da Copa, o Magalu
patrocinará as transmissões dos jogos, com milhares de inserções nos canais de
TV abertos e fechados e nos canais digitais do sistema Globo. Pela primeira
vez, a companhia usará o pacote de patrocínio das transmissões de um grande
evento para divulgar todas as marcas do ecossistema. As campanhas promoverão
desde as tradicionais ofertas de TV, e tablets, até itens de esportes, mercado
e moda. Será a Copa do #TemNoMagalu.
As adquiridas entregam
As empresas adquiridas nos últimos três
anos vêm entregando ótimos resultados. Neste trimestre, a Netshoes vendeu mais
de 1 bilhão de reais, com 32 milhões de reais de lucro e forte geração de
caixa. Em esportes, o crescimento continua no patamar de dois dígitos e foi
registrado aumento de 2,5 pontos percentuais na participação no mercado online
dessa categoria, comparado ao segundo trimestre de 2021.
Na categoria de moda, as vendas no
Magalu e na Zattini cresceram 37% no trimestre, com ganho de 2,8 pontos
percentuais de participação no mercado online, e atingiram 1,6 bilhão de reais
em termos anualizados. A KaBuM!, adquirida no final de 2021, gerou mais de 150
milhões de reais em caixa no trimestre, enquanto a AiQFome, que já está
presente em 815 cidades, apresentou um GMV anualizado de 1,4 bilhão de reais,
com crescimento de dois dígitos e resultados positivos.
No negócio de fintech, o TPV total
atingiu 22 bilhões de reais neste trimestre. O MagaluPay atingiu a marca de 5,7
milhões de contas abertas e agora está totalmente integrado à tecnologia
proprietária da Hub Fintech. Em cartões de crédito para clientes, o TPV
continua em forte expansão – foram 13 bilhões de reais no período de abril a
junho, crescendo 42%, e atingindo 20 bilhões de reais em carteira de crédito.
Em junho, a base de cartões de crédito do Magalu alcançou 7,3 milhões de contas
– uma das maiores do mercado.
A operação de cartões de crédito –
Cartão Luiza e Cartão Magalu – continua sendo o principal foco, com ênfase nos
clientes pré-aprovados pelo Magalu e pelo Itaú, que possuem um bom perfil de
crédito. Com essa estratégia, a empresa busca expandir a participação dos meios
de pagamento próprios de forma rentável, crescendo as vendas com menor
inadimplência. No período, também foi lançada nas lojas uma nova plataforma de
empréstimo consignado e antecipação do Saque FGTS.
Sobre o Magalu
O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.429 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 200 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais. Atualmente, o Magalu emprega mais de 40 000 funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
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