Marfrig tem lucro líquido de 4,3 bilhões de reais no 2T22 e anuncia distribuição de 500 milhões de reais em dividendos
Resultado consolida números das operações
América do Norte e América do Sul da Marfrig e da BRF; perfil da companhia
mostra grande diversificação de portfólio e mercados
São Paulo, 11 de agosto de 2022 - A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1:
MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de
carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2022.
Os resultados passaram a consolidar as
informações contábeis e financeiras da BRF, uma das maiores produtoras globais
de alimentos, controlada pela Marfrig desde 1º de abril deste ano, quando o
Conselho de Administração da BRF – indicado pela Marfrig – tomou posse.
No consolidado, a receita líquida neste
segundo trimestre atingiu 34,5 bilhões de reais. No período, o Ebitda ajustado
alcançou 4 bilhões de reais e a margem Ebitda ajustada foi de 11,5%. "Com
sua participação na BRF, a Marfrig tornou-se uma empresa muito mais
diversificada, tanto no que diz respeito ao portfólio de produtos, quanto na
origem das receitas", afirmou Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente
do Conselho de Administração da Marfrig. "Foi um movimento que trouxe
maior resiliência às mudanças de ciclos e que, portanto, adiciona valor aos
investidores."
Com a consolidação da BRF, a Operação
América do Norte da Marfrig passou a representar 42% da receita líquida da
companhia – contra 76% no segundo trimestre de 2021. A Operação América do Sul
representou 21% (24% no 2T21) e a BRF correspondeu a 37% das receitas no
período entre abril e junho deste ano. No portfólio de produtos, a proteína
bovina contribuiu com 63% da receita líquida. Produtos derivados de proteínas
de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes históricas –
representaram 37% das vendas totais.
O movimento também levou a um maior
equilíbrio no mix de mercados consumidores. Considerando-se as vendas de todas
as operações, os Estados Unidos continuaram a ser o maior mercado da Marfrig,
com uma participação de 38% das receitas líquidas totais. Na sequência, vêm
Brasil, com 25%, China e Hong Kong, com 12%, e Japão e Europa, cada um com 4%.
No segundo trimestre de 2022, a Marfrig
registrou um lucro líquido de 4,3 bilhões de reais, resultado da boa
performance de suas operações e do investimento realizado na BRF. Desse total,
cerca de 3,8 bilhões de reais equivalem ao PPA (Purchase Price Allocation ou
Alocação do Preço de Compra), valor calculado por meio de um laudo elaborado
por uma empresa técnica e credenciada, que fez uma avaliação criteriosa e
certificou uma compra vantajosa da Marfrig nas ações da BRF.
Nesse período, a Marfrig continuou a
investir na expansão de sua operação. Foram 523 milhões de reais em Capex, com
destaque para a construção de uma nova fábrica de hambúrgueres, localizada em
Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Inaugurada em Agosto, a planta é uma das
mais modernas do mundo.
Disciplina financeira e dividendos
A estratégia de liability management foi um
dos destaques do resultado. Ao longo do trimestre, a Marfrig realizou a
recompra e o cancelamento de mais de 320 milhões de dólares em bonds, com o
objetivo de reduzir o endividamento bruto e as despesas financeiras e, assim,
melhorar a geração de caixa dos resultados futuros. Graças ao baixo patamar de
alavancagem – 2,01 vezes em reais e 2 vezes em dólar, na relação dívida
líquida/UDM Ebitda ajustado – a agência de classificação de risco Moody's
elevou a nota de crédito da Marfrig, em escala global, para ‘Ba2’ (anterior
‘Ba3’) com manutenção da perspectiva como positiva.
Diante da boa performance da companhia
no período, a administração da Marfrig propôs a distribuição antecipada de 500
milhões de reais em dividendos intermediários, equivalente a aproximadamente R$
0,76/ação, ou cerca de 6% de retorno ao investidor (dividend yield). Além disso, a Marfrig anunciou
o cancelamento de 31 milhões de ações mantidas em tesouraria, e lançará um novo
programa de recompra de 31 milhões de ações.
Operação América do Norte
No segundo trimestre de 2022, a Operação
América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, continuou a
apresentar margens acima da média histórica do setor de proteína bovina. A
receita líquida da operação foi de 14,5 bilhões de reais (aproximadamente 3
bilhões de dólares), em linha com o mesmo período do ano passado. A
participação na receita líquida total foi de 42% e o Ebitda ajustado atingiu
1,9 bilhão de reais (388 milhões de dólares), representando 47% do Ebitda
consolidado da companhia no período. A margem Ebitda ajustada foi de 13,2%.
O volume total de vendas da Operação
América do Norte chegou a 516 mil toneladas – um crescimento de 1,8% em relação
ao segundo trimestre do ano passado. O mercado doméstico americano segue como
maior consumidor dos produtos oferecidos pela National Beef (87%). Entre os
mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram 64% das receitas de
exportação.
Operação América do Sul
O segundo trimestre de 2022 foi de
grande evolução em todos os indicadores financeiros da Operação América do Sul
da Marfrig. O volume de vendas foi de 357 mil toneladas, o que representou um
crescimento de 11,6% na comparação anual. A receita líquida foi a maior da
história dessa operação em um trimestre: 7,1 bilhões de reais. Trata-se de um
avanço de 41,6% em relação ao mesmo período de 2021.
O desempenho é consequência do aumento
de 27% no preço médio total de vendas em todos os mercados -- em especial nas
exportações, que, mesmo medido em dólares, avançou quase 42% entre os períodos.
As exportações representaram 67% da receita
total, percentual recorde, com crescimento de 9,4 pontos percentuais em
comparação ao mesmo período de 2021. No trimestre, aproximadamente 74% do total
das exportações da Operação foram para os mercados da China e de Hong Kong.
O Ebitda ajustado da Operação América do
Sul também atingiu o maior nível histórico: de 678 milhões de reais, 275,3%
superior a igual período do ano passado. A margem Ebitda ajustada alcançou
9,5%, um aumento de 594 bps em relação à margem do 2T21, e o lucro bruto foi de
996 milhões de reais, 156% maior na mesma base de comparação.
“Este foi um trimestre excepcional,
apesar de todos os desafios existentes na região", diz Miguel Gularte, CEO
da Operação América do Sul da Marfrig. "Continuaremos a buscar a máxima
eficiência produtiva e a buscar as melhores oportunidades nos mercados
domésticos e nas exportações."
SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 34,5 bilhões de reais no segundo trimestre de 2022 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Nenhum comentário