Marketing estratégico é primordial para ingressar no comércio exterior
Kauana Pacheco, da Comexland, apresenta os
cinco passos para alcançar o sucesso
O comércio exterior é
um mercado bastante concorrido atualmente. Isso quer dizer que quem já está
inserido nele encontra dificuldades. Muito mais complicado fica para quem
pretende ingressar nesse universo, mas não é impossível, pois um bom marketing
estratégico abre as portas e auxilia a saltar os obstáculos aparentemente
intransponíveis.
É o que aponta Kauana
Pacheco, fundadora da Comexland,
consultoria de marketing para comércio exterior. A questão é tratada nas
próprias páginas da empresa nas redes sociais. São ações que, se seguidas,
ajudam bastante a quem for iniciar carreira no comércio exterior. “O primeiro
passo é definir objetivos e propósitos, saber onde quer chegar, quem é o
público-alvo, chamar atenção para esse público, se diferenciar da concorrência
e usar as redes sociais ao seu favor”, destaca.
Para trabalhar no comex
é necessário também saber tudo o que acontece ao redor, no país e no mundo.
Buscar a atualização é ponto primordial, assim como demonstrar proatividade.
“Tudo acontece muito rápido nesse segmento. Então, existe a grande necessidade
de o profissional lidar bem com adversidades, trabalhar sob pressão, ter
análise crítica”.
E essa atualização é
necessária também por ser o comércio exterior uma área tradicional e
conservadora. Tanto que, segundo Kauana, até 2020 eram pouquíssimas as empresas
que atuavam no marketing. “Porém, com a chegada da pandemia, as empresas se viram
na necessidade de ter um posicionamento no ambiente digital. Até hoje existem
muitas empresas da área e dos mais diversos portes que não possuem redes
sociais, têm sites defasados e um logo antigo. A Comexland veio para inovar
nesse setor e ajudar as empresas de comex e logística a terem um posicionamento
forte no ambiente digital e também adquirir novos leads para venda”.
Com um perfil bastante
ativo no Instagram, a Comexland tem posts bem definidos e bem interativos.
Esta, para Kauana, é uma das frentes para atingir o público, mas a especialista
enumera outras. “Um dos nossos propósitos da Comexland é conectar. Queremos nos
conectar com alunos, professores, empresas, instituições e, por isso, criamos
diferentes quadros no Instagram. Porém, em cada rede social, trabalhamos com um
objetivo. O Linkedin é mais sério. Utilizamos ainda estratégias de envio de
e-mail marketing e 90% dos nossos clientes vieram pelo Inbound marketing, ou
seja, redes sociais e de forma orgânica.
O Inbound Marketing,
segundo Kauana, acontece quando a empresa é procurada por quem queira
participar da jornada. “Já o Outbound Marketing é aquele que exige a
necessidade de prospecção: uma ligação, um e-mail. No Inbound as chances de
fechar uma compra são muito maiores, pois o cliente já está interessado”.
Os cinco passos para
quem quer entrar forte no comércio exterior são, portanto:
- Definir objetivos e propósitos
- Saber onde quer chegar
- Definir o público-alvo
- Chamar atenção desse público
- Diferenciar-se da concorrência
Sobre Kauana Pacheco
Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
Nenhum comentário