Mercado Livre realiza sua primeira ação conjunta contra a falsificação na América Latina
Como parte das iniciativas previstas pela
Aliança Antifalsificação, lançada no ano passado, a plataforma e a marca Tommy
Hilfiger, um dos membros fundadores, iniciaram ação para combater o comércio
online de produtos falsificados. Realizada no Brasil com o apoio das
autoridades locais, a operação culminou na apreensão de produtos falsificados
que darão subsídios às investigações em andamento.
São Paulo, agosto de 2022 - Para consolidar um comércio
eletrônico confiável e livre de falsificações, o Mercado Livre deu início
à sua primeira ação conjunta contra a falsificação na América Latina. Ao lado
da Tommy Hilfiger,
parte da PVH Corp., deram início um processo judicial apresentado à 2ª
Delegacia de Polícia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), em São Paulo
(SP). Por meio dessa ação, produtos falsificados da marca foram apreendidos,
culminando na investigação de 14 suspeitos envolvidos na venda de produtos
falsificados. A iniciativa é resultado de um trabalho em equipe envolvendo a
marca, o Mercado Livre e as autoridades locais.
A ação judicial foi realizada no âmbito
da Aliança Antifalsificação,
lançada pela plataforma em novembro de 2021, para implantar um trabalho
conjunto de combate à comercialização online de produtos falsificados e
pirateados na América Latina. Atualmente, 11 marcas fazem parte dessa
iniciativa 100% colaborativa, incluindo a Tommy Hilfiger, que se juntou à
aliança desde que foi criada.
A Aliança Antifalsificação do Mercado
Livre traz uma nova abordagem para a região, que envolve o trabalho conjunto
entre a iniciativa privada e o poder público no combate ao fornecimento e venda
de produtos falsificados e pirateados na internet. As principais iniciativas da
aliança incluem: remoção proativa de anúncios com base em tecnologia e a partir
de denúncias das marcas que fazem parte do programa de proteção a marcas da
plataforma; fortalecimento da colaboração com autoridades e agentes de
segurança pública; ações judiciais conjuntas contra infratores que se utilizam
da plataforma para oferecer produtos falsificados ou pirateados; e orientação
sobre boas práticas para os usuários da plataforma, para que possam vender sem
infringir os direitos de terceiros e comprar tomando decisões embasadas.
“A aliança é uma iniciativa inédita na
região. Com ela aprofundamos nosso compromisso com o combate à comercialização
de produtos falsificados e pirateados, aumentando a conscientização sobre esse
problema no ecossistema digital. Isso é possível graças à união de forças de
diferentes atores que desejam um comércio eletrônico seguro na América Latina”,
explica Jacobo Cohen Imach, vice-presidente sênior Jurídico e de Relações
Governamentais do Mercado Livre. As marcas que integram a Aliança
Antifalsificação do Mercado Livre também integram o Brand
Protection Program (BPP), iniciativa que há 20 anos oferece a possibilidade
de denunciar violações de direitos de propriedade intelectual na plataforma,
incluindo os direitos de marca registrada, direitos autorais, patentes,
projetos e modelos industriais, e direitos conexos.
Os usuários investigados foram
denunciados por oferecer produtos falsificados que infringiam tanto os direitos
de marca registrada da Tommy Hilfiger, quanto os 'Termos e Condições de Uso' do
Mercado Livre, permitindo a inabilitação das suas contas até a conclusão das
investigações. As investigações, ainda em andamento, estão sendo conduzidas
pelas autoridades brasileiras, que investigam três diferentes grupos que
agem nas cidades de São Paulo (SP) e Mogi das Cruzes (SP).
“Nesta operação, 14 vendedores suspeitos
foram denunciados pela Tommy Hilfiger através do BPP por oferecerem roupas
falsas. Além das boas práticas que adotamos para identificar e excluir esse
tipo de produto e usuário, o que contribui para manter nosso mercado seguro, a
aliança e a própria marca nos permitiram ir além e colaborar com as
investigações de três grupos suspeitos de falsificação”, explicou Igor Donato
de Araújo, gerente de Proteção de Marca do Mercado Livre no Brasil.
Como parte da evolução das iniciativas
de proteção a marcas do Mercado Livre nos últimos anos, a Aliança
Antifalsificação é o fruto do aprendizado e experiências próprias e
compartilhadas. A ação judicial realizada em conjunto com a Tommy Hilfiger é um
exemplo da importância do trabalho colaborativo e da criação de novas formas de
cooperação na região. “Esta aliança junta o conhecimento e a experiência
dos detentores de direitos de propriedade intelectual, de diferentes
indústrias, aos esforços e à tecnologia do Mercado Livre para avançar com um
objetivo claro: combater o comércio desse tipo de produto, garantindo um espaço
confiável e a melhor experiência de compra online, o que promove a construção
de uma sociedade melhor”, conclui Jacobo.
Sobre o Mercado Livre
Fundada em 1999, o Mercado Livre é líder em tecnologia de comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas plataformas – Mercado Livre, Mercado Pago e Mercado Envios – oferece soluções para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar, vender, anunciar, enviar e pagar por bens e serviços online. O Mercado Livre presta serviços a milhões de usuários e cria um mercado online para negociação de uma ampla variedade de bens e serviços de maneira fácil, segura e eficiente. O site está dentre os 50 mais visitados do mundo em termos de visualizações e é a plataforma de consumo com maior número de visitantes únicos nos principais países onde atua, segundo as métricas fornecidas pela comScore Networks. A companhia negocia suas ações na Nasdaq (NASDAQ: MELI) desde sua abertura de capital em 2007.
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