Últimas

O que levar em consideração ao montar um treino de musculação?

A ajuda profissional é essencial para programar exercícios que estejam de acordo com seus objetivos

Créditos: iStock

A musculação apresenta diversos benefícios, e não é só para quem quer ter músculos definidos. Ela é um exercício que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, além de diminuir a gordura e auxiliar no emagrecimento. Também é de extrema importância para pessoas de mais idade. Com o trabalho muscular, há menos incidência de quedas graves e menor restrição articular de movimento.

O trabalho na academia é para todos. São diversas as opções de exercícios para se montar um treino. É imprescindível que todas as condições da pessoa sejam observadas antes de prescrever as séries de exercícios. A segurança é outro item-chave na musculação, e deve ser considerado em primeiro lugar ao pensar em um treino.

É essencial contar com ajuda profissional para montar uma ficha de treino de academia que considere seus objetivos. A orientação é de extrema importância para que o treino seja montado e se tenha resultados. É preciso definir o número de repetições de cada exercício, assim como o número de séries e a carga, além da pausa entre elas.

Cada pessoa que faz musculação tem expectativas diversas. Alguns querem músculos definidos, outros perder peso, outros fortalecer certa região. O profissional precisa estar ciente das necessidades de cada um para montar o treino ideal. Também se faz necessário observar o progresso e aumentar a carga, por exemplo, de acordo com a performance.

Uma avaliação física é de extrema importância para entender as condições do praticante. Deve-se avaliar se há histórico de cirurgias ou fraturas, por exemplo. As medicações em uso também podem influenciar no desenho do treino, para que não se coloque a pessoa em risco. A nutrição saudável e a hidratação devem ser enfatizadas para bons resultados na academia. O treinamento com estômago vazio pode até colocar a pessoa em risco.

O tipo de corpo e metabolismo deve também ser considerado na hora de montar um treino de musculação. Enquanto pessoas que têm metabolismo rápido requerem treinos mais curtos e intensos, os de metabolismo mais lento podem ter um treinamento parte cardiovascular e parte com pesos. Essa avaliação de biotipo é fundamental para programar um bom treino.

Iniciantes precisam de treinamentos diferentes de pessoas avançadas e que praticam musculação há diversos anos. Os mais avançados podem lidar com técnicas de alta intensidade por já terem músculos mais desenvolvidos. É possível para eles até diminuir as séries e aumentar as cargas por melhores resultados. Combinar aparelhos com peso livre é outra estratégia que pode proporcionar treinos mais eficientes.

Nenhum comentário