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Plataforma focada na Creator Economy apresenta pesquisa inédita sobre o segmento

A Livus entrevistou cerca de 580 criadoras e criadores de conteúdo para entender o mercado e quem são, no detalhe, os criadores de conteúdo no Brasil

A Livus, plataforma que auxilia os criadores de conteúdo experts a monetizar seus conhecimentos, realizou uma pesquisa com cerca de 580 criadores de conteúdo para entender como os profissionais enxergam o segmento. Os criadores de conteúdo se tornaram uma profissão muito presente no mercado brasileiro, um a cada três usuários da internet no país segue algum influenciador. O uso da internet como ferramenta de negócios ajudou a desenvolver esses profissionais que as utilizam para criar e divulgar seus produtos e serviços para o público. 

“Elaboramos essa pesquisa para entender com mais profundidade as criadoras e criadores do Brasil para saber como eles se vêem no mercado, onde estão, quem são e quais são as maiores dificuldades na hora de monetizar seus conteúdos”, comenta o executivo Alexandre Alvares, CEO da Livus. 

A motivação e a vida financeira

82% dos entrevistados tem como objetivo fazer com que seu negócio digital seja sua principal  fonte de renda, e desses mais da metade já conquistou esse status ou está se planejando para isso. A busca por construir seu próprio negócio, representando 51,78% dos criadores, tem como principais motivadores: 1) adquirir independência; 2) trabalhar com o que ama; e 3) ter mais tempo para a vida pessoal. Porém, essa expectativa ainda está longe da maioria dos entrevistados, já que 60,53% dizem querer ganhar entre R$5.000 e R$20.000 e menos de 23% chegaram a esse patamar. 

Quem são e onde estão

O levantamento constatou que 84% dos entrevistados correspondem à faixa etária dos 20 aos 40 anos, se enquadrando assim, nas gerações Y e Z, que não possuem o objetivo principal de estabilidade financeira. Essas gerações já estão acostumadas com a velocidade das redes sociais, são mais críticas aos métodos conservadores e estão buscando construir a carreira de um jeito diferente das anteriores. Os influenciadores  questionados estão localizados dentro e fora do Brasil, sendo cerca de 76,75% concentrados em oito estados brasileiros - SP, RJ, MG, SC, PR, RS, BA e CE - e 3,87% vivem no exterior. 

Monetização e atração de novos seguidores 

A missão de monetizar os conteúdos é a principal tarefa dos criadores de conteúdo para possuírem sua independência financeira. Apenas 32,87% dos respondentes dizem conseguir monetizar com a criação de conteúdo e sua própria audiência. Desses, 57,7% faturam vendendo consultorias e mentorias, ou cursos online para os usuários. Cerca de 76,33% dos criadores de conteúdo buscam novos clientes por meio  das redes sociais.

A dificuldade na hora de monetizar 

Mesmo tendo um bom número de seguidores, cerca de 59% dos influenciadores sentem dificuldade na hora de monetizar seus conteúdos. Dentre elas estão presentes a falta de conhecimento (24,27%), precisar fazer tudo sozinho (19,47%) e a produção do conteúdo a ser divulgado (15,65%). 

Possibilitando que todos possam acessar e ler o relatório completo sobre o mercado, a startup disponibilizou ele aqui, confira. 

Sobre a Livus

A Livus é uma plataforma para a criação e venda de cursos, mentorias e workshops online e acredita no mundo onde as pessoas possam viver fazendo o que amam. A marca foi criada por quatro ex-executivos e sócios do Banco Neon, Alexandre Alvares, Luciano Sugiura, Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai com o propósito de ajudar os criadores e criadoras experts em seus segmentos a se aproximarem de sua audiência para melhor venderem seus cursos, workshops e mentorias online

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