Plataforma focada na Creator Economy apresenta pesquisa inédita sobre o segmento
A Livus entrevistou cerca de 580 criadoras e
criadores de conteúdo para entender o mercado e quem são, no detalhe, os
criadores de conteúdo no Brasil
A Livus, plataforma
que auxilia os criadores de conteúdo experts a monetizar seus conhecimentos,
realizou uma pesquisa com cerca de 580 criadores de conteúdo para entender como
os profissionais enxergam o segmento. Os criadores de conteúdo se tornaram uma
profissão muito presente no mercado brasileiro, um a cada três usuários da
internet no país segue algum influenciador. O uso da internet como ferramenta
de negócios ajudou a desenvolver esses profissionais que as utilizam para criar
e divulgar seus produtos e serviços para o público.
“Elaboramos essa pesquisa para entender
com mais profundidade as criadoras e criadores do Brasil para saber como eles
se vêem no mercado, onde estão, quem são e quais são as maiores dificuldades na
hora de monetizar seus conteúdos”, comenta o executivo Alexandre Alvares, CEO
da Livus.
A motivação e a vida financeira
82% dos entrevistados tem como objetivo
fazer com que seu negócio digital seja sua principal fonte de renda, e
desses mais da metade já conquistou esse status ou está se planejando para
isso. A busca por construir seu próprio negócio, representando 51,78% dos
criadores, tem como principais motivadores: 1) adquirir independência; 2)
trabalhar com o que ama; e 3) ter mais tempo para a vida pessoal. Porém, essa
expectativa ainda está longe da maioria dos entrevistados, já que 60,53% dizem
querer ganhar entre R$5.000 e R$20.000 e menos de 23% chegaram a esse
patamar.
Quem são e onde estão
O levantamento constatou que 84% dos
entrevistados correspondem à faixa etária dos 20 aos 40 anos, se enquadrando
assim, nas gerações Y e Z, que não possuem o objetivo principal de estabilidade
financeira. Essas gerações já estão acostumadas com a velocidade das redes
sociais, são mais críticas aos métodos conservadores e estão buscando construir
a carreira de um jeito diferente das anteriores. Os influenciadores
questionados estão localizados dentro e fora do Brasil, sendo cerca de 76,75%
concentrados em oito estados brasileiros - SP, RJ, MG, SC, PR, RS, BA e CE - e
3,87% vivem no exterior.
Monetização e atração de novos
seguidores
A missão de monetizar os conteúdos é a
principal tarefa dos criadores de conteúdo para possuírem sua independência
financeira. Apenas 32,87% dos respondentes dizem conseguir monetizar com a
criação de conteúdo e sua própria audiência. Desses, 57,7% faturam vendendo
consultorias e mentorias, ou cursos online para os usuários. Cerca de 76,33%
dos criadores de conteúdo buscam novos clientes por meio das redes
sociais.
A dificuldade na hora de monetizar
Mesmo tendo um bom número de seguidores,
cerca de 59% dos influenciadores sentem dificuldade na hora de monetizar seus
conteúdos. Dentre elas estão presentes a falta de conhecimento (24,27%),
precisar fazer tudo sozinho (19,47%) e a produção do conteúdo a ser divulgado
(15,65%).
Possibilitando que todos possam acessar
e ler o relatório completo sobre o mercado, a startup disponibilizou ele aqui,
confira.
Sobre a Livus
A Livus é uma plataforma para a criação e venda de cursos, mentorias e workshops online e acredita no mundo onde as pessoas possam viver fazendo o que amam. A marca foi criada por quatro ex-executivos e sócios do Banco Neon, Alexandre Alvares, Luciano Sugiura, Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai com o propósito de ajudar os criadores e criadoras experts em seus segmentos a se aproximarem de sua audiência para melhor venderem seus cursos, workshops e mentorias online
Nenhum comentário