Preço médio da refeição fora de casa cresce 48.3% na última década, aponta levantamento da Ticket
Valor da refeição completa passou de R$27,40,
em 2013, para R$40,64, em 2022
Levantamento da Ticket, marca de
benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, com base nos
indicadores da Pesquisa
+Valor, aponta que o valor médio gasto pelo brasileiro em
refeições fora do lar cresceu 48.3% nos últimos dez anos. Enquanto em 2013
comer fora custava cerca de R$27,40, em 2022 esse valor é quase que o dobro,
com a média de R$40,64.
Ainda que quase 50% mais alto, o avanço
do preço médio das refeições registrado na pesquisa poderia estar pesando ainda
mais para os trabalhadores, pois está abaixo das correções inflacionárias. De
acordo com dados do IBGE, a série histórica do Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA) apresenta um índice acumulado de 73,8%. Se corrigido de
acordo com a inflação, a refeição completa estaria custando em média R$ 47,62
no bolso dos brasileiros. O IPCA evidencia a trajetória dos preços relativos de
alimentos e serviços ao consumidor final e é o principal indicador para a taxa
de inflação no País. “Isso mostra que os estabelecimentos têm se esforçado para
não repassar o valor do aumento dos alimentos para o consumidor final, e o
quanto se desdobraram além da diversificação e ampliação de seus canais de
venda para atravessar esse cenário desafiador com os impactos da pandemia”,
comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.
A menor variação no preço médio da
refeição na última década ocorreu na Região Norte, com aumento de 18.6%,
onde em 2013 o prato apresentava o valor médio de R$30,45 e, agora, está em R$
36,14. Pela correção da inflação, o valor atualizado seria de R$ 52,92.
Já a Região Nordeste foi a que
apresentou a maior variação nos últimos dez anos, elevando o custo da refeição
completa de R$ 23,74 para R$ 40,28, um aumento de 69.6%. Se o cálculo fosse
realizado de acordo com o IPCA, o preço estaria em R$ 41,26.
O Sudeste apresentou o segundo maior
aumento, de 43.4%, variando o preço de R$ 29,85 em 2013 para R$ 42,83 em 2022
(ou R$ 51,88, de acordo com a inflação). Na sequência, a Região Sul, com variação
de 39.2%, passando de R$ 26,55 para R$ 36,97 (ou R$ 46,15 segundo o reajuste do
IPCA). O Centro-Oeste, por sua vez, aparece em penúltimo lugar, com a segundo
menor aumento em dez anos, de 27.3%, com o valor da refeição completa indo de
R$ 26,85 para R$ 34,20 (ou R$ 46,67 com a correção inflacionária).
“A Ticket está, há mais de 45 anos,
comprometida com iniciativas que visam o bem-estar e a melhora da qualidade de
vida e da saúde dos trabalhadores e consideramos este levantamento fundamental
para que as empresas percebam a importância dos benefícios de refeição e
alimentação para os seus empregados e, as que já oferecem, possam ter um
termômetro do mercado para reajustar facilmente os valores. Mais do que
oferecer soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, temos
como objetivo incentivar a qualidade na alimentação por meio de programas de
conscientização e da oferta de ferramentas que contribuem para a introdução da
alimentação equilibrada e de outros hábitos saudáveis no dia a dia”, avalia
Gomes.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de
alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação
digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação
vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de
alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas,
antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem
mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455
mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente
nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e
investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus
públicos, a exemplo da implementação de pagamento via QR Code e da plataforma
Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks
para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred,
plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como
companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes.
Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de
estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.
Saiba mais
Site:
https://www.ticket.com.br/.
Facebook:
https://www.facebook.com/ticketservicos.
YouTube: https://www.youtube.com/user/ticketservicos.
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/ticket-servi-os-s-a-/.
Instagram: https://www.instagram.com/ticket_servicos/.
Nenhum comentário