Reclamações sobre serviços de telecom têm queda de 22,3% no primeiro semestre
Em junho as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Anatel caíram 18,5% na comparação com junho de 2021.
Brasília, 09/08/22 – O número de reclamações de usuários de serviços
de telecomunicações caiu 22,3% no primeiro semestre de 2022, na comparação com
os seis primeiros meses do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel). Nos seis primeiros meses do ano foram registradas
945.068 reclamações, contra 1.216.942 queixas ao longo do primeiro semestre de
2021.
Em junho, o número de reclamações caiu 18,5%. No mês foram registradas 148.298
reclamações contra 181.922 queixas registradas na Anatel em junho de 2021,
33.624 reclamações a menos.
“Em todo o ano de 2021, o número de reclamações caiu quase 25%, isso em meio à
pandemia, quando os brasileiros demandaram ainda mais dos serviços de
conectividade. Em 2022, os dados mostram que seguimos com uma queda consistente
no número de reclamações. Isso mostra que as ações do setor para melhorar a
experiência do usuário tem surtido efeito”, afirmou o presidente executivo da
Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Os dados de junho mostram queda nas reclamações de todos os serviços, com
destaque para a redução de 23,4% nas reclamações relacionadas a serviços de TV
por assinatura, que passaram de 12.711 em junho de 2021 para 9.741 em junho de
2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 18,6% e dos
usuários de telefonia móvel 12,2%.
Entre os assuntos com maior número de reclamações, as queixas por cobranças
caíram 19%, por qualidade, funcionamento e reparo, 18%, e as relacionadas a
cancelamento caíram 24%. As reclamações sobre plano de serviços, oferta, bônus,
promoções e mensagens publicitárias também seguem em queda e caíram 9% em junho
na comparação com junho do ano passado.
Para Ferrari, as reduções estão diretamente ligadas aos investimentos das
empresas, que ultrapassaram R$ 35 bilhões em 2021, e às medidas de
autorregulação do setor, entre elas a Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de
telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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