Prioridades de investimento das empresas na América Latina
Após dois anos de grandes mudanças e transformações, novas tecnologias chegaram para ficar e outras se tornaram obsoletas, o que vem causando profundo impacto nas dinâmicas de negócio e consumo. Um recente estudo da Frost & Sullivan, realizado com 700 tomadores de decisão da América Latina, mostra quais são as tendências para o futuro.
1. Inovação
O desejo por inovação tecnológica tem
crescido. De acordo com a pesquisa, sete em cada dez líderes locais consideram
muito importante acelerar o ritmo de inovação em suas empresas em 2023 e
acreditam que as tecnologias se estabeleceram como verdadeiros auxiliadores
nesse processo. Por isso, pretendem aprimorar as ferramentas para satisfação e
captação de clientes, resultados de produção e inovação de produtos, eficácia
na prestação de serviços e rapidez de lançamento de novidades no mercado.
Apesar disso, consideram alguns desafios para atingir esses objetivos:
incerteza sobre a futura estrutura organizacional e estilos de trabalho,
dificuldade de encontrar o parceiro certo para o processo de inovação, falta de
perícia interna e resistência dos funcionários à mudança.
2. Ultracustomização das
soluções tecnológicas: ‘composability’
A palavra composability significa permitir que as
empresas selecionem ou projetem os produtos que melhor atendam às suas
necessidades para criar experiências mais ricas, de forma rápida e com menos
esforço. Isso se tornou um imperativo na concepção e no desenvolvimento de
produtos e serviços voltados para pessoas de diferentes áreas, contextos e
gerações.
Contudo, o conceito tornou-se real
graças às interfaces de programação de aplicações (APIs) e à tendência de “tudo
como serviço” e agora é um fator decisivo para as empresas criarem rapidamente
serviços e ofertas de valor diferenciado.
Segundo o relatório da Frost &
Sullivan, 76% dos entrevistados estão familiarizados com os conceitos de
comunicação programável via APIs flexíveis e plataformas de comunicação como
serviço (CPaaS).
As organizações estão recorrendo a esse
recurso por três motivos principais: intensificar a produtividade do
funcionário de escritório, melhorar as interações com o cliente e aumentar a
eficiência operacional por meio da automação do fluxo de trabalho.
Além disso, 41% dos líderes locais
acreditam que precisam ter soluções de comunicação e colaboração, enquanto 43%
consideram desejável que seu provedor tenha recursos de CPaaS e comunicações
programáveis. No lado das soluções de experiência do consumidor (CX), o quadro
é semelhante: 37% dos tomadores de decisão locais dizem que seu provedor deve
ter CPaaS e recursos de comunicação programáveis, enquanto 48% consideram
desejável.
3. Plataformas nas quais
todos os serviços convergem em um único provedor
Atualmente, uma em cada quatro empresas
da América Latina já possui uma solução de comunicação ponta a ponta de um
único fornecedor, ainda segundo o levantamento da Frost & Sullivan.
Seguindo essa perspectiva, organizações
estão investindo fortemente na criação de plataformas de processamento de mídia
em nuvem, utilizando ferramentas para fornecer contact center como serviço (CCaaS), comunicação
unificada como serviço (UCaaS) e CPaaS por meio de um único núcleo. Com
flexibilidade, resiliência, integração e reutilização de funcionalidades comuns
entre todos esses serviços, esses artifícios estão inovando a indústria.
Para 45% dos líderes, oferecer um amplo
portfólio de tecnologia que permita um
“one-stop shop” é um fator essencial na hora de escolher o
fornecedor de soluções de comunicação e colaboração, enquanto 37% optam por
contratar ferramentas UCaaS com pacotes all-inclusive.
4. A grande onda de
migração para a nuvem
O estudo também mostra que oito em cada
dez companhias da América Latina já estão migrando suas aplicações para a
nuvem. Apesar disso, algumas continuam preferindo o armazenamento on-premise.
Nesse sentido, podemos observar que existem
vários desafios para as companhias. Entre os mais relevantes, podemos citar:
garantir o cumprimento das regulamentações e a segurança dos dados e
aplicações, instalar uma aplicação em vários ambientes de TI e modernizar
aplicações para implantação na nuvem. De fato, para 62% dos tomadores de
decisão na região, mover aplicações de CX para a nuvem é crucial ou muito
importante, de acordo com a pesquisa.
Também é preciso dizer que as
comunicações como serviço estão crescendo claramente. Esse mesmo levantamento
mostra forte aceleração do mercado de CCaaS, que registrou aumento de mais de
160% em apenas três anos e com expectativas de ultrapassar US$ 250 milhões em
faturamento em 2022.
Do lado do UCaaS, existem dados
igualmente encorajadores. A expectativa de crescimento este ano continua em
dois dígitos, superando em muito os 2,3 milhões de usuários ativos na América
Latina, que devem gerar quase US$ 300 milhões em faturamento em 2022.
Com isso em mente, agora é a hora de estabelecer uma base sólida de soluções CX e de colaboração para o futuro de sua organização. Para isso, concentre os investimentos em conjuntos de serviços de nuvem integrados que ofereçam as experiências de que os usuários finais, funcionários e administradores de TI corporativos precisam.
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