Retrato dos consumidores de cervejas 2022 – Pesquisa quer conhecer quem são e como bebem os brasileiros
Até o dia 31 de agosto, o público poderá responder a 3ª edição da pesquisa e colaborar com os rumos do mercado cervejeiro nacional
O brasileiro é um apaixonado por cervejas. De acordo
com o levantamento feito pela consultoria Euromonitor, só em 2021 foram
consumidos 14,3 bilhões de litros da bebida no Brasil. Porém, em um país tão
extenso geograficamente e com uma sociedade tão plural, não é simples dizer
quem é esse consumidor de cerveja, quais rótulos, estilos e ocasiões de consumo
são as suas preferências. Com a missão de levantar dados do comportamento desse
público, trazer essas informações para a sociedade e colaborar com as tomadas
de decisões dos profissionais que compõem o mercado cervejeiro, está no ar a 3ª
edição da pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas. As respostas
podem ser enviadas até o dia 31 de agosto pelo link: https://bit.ly/3cVCp2K
A pesquisa é uma iniciativa do podcast Surra de
Lúpulo, produzido e apresentado por Ludmyla Almeida (a @IPAcondriaca) e Leandro
Bulkool. Este ano, são apresentados dois questionários. Um, com dez perguntas,
destinado ao público que consome apenas cervejas populares (como Brahma, Skol e
Heineken), e outro para os que bebem, além dessas, as chamadas especiais.
Nos dois anos anteriores, foram registradas 1006 e
2023 respostas, respectivamente. A meta agora é ampliar o alcance da pesquisa e
tornar o resultado ainda mais representativo. “Se desenhássemos o retrato que
as respostas de 2021 nos entregaram, o consumidor de cervejas seria: um homem,
heterossexual, branco, com ensino superior completo, morador do sudeste e que
bebe tanto artesanais quanto cervejas comuns. Sabemos que o Brasil não é assim,
o Brasil é gigante, por isso nós queremos ir muito além. Queremos aumentar a
participação de todas as regiões do país e irmos mais para o interior, não
ficando restritos às capitais”, explica Ludmyla Almeida, que é sommelière de cervejas formada pelo ICB. O
resultado da pesquisa 2021 pode ser visto neste link.
Para Leandro Bulkool, o mercado cervejeiro carece
desse tipo de informação, mais personalizada. “A indústria como um todo sofreu
bastante nos dois últimos anos por conta da pandemia. Nossa pesquisa quer
trazer dados que impactem diretamente a tomada de decisões de cervejarias com
fábrica própria, brewpubs, cervejarias ciganas, bares, lojas especializadas e
diversos outros agentes desse ecossistema. Se toda a cadeia estiver rodando
bem, todos sairão ganhando, principalmente os consumidores”, resumiu Leandro,
que é um designer apaixonado por cervejas e estudante de antropologia do
consumo.
Além dos dois idealizadores, a pesquisa Retrato dos
consumidores de cervejas 2022 tem em seu corpo técnico Lucas Fernandes,
mestre em estatística pela UnB (2013) e sommelier de cervejas pelo Science of
Beer (2022); Guilherme Oliveira, bacharel em sistemas de informação; e Roberto
“Bob” Fonseca, jornalista, idealizador e realizador da pesquisa Melhores do Ano
na Cerveja por 10 anos.
A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 conta com os
seguintes apoios: MyTapp, Bier Held, Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.
Pesquisa – Retrato dos consumidores de cervejas 2022
Período: Até 31 de agosto de 2022
Site: https://bit.ly/3cVCp2K
Nenhum comentário