Take anuncia expansão para além dos condomínios e amplia portfólio com bebidas não alcoólicas
Startup que antes atuava apenas com a
comercialização de cervejas, passa a disponibilizar produtos não alcoólicos em
seu smart vending cooler nas universidades, coworkings, hotéis, estacionamentos
e academias
Com a retomada das atividades sociais, o
mercado começa a aquecer e responder positivamente. Quem tem reagido bem ao
novo cenário é a Take, primeira
startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação
de smart vending. O negócio, que opera por meio de um cooler disponível 24
horas por dia e que não conta com a necessidade de um intermediário, decidiu
expandir seu modelo para além dos muros de condomínios - principal ambiente de
atuação desde a sua fundação -, e passa atender a demanda de novos pontos de
vendas, como universidades, coworkings, hotéis, estacionamentos e academias.
Além desta expansão, amplia o portfólio de bebidas, contemplando também as não
alcoólicas.
“A nossa tecnologia exclusiva de
reconhecimento por imagem é aplicável a qualquer tipo de produto e isso nos
permite chegar em diversos ambientes. Com a retomada das atividades, vamos
investir nestas novas frentes, pois o processo é o mesmo, então ‘treinamos’ nossa
tecnologia para que ela reconheça os produtos não alcoólicos. Por questões
estratégicas, nosso foco está em Alimentos e Bebidas (AB). Desta maneira, neste
primeiro momento, focamos em parcerias com linhas de chás, refrigerantes,
energéticos, além de águas, sucos e isotônicos. Mas também estamos em conversas
avançadas com grandes indústrias para posteriormente disponibilizar coolers
para comidas congeladas, sorvetes e carnes para churrasco”, diz Gustavo
Almeida, CEO da Take.
A projeção da empresa é chegar ao final
deste ano com a instalação de 6 mil coolers, sendo em sua maioria os não
alcoólicos. Em termos de receita mensal, a expectativa da marca é quadruplicar
o número em relação ao ano anterior. “Em 2021 tivemos um faturamento de R$ 16
milhões e com a ampliação do modelo de negócios, pretendemos faturar
mensalmente R$ 4 milhões até dezembro. Para 2023, o nosso plano é chegar a 15
mil coolers”, revela Almeida. Até o momento foram comercializadas 2.500 coolers
de bebidas alcoólicas com mais de 100 mil usuários cadastrados no aplicativo da
startup.
A Take funciona com base no sistema de
grab and go, que em tradução livre significa “pague e leve”. A tendência tem
como premissa o estilo de vida express, em que é possível comprar alimentos e
bebidas prontos e embalados para serem consumidos em qualquer lugar. “O grab
and go é o futuro, um rápido olhar no mercado global de varejo indica que essa
será mais uma alternativa de consumo e ela é crescente, já que consegue ligar a
indústria diretamente ao cliente final. A hiper conveniência anda a passos
largos e nós, da Take, nos orgulhamos de fazer parte desse movimento”, conclui
o CEO.
Modelo de licenciamento
O modelo de licenciamento é outro
serviço que está sob a atuação da Take. Nesta iniciativa, pessoas que desejam
empreender podem iniciar o próprio negócio por meio da operação de um vending
cooler, que trata-se de um produto já estabelecido no mercado. Atualmente, a
empresa conta com uma média de 250 licenciados em todo o território nacional,
mas pretende atingir 1.000 até o fim do ano com a expansão. Esse modelo acaba
de ser atualizado e já está disponível aos interessados no seguinte formato:
Investimento Inicial: a partir de R$ 15 mil (um cooler
alcoólico ou não alcoólico), ou 70 mil (para 5 coolers alcoólico ou não
alcoólico);
Taxa de licenciamento: incluso
Capital de giro: R$ 2 mil por cooler
Taxa de tecnología: R$ 199,00
Taxa de publicidade: incluso na taxa de tecnologia
Royalties: 7% sobre o total de vendas
Rentabilidade: 13% a 22%
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Take
É uma startup que une hiper conveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidas as geladeiras que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, em condomínios, clubes e estabelecimentos que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente está presente em 26 estados com mais de 1.500 pontos de vendas. Saiba mais aqui.
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