Vendas de Dia dos Pais devem crescer 5%
Otimismo do varejo está ligado ao bom desempenho do setor no semestre
Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP
Divulgação
De acordo com uma pesquisa realizada
pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São
Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, neste ano, o Dia dos
Pais deve movimentar cerca de 8 bilhões em vendas, gerando um acréscimo de 5%
no volume de vendas. A data se tornou uma das principais datas do varejo no
segundo semestre e, consequentemente, servirá de termômetro para o semestre.
No mesmo período do ano passado, o
estado estava na expectativa de saída da fase emergencial e ainda não contava
com a segurança de um bom desempenho nas vendas. Neste ano, sem restrições, o
otimismo dos lojistas está ligado ao bom desempenho do varejo nos últimos
meses, já que o varejo paulista apresentou um aumento de 24,8% nas vendas e
somente no mês de junho, o setor demonstrou um acréscimo de 5,9%.
“Com os estabelecimentos abertos e
funcionando normalmente, as datas comemorativas voltam a apresentar um bom
desempenho de vendas, além do aumento no fluxo de pessoas. O Dia dos Pais é
esperado por grande parte dos lojistas”, explica o presidente da FCDLESP,
Maurício Stainoff.
Ainda que nos últimos anos o varejo no
digital tenha apresentado um bom desempenho, segundo a entidade, a maior parte
do volume de vendas vai permanecer no varejo físico. De acordo com a pesquisa,
cerca de 72% dos lojistas esperam que o comércio de rua e os shoppings recebam
alta demanda. Bares e restaurantes também devem apresentar um cenário positivo,
com um aumento de 15% no fluxo.
Já no cenário das vendas, o setor de
vestuário e calçados deve apresentar o melhor desempenho, seguido do
setor de eletrônicos. Com os bons índices do semestre, os comerciantes acreditam
que, na hora da compra, além dos pais, os avós também devem ser presenteados na
data.
Expectativas para o semestre
O Dia dos Pais marca o início do segundo
semestre de vendas para o varejo e espera ainda que a Copa do Mundo atraia mais
pessoas às lojas. A expectativa é de que, além da data, o Dia das Crianças e
Black Friday, as lojas recebam uma demanda maior de compra.
“O varejo tem apresentado bons índices, o que ajuda na recuperação. Com o avanço na vacinação, podemos falar, na prática, de uma retomada do varejo. Esperamos que até o final do ano, as vendas se equilibrem com o último ano antes da chegada da pandemia, 2019”, finaliza Stainoff.
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