YouTuber de sucesso ensina como ter um canal de destaque na plataforma
Famoso por vídeos de reviews de produtos
tecnológicos, criador de conteúdo com milhões de inscritos compartilha
fundamentos para ter um canal bem-sucedido no YouTube
O YouTube é, sem dúvida, o lugar ideal
para aqueles que querem trabalhar com vídeos no mundo digital. Por outro lado,
ter um canal com milhões de visualizações e inscritos não é um caminho fácil.
Marques Brownlee, também conhecido como MKBHD, é dono de um dos canais mais
famosos da plataforma e tem fundamentos para compartilhar com quem deseja se
tornar um YouTuber de sucesso. Estas e mais dicas estão disponíveis em aula
completa na Skillshare, maior plataforma de aprendizagem online do mundo para
criativos.
“É preciso muito mais do que
equipamentos sofisticados para se tornar um criador de conteúdo de sucesso. O
próprio Marques Brownlee, por exemplo, começou gravando vídeos no porão da casa
de seus pais, com o que tinha disponível naquele momento. A comunidade criativa
da Skillshare aprende exatamente isso na plataforma: como tirar seus projetos
do papel e começar a colocá-los em prática, a partir do conhecimento que
professores compartilham na plataforma”, diz Nicolas Scafuro, VP e Head of
International da Skillshare.
As estratégias que Marques Brownlee
aprofunda em aula de 1h14 minutos de duração, servem para direcionar e inspirar
quem sonha em trabalhar com conteúdo no YouTube. São fundamentos que podem ser
aplicados em qualquer projeto, independente do nicho ou do tema.
“Além desta, existem muitas outras
classes lecionadas por profissionais que compartilham conhecimento com aqueles
que querem divulgar seu trabalho na internet. O criador de conteúdo brasileiro
Enrico Luzi, por exemplo, tem um curso direcionado à produção e edição de
vídeos para plataformas digitais”, completa Nicolas Scafuro.
Confira a seguir seis dicas de Marques
Brownlee, que estão disponíveis em conteúdo completo na plataforma da
Skillshare.
1. Escolhendo um tema
A primeira e mais importante dica, que
Brownlee sempre seguiu e compartilha com quem está em busca de turbinar seu
canal ou começando do zero, é: faça vídeos aos quais você gostaria de assistir.
Embora pareça óbvio, determinar um tema que será abordado no canal é o ponto de
partida para movimentar o projeto.
Comece com uma pergunta simples: como eu
posso compartilhar a minha experiência com os outros? As respostas serão úteis
para qualquer tema abordado, desde uma experiência com um produto, uma opinião
sobre determinado assunto ou até mesmo uma história de vida. Fazer perguntas é
o caminho para esclarecer quais são seus objetivos.
2. Planejamento e pesquisa
Ter um roteiro é indispensável, mas para
isso é necessário fazer um bom planejamento. Com o conteúdo em mente, é hora de
começar a anotar todas as informações mais importantes sobre o tema que será
abordado nos vídeos. Nessa etapa, faça muita pesquisa para coletar a maior
quantidade de informações, técnicas ou não, sobre ele.
A partir disso, conseguirá planejar a
forma mais acessível e envolvente de comunicar seu conteúdo com os
espectadores. O youtuber propõe outra pergunta importante: com quem você quer
se comunicar? Isso ajudará a definir o público que criadores de conteúdo querem
atingir e atrair para seus canais.
3. Os aspectos de um bom roteiro
É fundamental manter a espontaneidade no
vídeo, porém, o especialista afirma que prefere anotar 98% do conteúdo que será
gravado em frente às câmeras. Ao escrever um roteiro, dois públicos devem ser
considerados: o que consome vídeos no YouTube em busca de entretenimento e o
que está interessado em se informar, seja para uma decisão de compra e consumo,
ou não.
Os dois públicos podem ser atingidos com
um roteiro que entretém e é divertido, ao mesmo tempo que compartilha informações
importantes sobre determinado assunto ou produto. O entretenimento deve
aparecer sempre no início do vídeo para introduzir o público a um enredo.
Busque sempre criar uma conclusão que faça as pessoas pensarem: “é por isso que
assisti a esse vídeo”.
Tempo e ação também devem ser
respeitados. Se o vídeo propõe uma pergunta, por exemplo, ela deve ser
respondida logo nos primeiros cinco minutos. Assim como o que aparece no título
do vídeo deve ser mencionado logo no início, para evitar frustrações e que pessoas
abandonem o conteúdo em busca de outro.
4. Hacks para um conteúdo envolvente
O hack conhecido como “fio comum”
basicamente conecta todo o enredo durante o vídeo, deixando o conteúdo coeso,
envolvente e que desperta a sensação de satisfação no público. Esta técnica
pode ser baseada em um aspecto positivo ou negativo sobre o assunto para
contextualizá-lo com algum outro tema do passado. Pode ser uma versão mais
recente de um smartphone ou um novo filme de um diretor famoso que estreou nos
cinemas, por exemplo.
Outro hack útil e aplicável para
qualquer tema é: “a questão orientadora”. Usá-la em vídeos que trazem perguntas
no título é uma ótima estratégia para revelar respostas ao fim do vídeo, como
por exemplo: é bom? Vale a pena? É melhor do que a versão anterior?
Aplicá-los pode despertar uma sensação
de propósito e utilidade para o público, ao mesmo tempo que acrescenta uma dose
de entretenimento e diversão aos vídeos.
5. Visuais para o canal
Existem muitas formas de encontrar um
visual para os vídeos, e isso está diretamente relacionado à identidade do
canal. Durante as gravações de reviews de produtos tecnológicos, Brownlee
sempre considera trazer uma sensação de realismo, demonstrando como é segurar
um produto, quais são suas texturas e sons que ele produz. A dica é apostar em
uma boa iluminação para gravações em ambientes internos e externos para criar
realismo.
Explorar diferentes ângulos durante as
gravações também ajudam a despertar sensações no público. Filmagens em primeira
pessoa colocam o espectador no lugar de quem está gravando, enquanto em
terceira pessoa geram uma perspectiva ampla do ambiente. Filmagens aleatórias e
divertidas criam uma introdução original, que será associada ao seu
canal.
O ideal é encontrar o equilíbrio ao
experimentar diferentes perspectivas para que o vídeo não corra o risco de
entediar o público ou confundi-lo com uma grande quantidade de
informações.
6. Atraindo seu público e fazendo seu
canal crescer
Até mesmo os canais bem-sucedidos
enfrentam dificuldades quando os assuntos são métricas, algoritmos ou
engajamento. Muitos criadores de conteúdo irão se deparar com o fato de que
grande parte do público que assiste aos vídeos não está inscrito no canal ou
sequer logado na plataforma.
O número de visualizações e inscritos
não são os únicos indicadores de um canal de sucesso. É importante também se
manter atento às taxas de retenção, que são exibidas em um gráfico
disponibilizado pela plataforma alguns dias após a publicação.
Esses gráficos geralmente começam bem,
em torno de 100%, mas logo apresentam quedas. Os picos ao longo desses gráficos
podem indicar quais conteúdos foram mais interessantes para o público, basta
observar em qual parte do vídeo eles aparecem. Assim, poderá reproduzi-los em
outros vídeos e definir estratégias para gerar mais engajamento.
Embora o algoritmo da plataforma esteja
em constante atualização, Brownlee acredita que eles sempre recompensam
conteúdos de qualidade. Portanto, se preocupar em criar um padrão de qualidade
ainda é a melhor solução para driblar algoritmos e conquistar métricas a seu
favor.
Este curso completo está disponível na
plataforma da Skillshare, onde é possível encontrar um catálogo com milhares de
classes direcionadas para a comunidade criativa. A Skillshare tem o
objetivo de fomentar o acesso à aprendizagem criativa online no Brasil, e está
disponível nos formatos iOS, Android, site, site para celular, Apple TV e
Chromecast.
Sobre a Skillshare
Skillshare™ é a maior comunidade online de aprendizagem do mundo para pessoas criativas. Com mais de 830 mil assinantes e mais de 40 mil aulas em vídeo explorando uma ampla diversidade de disciplinas criativas, de design gráfico a fotografia, pintura e ilustração a design de interiores - ministradas por especialistas do setor, incluindo Jonathan Van Ness, Aaron Draplin, Emily Henderson, Thomas Frank, Rebecca Minkof, Jeff Staple e muito mais. A Skillshare é uma produtora de conteúdo original e uma plataforma aberta, onde qualquer pessoa que atenda aos nossos padrões e diretrizes pode enviar uma aula e obter renda. A missão da Skillshare é inspirar a descoberta e o crescimento por meio da criatividade. Para saber mais, acesse: www.skillshare.com.
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