A importância da logística nos negócios: funcionalidades, áreas de abrangência e responsabilidade
Ao longo dos anos, a logística se consolidou como um fator fundamental para o sucesso das empresas. Cada vez mais presente em diversos segmentos, o sistema é crucial para reduzir custos operacionais, minimizar desperdícios de materiais, agilizar processos de rotina, otimizar entregas e fidelizar clientes. Porém, com uma frequência maior do que se pensa, acontecem falhas no processo que podem provocar insatisfação e, em casos extremos, mudança de fornecedores.
Uma das mais importantes imposições
atualmente é o tempo de entrega para atender clientes em localização remota,
mantendo um prazo atrativo e com custo justo. Outro desafio é a dificuldade na
contratação de mão de obra qualificada para operacionalizar toda a cadeia de
processos.
De acordo com a pesquisa Logística no
E-commerce, da ABComm, o conhecimento da importância da logística tem impacto
direto no resultado dos negócios. O levantamento aponta que, em 2019, mais de
60% das lojas virtuais entrevistadas apresentaram taxas de devolução abaixo de
3%.
Hoje, com o avanço da tecnologia e da
sociedade digital, a logística entra em outro patamar e deixa de se limitar
apenas a funções operacionais para se tornar uma área estratégica, que
desenvolve processos capazes de aprimorar o desempenho integral da companhia.
Atualmente, existem softwares sofisticados e interativos para análises de
dados, equipamentos de operação de ponta, coletores de dados com leitores de
longa distância e outros meios que tornam o processo mais eficiente.
Os gestores precisam se atentar à compra
de produtos com base na inteligência de mercado, na armazenagem e na
distribuição com parceiros qualificados até mesmo ao controle de estoque, que
impacta diretamente a qualidade e produtividade da companhia.
Algumas etapas também podem e devem ser
seguidas para trazerem diferenciais à organização. É o caso de trabalhar com
indicadores de desempenho e performance (sla); uso de WMS personalizados que
permitem atender a demandas do B2B ao B2C; análises de viabilidade, áreas
tributárias, soluções financeiras, soluções de comércio exterior e soluções de
armazenagem; transportes de parceiros geridos pelo time interno até o destino e
o investimento em tecnologias in
house para mais transparência e visibilidade nas operações em tempo
real; e capilaridade geográfica nos centros de distribuição.
Investir em capacitações, incentivos,
bolsas de estudo, convênios com academias, programas de telepsicologia,
disponibilização de alimentação saudável, e ainda focar na criação de um
ambiente participativo para as equipes, também são estratégias que fomentam o
funcionamento dos processos e contribuem para a qualidade de vida dos
colaboradores.
A logística, em todos esses âmbitos, tem
grande contribuição no resultado da empresa. Com uma dose de diligência e
carinho da diretoria, torna-se possível focar ainda mais no core business e, assim,
atender com excelência um consumidor cada dia mais protagonista dos processos.
*Por Diego Bento, coordenador comercial
de logística do Grupo Leonora
Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma holding empresarial em constante movimento rumo à expansão. Com 38 anos de mercado, é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra 3 frentes de negócio: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: www.grupoleonora.com.br.
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