Apoio às vocações dos territórios contribui para escalada de desenvolvimento sustentável
Guia do Candidato Empreendedor elaborado pelo
Sebrae apresenta propostas para contribuir com o debate político em torno da
necessidade de construção de políticas públicas com foco no desenvolvimento
territorial
Um país de tamanho continental como o
Brasil precisa planejar o seu desenvolvimento sustentável pensando não somente
em nível nacional, mas considerando também os diferentes territórios e setores
que integram a nossa economia. Diante da imensa riqueza e diversidade do povo e
de seus territórios, é fundamental que os futuros governantes e membros do
Congresso Nacional, estejam comprometidos com a criação e difusão de políticas
públicas que gerem um ambiente mais propício à atuação das micro e pequenas
empresas, identificando e dando suporte às potencialidades de cada
microrregião.
“Temos um país rico em diversidade
natural e humana, com regiões que apresentam suas particularidades, suas
histórias e tradições, com potencial em setores estratégicos que atraem um
fluxo de investimentos, fomentando a economia local e incrementando o processo de
desenvolvimento sustentável”, frisou o presidente do Sebrae Nacional, Carlos
Melles.
Exemplo de desenvolvimento
territorial
A criação de programas de
desenvolvimento econômico territorial e setorial, como o Inova Amazônia,
iniciativa do Sebrae que estimula e o empreendedorismo inovador e fortalece a
bioeconomia nos oito estados que fazem parte do Bioma, é um exemplo que
considera o desenvolvimento territorial, aos levar em conta as vocações e
potencialidades específicas, promovendo a integração da governança e
estimulando o papel dos empreendedores como líderes, capazes de conduzir
processos de mudança e transformação.
A partir da seleção de projetos, por
meio de editais, para pré-aceleração e aceleração nesses territórios, os
selecionados contam com suporte da Bolsa Sócio Empreendedor, capacitações,
mentorias individuais, conexões com mercados, fornecedores e empreendedores,
laboratórios de pesquisa, espaço para coworking e integração com comunidades de
inovação.
Sebrae nas Eleições
Neste momento em que os holofotes da
mídia e os olhares dos eleitores brasileiros estão voltados para as propostas
de políticas públicas feitas pelos candidatos, em nível estadual e federal, o
Sebrae lançou a campanha “Quem apoia os pequenos negócios, apoia o Brasil”
voltada a enfatizar para a população a importância das micro e pequenas
empresas para a economia do país e para a sociedade. Paralelamente, a
instituição formulou um documento onde reúne um conjunto de propostas para 10
temas considerados mais estratégicos para as MPE, entre eles “desenvolver os
territórios e os diversos setores”.
Confira abaixo algumas ações sugeridas
aos candidatos e candidatas nas Eleições 2022:
- Identificar as vocações e
potencialidades nos territórios, apoiando setores estratégicos e fortalecendo
sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na
atração de fluxos econômicos, fomentando a economia local e
sustentando o processo de desenvolvimento.
- Apoiar a organização de
governanças locais, estaduais e nacionais – formadas por membros do
poder público, iniciativa privada e terceiro setor – para a promoção
desenvolvimento econômico territorial e setorial.
- Implantar programas de
capacitação e de coalizão de lideranças locais como atores do
desenvolvimento territorial e setorial.
- Criar programas de
desenvolvimento econômico territorial e setorial, como o Inova
Amazônia, para regiões que tenham grande potencial específico e
que necessitem de maiores investimentos.
- Estimular os arranjos
produtivos locais para a preparação dos pequenos negócios com vistas a
comporem a cadeia produtiva de médias e grandes empresas.
Clique aqui e veja o
documento completo com as propostas do Sebrae para a agenda das Eleições 2022.
Sobre
o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
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