Últimas

Bolsonaro gera o dobro de interações de Lula durante o debate do SBT, mas mesmo ausente, petista tem mais menções positivas

Padre Kelmon foi o terceiro candidato com mais interações e Soraya, impulsionada por frase de efeito contra Bolsonaro, ficou à frente de Ciro e Tebet

O presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou quase o dobro de interações que Lula (PT), no Twitter, ao longo do debate realizado no sábado (24) por um pool de veículos de comunicação encabeçado pelo SBT. Entre 18h15 e 20h40, Bolsonaro gerou cerca de 1,1 milhão de interações, entre posts, likes, compartilhamentos e comentários. O ex-presidente petista alcançou 555 mil. Os dados, encomendados pela startup O Pauteiro, foram aferidos pelo software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais.

Apesar de ausente, todas as principais postagens sobre Lula durante a realização da sabatina estiveram relacionadas ao que ocorria no debate. Ele foi mencionado em 48,8 mil postagens, 27% delas positivas, outros 47% negativas e 26% neutras. Já Bolsonaro, citado em 54,2 mil postagens, contou com 16% de menções positivas, 64% negativas e 20% neutras. O termo mais associado a Lula nas postagens durante o debate foi justamente 'Bolsonaro', presente em mais de 6 mil posts.

O presidente, por sua vez, teve 'Padre' como termo de maior presença (cerca de 8,7 mil ocorrências) nos posts que o mencionaram. O termo se refere ao candidato Padre Kelmon (PTB), que por vezes atuou em "dobradinha" com Bolsonaro, sobretudo em questões com viés negativo voltado para Lula. Em seu primeiro debate, Padre Kelmon só ficou atrás dos líderes das pesquisas. As mais de 29 mil postagens que o citaram durante a duração do debate geraram mais de 400 mil interações. No entanto, ele foi o que obteve a maior marca de menções negativas, com 73%. Apenas 10% das postagens tiveram conteúdo positivo a Kelmon e 17% foram neutras. O termo presente em mais postagens sobre o ele foi 'Bolsonaro'.

'Sua vara curta'

"Não cutuque a onça com sua vara curta". A frase de efeito dita por Soraya Thronicke (União) a Bolsonaro impulsionou as menções ao seu nome no Twitter, fazendo a candidata figurar à frente de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) em postagens e interações. Das 18,2 mil publicações com citações a Soraya ao longo do debate, 5,6 mil contém o termo "vara curta", há ainda 2,3 mil menções ao termo 'onça' e 1,4 mil à palavra 'cutuque'. Ao todo, ela gerou 330,6 mil interações no Twitter.

O pedetista Ciro Gomes foi citado em 11,2 mil postagens, gerando um total de 245,7 mil interações no Twitter. O termo com mais ocorrências relacionadas a ele foi 'Bolsonaro' (2,5 mil ocasiões), com as principais postagens repercutindo o "cochicho" entre os candidatos enquanto Soraya dizia que "o presidente mente".

Já Simone Tebet, foi citada em 10,9 mil publicações, com 276,4 mil interações. O embate entre a candidata e Padre Kelmon, que a questinou sobre aborto, fez com que o termo 'padre' estivesse presente em 1,1 mil das postagens sobre Tebet. O termo 'feminismo', utilizado de forma deturpada por Kelmon, apareceu em mais de 500 postagens.

Por fim, as 1,1 mil publicações sobre o candidato do partido NOVO, Felipe D'ávila, geraram 43,7 mil interações.

Nenhum comentário