Como a arte apoia o trabalho interdisciplinar nas escolas
A
arte pode tirar da zona de conforto, introduzir formas abstratas de pensar e
ajudar a imaginar o impossível.
Muitas vezes, quando se fala de arte na escola, há uma sensação de leveza: um
sentido lúdico e divertido acompanha inevitavelmente as aulas dedicadas ao
assunto, em oposição a temas mais exigentes e sérios, como português ou
matemática. Na realidade, o pensamento criativo precisa ser mais explorado nas
escolas como chave para abordar o estudo de qualquer disciplina. A arte é uma
escolha para parcerias interdisciplinares na educação, porém tem sido mais
comumente usada para ilustrar ou expressar o conteúdo de outra disciplina.
Contudo, o cerne de uma produção artística é representar o significado interno
do conteúdo que está sendo ensinado.
Para a professora
Mara Lúcia de França Oliveira Rezende, do Sistema Gabarito de Ensino,
considerando a multidisciplinaridade uma forma atrativa e interessante para
trabalhar conteúdos escolares, é importante que a arte permeie por vários
aspectos de todas as disciplinas, tendo em vista que pode trazer o pensamento e
a reflexão do aluno para uma forma ampla.
De acordo com os
novos modelos de aprendizagem, baseados justamente no pensamento criativo e na
resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade é o que estimula a
quebrar os moldes, a pensar fora da caixa, a encontrar novas soluções e a
enfrentar o medo de errar. “Permitir e instigar a criança a explorar materiais
do cotidiano, mostrar uma mistura da realidade e da fantasia, mas também um
olhar de apreciação de obras de artes de vários artistas, são formas de
desenvolver o olhar da criança para a arte do dia a dia”, explica Mara, e
acrescenta: “como passamos por momentos difíceis com a pandemia e a defasagem
do desempenho educacional, acredito que a arte tem um papel expressivo para o
aluno, pois a mesma, quando é estimulada, possibilita a criatividade e a
expressão, tornando possível diversas perspectivas de estratégias, gerando
ideias e soluções para os desafios”.
Além dos conceitos e
do conteúdo das próprias obras de arte, há todo um corpo de teorias e
filosofias que remontam a milhares de anos, que explicam como a arte se
desenvolve e muda nossa consciência. “O ensino da arte é importante porque
auxilia no desenvolvimento de várias habilidades. A arte traz ao indivíduo o
desenvolvimento do percurso criativo pessoal e significativo, pois possibilita,
a cada um, informações que transcendem os limites dos pensamentos e da
imaginação, além de trazer benefícios aos alunos, como desenvolvimento da
criatividade, coordenação motora, habilidade de interpretação, foco,
concentração, percepção, senso crítico, interação com outras pessoas e
imaginação”, diz Mara.
A professora Mara
Rezende ressalta a importância da pesquisadora em arte-educação, Ana
Mae Barbosa, que propôs a Abordagem
Triangular para a formação de conhecimentos em arte, por meio da
contextualização histórica, do fazer artístico e da apreciação artística, e
defende a necessidade da existência, nas escolas, de educadores atualizados,
artistas e acesso aos trabalhos contemporâneos, para que os estudantes consigam
atingir o máximo do desenvolvimento integral.
A arte na escola é, portanto, um recurso que envolve a formação da pessoa em todas as suas vertentes e contribui para o desenvolvimento do sentido estético e emocional das crianças. A expressão de si mesmo, o espírito de observação e o senso crítico, mais do que o estético, passam a ser objetivos a serem alcançados e valorizados, como aspectos imprescindíveis ao crescimento de cada pessoa.
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