Como transformar um negócio de sucesso em franquia?
A primeira palavra que o empresário que deseja tornar-se franqueador ouvirá quando quiser expandir sua marca por franquias é ‘formatação’. Mas há outras etapas que também precisam ser cumpridas para que nasça uma rede saudável e rentável
Thaís
Kurita
São Paulo, 21 de setembro de 2022 – Quando uma marca independente faz muito sucesso, é comum que o proprietário dela sonhe em expandi-la por franquias ou seja sondado por investidores para que o faça. Então, logo é orientado a procurar uma consultoria que faça a ‘formatação’ da franquia, ou seja, que desenhe os processos operacionais que permitirão que o conceito seja replicado pelos franqueados, que crie os manuais, determine a visão e os valores empresariais, estude as praças onde serão implantadas novas unidades e em quais formatos (lojas, quiosques, homebased), enfim, coordene todo o processo para que haja a comercialização da marca e a transferência de know-how.
“A formatação deve ser
realizada apenas depois de dois passos fundamentais, que são o entendimento do
que é o franchising e qual é o papel do franqueador e o estudo de viabilidade
financeira do negócio. Sem isso, não adianta investir num processo que exige
recursos financeiros e de tempo”, alerta Thaís Kurita, advogada especializada
em franchising, que há mais de 20 anos entende as estratégias do varejo para
auxiliar franqueadoras de todos os portes na gestão de suas redes.
Segundo a especialista,
o potencial franqueador precisa entender que o negócio operado por ele pode ser
um sucesso, mas há variáveis que podem interferir quando ele for replicado em
franquias. “Todas as questões que influenciarão positiva e negativamente a
multiplicação da marca deverão ser analisadas, numa previsão muito sincera de
viabilidade do negócio. Com os números projetados, é preciso adequar o que não
cabe e prejudicará o bom desempenho das franquias e até o que pode ser
melhorado no negócio original em razão desse novo olhar”, ensina.
Thaís Kurita
exemplifica: “Na prática, os ajustes que acabam aparecendo têm muito a ver com
a parte estética, o valor do investimento e a logística. Muitas vezes, são
trazidas ideias como readequação do tamanho da unidade franqueada; a troca de
equipamentos por similares, mas de marcas menos caras; mudanças de fachada ou
decoração, que reduzam o valor do investimento, enfim, adaptações que não
onerem a operação, mas custem menos ao investidor”.
Depois da análise
financeira (ou até antes dela), o dono da marca deve fazer uma análise muito
clara do seu próprio perfil, com a finalidade de entender o que é o papel de um
franqueador. “Essa etapa é indispensável porque envolve a felicidade desse
empresário e a de outras pessoas. É inadmissível desejar ser franqueador se
você não gosta de lidar com gente, não deseja dividir sua marca, não entende
que o franqueado é um parceiro – e não seu funcionário –, não almeja ganhos
recíprocos, pensa de forma exclusivamente competitiva e não aceita delegar ou
receber opiniões na gestão do negócio. Ser franqueador é gerir pessoas e, para
isso, é preciso ter uma capacidade bastante grande de aceitar que cada um pensa
e age de uma forma diferente, com ideias e ideais distintos. Administrar uma
rede é complexo e requer paciência, empatia e outras habilidades”, enfatiza.
Quando o empresário
conclui que tem o perfil para ser franqueador, e entendeu qual será o seu papel
nesta jornada, é hora da formatação do negócio.
Mapeamento dos mercados
potenciais, plano de expansão, definição do perfil do franqueado ideal,
manuais, treinamentos para transferência de know-how, padrão arquitetônico (no
caso de lojas físicas), processos operacionais, software de gestão, formas de
fornecimento/abastecimento, logística, marketing e divulgação do negócio, entre
outras particularidades, serão decididos na formatação.
Após tudo
definido, é hora da formatação jurídica
Em paralelo à
formatação de negócios, é fundamental contar com os serviços de um advogado
especializado em franchising para realizar a formatação jurídica. A elaboração
dos instrumentos jurídicos para essa expansão deve seguir à risca a lei de
franquias, de número 13.966, que dá embasamento para o franchising no Brasil.
A formatação jurídica
inclui os documentos exigidos pela lei de franquias, que são a Circular de
Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia. Mas não é apenas isso: o
advogado especializado em franchising tem papel estratégico, atuando fortemente
em varejo. Esse profissional pode, desde o princípio da atuação da
franqueadora, elaborar documentos e atuar com estratégias que permitam que a
marca tenha um relacionamento transparente com seus franqueados, de forma a
prevenir conflitos futuros. É importante que tudo esteja muito claro e bem
redigido porque são esses documentos que determinarão as responsabilidades das
duas partes: dos franqueados e também da franqueadora.
O advogado
especializado em franquias tem a responsabilidade de criar outros documentos,
como o pré-contrato de franquias e os contratos acessórios, como os de
homologação de fornecedores e prestação de serviços, tão importantes e
necessários à franqueadora.
“A formatação jurídica
é o primeiro passo para que a franqueadora possa se lançar com segurança, mas
também possa selecionar franqueados adequados para sua marca e tenha com eles
um relacionamento que permita crescimento concreto e harmonioso da marca, sem
conflitos e fechamento de unidades franqueadas”, explica Thaís Kurita.
Após completar essa
fase de modelagem do negócio e da documentação conforme prescreve a Lei, a
franqueadora estará pronta para captar franqueados e dar início ao seu processo
de expansão.
Sobre o
escritório Novoa Prado Advogados – Especialistas em Franchising
O escritório Novoa
Prado Advogados está no mercado há 32 anos, prestando serviços de Direito
Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising. Atua nas áreas de
Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito
Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível;
Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.
Foi fundado por Melitha Novoa Prado e tem como sócia a advogada Thaís Kurita. Juntas, elas coordenam uma equipe dinâmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluções jurídicas para seus negócios.
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