Crianças com Transtorno de Coordenação podem apresentar baixo desempenho em tarefas escolares, segundo pesquisa
Com participação do professor da FSG, pesquisa
também revela que os pais devem se atentar aos sinais o mais rápido possível,
pois isso ajuda no tratamento precoce
Caxias do Sul e
Bento Gonçalves, 28 de setembro de 2022 – Com o alto
índice de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TCD), o
professor Rodrigo Flores Sartori, do curso de Educação Física do
Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, em conjunto com professores da
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Escola de
Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), realizaram uma pesquisa que aponta que crianças com esse tipo de
deficiência, quando não tratadas, podem apresentar um péssimo desempenho nas
tarefas escolares, principalmente nas atividades de leitura, escrita e
matemática.
A pesquisa feita pela FSG (com
estudantes participantes), pela PUC-RS e pela UFRGS teve como objetivo comparar
funções executivas em crianças com TCD, em riscos para TCD (r-DCD, em inglês, risk for
Developmental Coordination Disorder)
e em crianças tipicamente em desenvolvimento (TD).
O estudo contou com a participação de
397 crianças, entre 8 e 9 anos de idade, de 12 escolas distintas do Brasil,
sendo 28% de instituições privadas e 72% das públicas, que foram avaliadas com
o método MABC-2, como ferramenta de triagem. Com isso, a pesquisa dividiu os
entrevistados em três grupos: sendo o grupo 1 com crianças DCD (63), grupo 2
com crianças r-DCD (31) e grupo 3 com TD (63).
Durante a avaliação das crianças foram
realizadas tarefas verbais e não verbais para a memória de trabalho, controle
inibitório e flexibilidade cognitiva. A partir daí o estudo constatou que o
grupo TCD mostrou uma pontuação menor em comparação com o grupo TD na memória
visuoespacial e verbal de trabalho, controle inibitório e em tarefas de
flexibilidade cognitiva. Enquanto o time r-DCD apresentou números mais baixos
em comparação com o grupo TD para memória de trabalho visuoespacial e para
flexibilidade cognitiva.
Na pesquisa, crianças TDC e r-CDC
demonstraram também alguns prejuízos em tarefas motoras finas e brutas. As más
percepções de movimento e a falta de planejamento impedem que esses grupos
adquiram habilidades motoras mais complexas, já que as pontuações motoras mais
fracas estão relacionadas com o baixo desempenho nas tarefas de leitura, escrita
e matemática. Além de terem dificuldades com déficits em funções cognitivas
essenciais, como controle de inibição, memória de trabalho e planejamento.
Portanto, o Transtorno de
Desenvolvimento da Coordenação exige a necessidade de identificação precoce,
sendo alguns dos critérios a observação de déficits motores, lentidão e
imprecisão dos movimentos que interferem nas atividades cotidianas.
O estudo conclui que a abordagem
interdisciplinar é fundamental, considerando que o TDC pode ocorrer
conjuntamente com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de dificuldades de
aprendizagem.
Confira a pesquisa completa: link
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Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida há mais de 20 anos pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: site e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
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