Da horta aos Correios: o e-commerce e os desafios da venda de flores online pós-pandemia
* Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
O e-commerce
sempre foi uma alternativa boa dentro de uma sociedade cada vez mais digital,
mas, com a chegada de uma pandemia mundial, a modalidade se tornou mais que uma
opção: virou uma saída para o caos econômico. Com um total de mais de R$ 161
bilhões, as compras online no Brasil bateram um recorde em 2021, de acordo com
a Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce no país. O
valor representa um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior. No mesmo
período, o número de pedidos cresceu 16,9%, totalizando mais de 353 milhões de
entregas.
As lojas
físicas mais tradicionais passaram a investir no e-commerce como uma solução
não apenas para se adaptar à pandemia, mas também como uma possibilidade de
ampliar as vendas e expandir.
Esse cenário
trouxe diversas mudanças para os negócios online. Aumenta a concorrência e
também a necessidade de realizar entregas mais rápidas e dentro do prazo,
levando a novos investimentos. Segundo a Associação Brasileira da
Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o total de investimentos em
transportes e logística vai somar mais de R$ 124 bilhões entre 2022 e 2026.
Em 2022, as
lojas físicas começam a voltar com mais força, mas as vendas online já
transformaram a dinâmica dos empresários. Hoje, muitas empresas apostam no e-commerce
e reduziram o número de funcionários e até de unidades, tendo de enfrentar as
novas variações e os desafios da atualidade no universo digital.
No setor de
flores, houve perdas expressivas com a pandemia. Em março de 2020, o segmento
deixou de faturar R$ 297,7 milhões, incluindo floricultores, no atacado e no
varejo. Naquele mês, o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) alertou
que 66% dos produtores de flores e plantas ornamentais poderiam falir até maio.
Porém, entre quem atende pelo e-commerce ou pelas redes sociais, os resultados
ajudaram a segurar as pontas ou até a aumentar significativamente os ganhos.
Para transpor
os novos desafios do e-commerce, em especial entre o setor de plantas e
vegetais, é preciso estar atento à integração entre etapas, gestão da
logística, reposição de estoque, controle do fluxo de caixa, transformações
digitais e novas tecnologias. Existem ERPs que ajudam a coordenar tudo isso sem
impactar na qualidade do serviço e no prazo de entrega, bem como sistemas e programas
que podem garantir a inovação dos negócios.
Além disso, o
cuidado pessoal com as plantas é um toque a mais de carinho: embalagens
personalizadas e robustas (que garantam o transporte seguro) e a escolha das
plantações certas podem trazer aquele toque diferencial que o consumidor busca
para se fidelizar definitivamente.
Os impactos da
pandemia foram muitos, mas os aprendizados também. Descobrimos que as pessoas
buscam compensar a distância dos entes queridos presenteando-os com flores e
que essas plantas especiais podem fazer parte de histórias de vida. É preciso
focar nos ganhos e nas lições e sempre estar atento às transformações que
viabilizam atender as demandas e possibilidades da modernidade.
*
Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país,
ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas
feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B com idade média entre 25 e 55 anos, e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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