Dia dos Irmãos: Conheça cases de franquias de sucesso que faturam milhões a partir de ideias em família
Arena Baby - Brechó e Outlet Infantil
Divulgação
No Brasil, comemora-se
o Dia do Irmão em 5 de setembro. Na data, celebra-se a amizade, o
companheirismo e o amor fraterno. Mas o relacionamento entre irmãos não existe
apenas no aspecto pessoal. Na hora de empreender e dividir responsabilidades de
tocar o negócio próprio, ter ao lado alguém em quem se pode de fato confiar
propende ser um facilitador do processo e, por isso, muitos irmãos acabam
fazendo sucesso no mundo dos negócios.
Como, por exemplo,
aconteceu com Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, que em uma viagem de férias
para os EUA, tiveram a ideia de abrir seu próprio negócio no setor infantil,
após observarem as “Garages Sales”, uma tradição bastante conhecida nos EUA
(trata-se de uma feira de garagem onde os moradores selecionam os produtos
seminovos ou novos que não utilizam mais e os vendem por valores mais baixos
que os de mercado).
Quando os dois
retornaram ao Brasil, ficaram pensando em como aplicar e colocar em ação a
ideia. Foi então que decidiram inovar e abrir uma loja no estilo ganha-ganha
com produtos infantis de diversos estilos, desde roupas até carrinhos de bebê.
A inovação seria que no mesmo espaço fossem vendidos produtos pouco usados e
novos de fábrica.
Com o auxílio essencial
da mãe da dupla, surgiu a Arena
Baby, a marca traz uma concepção onde os clientes levam
produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor
com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de
outros produtos novos ou seminovos da loja. Sendo eles 80% mais baratos do que
os mesmos itens novos em uma loja convencional.
A rede fatura em média
R$6,7 milhões por ano, com as vinte e seis unidades. “Acredito que depois que
começamos a empreender juntos, harmonia e admiração só aumentaram. Sabemos que
precisamos um do outro para que tudo funcione bem, então, partimos de um
princípio fundamental que é o respeito e comprometimento com os negócios,
fazemos as coisas darem certo. E isso não significa que não tenhamos conflitos.
Eles são necessários para o negócio andar, pois concordar o tempo todo não é
saudável”, comenta Flávio.
Para quem deseja
iniciar um negócio entre irmãos, os resultados podem ser extremamente positivos
para ambos os lados, pois todos compartilham os mesmos sonhos, tendo a mesma
base. Claro que durante essa experiência pode ocorrer situações adversas, mas
com a necessária disciplina, os resultados serão extraordinários.
Já o caso dos irmãos
Zanon, a união de ambos ajudou salvar a empresa da família. Quando Reinaldo e
Luis Gustavo Zanon assumiram a Seguralta,
a empresa operava em um déficit de R$ 300 mil reais e a sucessão foi feita no
momento exato, pois hoje a rede faz parte de uma holding - Grupo Zanon, que
fatura mais de R$ 400 milhões por ano, e que detém as marcas: Seguralta, Los Mex, SegCredi, Fast
Bronze, Semblànt, Zr Contabilidade, MapCell, Segenergy, Zanon Expand e Zanon
Digital.
“Nem sempre herdar uma
empresa é fácil, tem que saber se adaptar e inovar para continuar em pleno
crescimento. Entrar para o franchising nos rendeu novos ares e fez a empresa
expandir”, relata Reinaldo Zanon.
Os números da Seguralta
não negam como a entrada para o setor de franquias deu certo. A marca, que
conta com mais de 1.700 unidades no Brasil, é hoje uma das maiores corretoras
de seguros do país e pioneira em seguros no franchising. É a maior rede de
franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking
da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
“Nosso maior desafio
foi começar a delegar mais. Éramos muito centralizadores e sentíamos
dificuldade de transferir funções. Acontece que todo bom líder tem que confiar
em sua equipe, sem fazer isso, ele não tem tempo para se dedicar a outras
tarefas e o negócio não anda. Ao delegar tarefas, houve uma troca de confiança
muito grande e com o tempo conseguimos mostrar que não estávamos lá apenas por
sermos filhos do dono”, comenta Reinaldo.
Hoje pais de família e
herdeiros de um império que fatura milhões, os irmãos Zanon provam que receber
um legado por si só não é garantia de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é
resultado da soma de experiências, inovação, confiança entre colaboradores,
empenho, dedicação e principalmente da consciência de que é necessário saber
conquistar o seu espaço com competência”, finaliza Reinaldo.
Outra rede que tem como
fundadoras, as sócias e irmãs Sarah Lazaretti e Julinha Lazaretti, é a Alergoshop. No começo da
década de 90, Sarah que além de empreendedora, é enfermeira obstétrica passou
grandes dificuldades com sua filha Marina, que na época tinha apenas três anos
de idade e sofria de diversas alergias. Alimentos com corantes artificiais
(balas, ketchup, sucos prontos etc.), areia, lycra, medicamentos com Ácido
Acetil Salicílico e níquel, desencadeavam reações alérgicas em forma de
dermatite atópica e alergias respiratórias. Diante da tal situação, Sarah se
viu obrigada a comprar produtos hipoalergênicos – livres de diversos compostos
alérgenos, presentes em itens convencionais – para que a filha pudesse ter uma
vida saudável.
A tarefa não foi nada
fácil, já que a dificuldade em encontrar estes produtos no Brasil era enorme,
muitas vezes precisavam ser importados. Foi então que, em 1993, Sarah - em
sociedade com sua irmã – a bióloga Julinha, fundou a Alergoshop – primeira
empresa do Brasil totalmente voltada a produtos hipoalergênicos.
Desde então, a marca
foi expandindo e virou referência entre os alérgicos e até mesmo aqueles que
não sofrem com alergias, mas optam por soluções mais saudáveis no dia a dia. A
marca oferece cerca de 280 itens, a maioria fabricação própria, mas também em parceria
com outras empresas, conta com 10 lojas próprias e seis unidades franqueadas,
distribuídas entre os estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro,
Mato Grosso e Espírito Santo.
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