Estudo IBM: 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios
73% dos profissionais de
TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram
seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses
São Paulo – 28 de Setembro de 2022 - Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM (NYSE: IBM) revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA)
cresceu de forma constante em todo o mundo, com 41% das empresas no Brasil
indicando que implementaram ativamente a tecnologia. Isso ressalta ainda mais
que o crescimento da IA está prestes a acelerar à medida que continua a
amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar.
Outros dados da Global
AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning
Consult para IBM, revelou que esse crescimento se deve ao fato das empresas
reconhecerem o valor da IA à medida que estão emergindo dos desafios da
pandemia do COVID-19 e investindo em sua transformação digital, enquanto
enfrentam escassez de talentos e habilidades. No Brasil, a adoção está sendo
impulsionada por avanços que tornam a IA mais
acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação
em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e
automatizar processos-chave (39%).
Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas
sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e
descobriu que essa tecnologia está pronta para desempenhar um papel
significativo nessa área. Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil
indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está
implementando IA ou tem planos de fazê-lo.
Descobertas notáveis do "Global AI Adoption Index
2022" incluem:
A adoção da IA está em constante crescimento
Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas
operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de
IA. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão
explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação
dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa
tem planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em
processos e aplicativos.
Definir dados claros e
estratégias de IA é fundamental para uma implementação horizontal
Uma explicação importante para a adoção gradual da IA é a
necessidade de implementar uma estratégia de gerenciamento de dados
bem-sucedida. De acordo com o estudo, na América Latina, garantir a segurança
da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gestão de
dados de uma organização, independentemente do seu porte.
- Os profissionais de TI da América Latina
que atualmente exploram a IA são mais propensos a identificar desafios de
gerenciamento de dados para sua empresa, com mais da metade dizendo que é
difícil garantir a segurança dos dados (51%) e governança, conformidade e
privacidade (50%).
- Atualmente, 43% das empresas brasileiras
que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística. Apenas 10%
têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.
A automação está ajudando a resolver as lacunas de habilidades e
a escassez de mão de obra
Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de
projetos ou dados, habilidades limitadas de IA, experiência ou conhecimento
continuam sendo a maior barreira para a adoção de IA na América Latina. Ao
mesmo tempo, a IA também está ajudando as organizações a lidar com a escassez
de habilidades, por exemplo, automatizando tarefas para trabalhadores
qualificados para que possam ser mais produtivos ou usando aprendizado
assistido por IA. 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas
organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em
conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA. Além disso, 40%
dizem que seus funcionários estão felizes em trabalhar nele e 26% mencionam que
seus os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada
quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de
obra e qualificação em seus departamentos de TI.
Uma ênfase crescente na confiança, mas poucas ações concretas
O estabelecimento de práticas de IA confiáveis e
responsáveis anda de mãos dadas com a maturidade da IA, pois quanto
maior a probabilidade de uma empresa ter implantado a IA, maior a chance de
valorizar a importância da confiabilidade.
- Uma grande parte dos profissionais de TI
em empresas que exploram ou implantam IA na América Latina indica que
todos os aspectos de confiança e transparência são importantes para seus
negócios. De acordo com o estudo, os mais importantes no Brasil são:
cumprir as obrigações de relatórios internos (98%), manter a integridade
da marca e a confiança do cliente (98%) e ter a capacidade de monitorar
dados e IA ao longo do ciclo de vida (98%).
- No entanto, embora a grande maioria dos
líderes empresariais indique que a IA confiável é fundamental, nem todas
as organizações no País/América Latina tomam medidas para garantir que sua
IA seja responsável e confiável, como reduzir o viés (21%), rastrear
variações de desempenho e/ou desvio de modelo (49%) e se concentrar em
garantir que as decisões que tomam possam ser explicadas (49%).
Construindo operações mais sustentáveis
A IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior nas
iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de
dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de suas
iniciativas de sustentabilidade. Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil
acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios
ESG/sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e
verificáveis sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%)
e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como
melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).
Usos populares como automação e adoção de drives de segurança
Na América Latina, as organizações estão aplicando a IA em uma
ampla variedade de casos de uso, com a adoção mais avançada em áreas como
operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios.
- Na região, os profissionais de TI de
empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de
segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que
exploram apenas IA geralmente relatam que ela está sendo usada para
marketing e vendas (30%).
- 30% das empresas estão empregando IA para
operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para
manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação
de recursos mais eficiente.
"Organizações na América Latina, incluindo o Brasil,
pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para
responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de
negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade",
disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil. “Com 83% das empresas no Brasil,
seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas
organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente
que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”.
À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda
existem barreiras para sua adoção no Brasil, principalmente para organizações
menores, que são significativamente menos propensas a tirar proveito da IA. A
pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas
brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e
dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de
IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%). A IBM está ajudando a quebrar
essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e
organizações em todos os setores, com IA centrada no ser humano projetada para
as necessidades dos negócios.
A IBM se baseia continuamente nas mais recentes inovações em IA
da IBM Research para fornecer novos recursos prontos para os negócios,
ajudá-los a automatizar processos técnicos e manuais, como operações de TI,
desenvolver novas formas de operação e ajudar a garantir que a ética da
IA seja observada. Além disso, a IBM Consulting traz profundo
conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar
soluções com clientes que incorporam IA em seus principais processos de
negócios e criam fluxos de trabalho inteligentes em escala.
Baixe o estudo completo aqui.
Metodologia
Esta pesquisa foi realizada de 30 de março a 12 de abril de
2022, com uma amostra de 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior com
algum conhecimento/influência sobre as decisões de tecnologia de sua empresa,
incluindo 500 entrevistados em cada um dos países, como EUA, Reino Unido,
França, Alemanha, Espanha, Itália, China, Índia, Cingapura, Austrália, Canadá,
Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul, e 1.000 respondentes em toda a região
da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). As
entrevistas foram realizadas online e a margem de erro para a amostra completa
em cada país é de +/-4 pontos percentuais; a margem de erro para a região da
América Latina é de +/-3 pontos percentuais com um nível de confiança de 95%.
Veja os detalhes completos da metodologia no final do resumo.
Sobre a IBM Watson
Watson é a tecnologia de IA corporativa da IBM que está ajudando as organizações a prever e moldar melhor os resultados futuros, automatizar processos complexos e otimizar o tempo dos funcionários. O Watson evoluiu de um projeto IBM Research para experimentação e agora para um conjunto aberto de produtos que podem ser executados em qualquer lugar. Com mais de 40.000 interações com clientes, o Watson está sendo usado por marcas globais líderes em diversos setores para transformar a maneira como as pessoas trabalham.
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