Existe uma fórmula para o engajamento?
*Por Branca Barão
O Instagram é
desafiador. Todo dia, tem alguém dizendo que existe uma fórmula mágica para
ganhar seguidores. Mas, no fim das contas, o engajamento não pode ser comprado,
ele precisa ser conquistado. Por isso, o recrutamento e a seleção são sempre um
processo de mão dupla.
Nesse
contexto, a empresa quer conquistar aquele talento que vai entender esse
processo de forma orgânica para a sua equipe. Por outro lado, o candidato quer
conquistar aquela vaga que promete mundos e fundos naquela empresa. Pronto, deu
Match!
A verdade
é que esse é um processo que respeita as mesmas fases de uma conquista amorosa:
- ATRAÇÃO - “Hum… Olha que
beleza! Parece interessante!"
- INTERESSE - “Realmente é
interessante!"
- PAIXÃO - "Quero me
envolver!"
- E só então, o AMOR acontece. -
“Escolho dar o melhor de mim, pertencer, eternizar.”
O Amor, nesse caso, aparece
como sinônimo de Compromisso. Só para o nosso acrônimo ficar mais bonito,
apresento-lhes a AIPA: a tão sonhada fórmula do engajamento. Desse jeitinho
mesmo, uma coisa após a outra e necessariamente nessa ordem.
Numa relação amorosa,
logo após o AIPA, vem a realização dos sonhos: casamento, casa própria, filhos,
viagens. Numa relação corporativa, também: 40% menos faltas, 50% menos
acidentes de trabalho, 60% menos turnover, clientes mais satisfeitos, maior
produtividade, mais vendas e mais lucro.
Casar por dinheiro já
foi mais comum. Até mesmo chegou a ser considerado normal! Trabalhar só por
ele, também. Mas, como diria Roberto Freire: “sem tesão não tem solução!”. Já
eu, quando o assunto é trabalho, digo: sem tesão, não tem engajamento!
Sobre Branca Barão
Master Trainer em Programação
Neurolinguística Sistêmica e especialista em comportamento humano, Branca Barão
ministra cursos e palestras com uma metodologia própria, unindo emoção e
interatividade para estimular as capacidades de inovação, comunicação e
criatividade. A profissional conta com 20 anos de experiência, mais de 10 mil
horas de palco e 200 mil pessoas impactadas ao longo de sua carreira. Branca
possui vasto conhecimento na metodologia Disney de gestão da experiência dos
clientes, além de ser membro da Mensa Brasil, sociedade internacional formada
por pessoas de alto QI. Autora do Livro “8 ou 80 - Seu melhor amigo e seu pior
inimigo moram aí, dentro de você!”, com mais de 10 mil cópias vendidas, onde
Branca transforma suas vivências em contos e parábolas para auxiliar o leitor a
reconhecer todas as facetas que o constituem e a transitar facilmente entre
elas. Além disso, é autora da obra “A mulher que vivia de Propósito”,
apresentando uma jornada rumo ao autoconhecimento que levará o leitor a descobrir,
finalmente, o seu propósito de vida.
Para saber mais informações, acesse https://www.brancabarao.com.br/site/ ou pelas redes @brancabarao/
Nenhum comentário