FCDLESP projeta crescimento de 5% em vendas para Dia das Crianças
12 de outubro é considerada a segunda data mais importante
do segundo semestre para o varejo nacional
Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP Divulgação |
De acordo com pesquisa realizada pela
FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo),
feita em parceria com as CDLs do estado, os lojistas enxergam potencial
de crescimento de 5% nas vendas para o Dia das Crianças deste ano. A data é
considerada a segunda melhor em vendas do varejo no segundo semestre, ficando
atrás apenas do Natal. Vale lembrar que o calendário de 2022 contará ainda com
Black Friday e Copa do Mundo.
“O dia 12 de outubro é uma data
tradicional para o comércio brasileiro, sem sombra de dúvidas. O dia das
crianças sempre é uma boa alavanca para impulsionar as vendas do segundo
semestre”, comenta o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
A pesquisa mostrou que brinquedos e
equipamentos eletrônicos devem ser as opções mais requisitadas para presentear
crianças e jovens. A categoria vestuário aparece logo em seguida, e também
foram mencionados na pesquisa os Gift Cards, cartões presente, com menor
intenção de compra.
O comércio físico foi apontado como a
melhor opção de compra para a data, atingindo mais de 70% de escolha. Dentro
desse número, a demanda para lojas de rua deve chegar a 57%, já os shoppings
centers ficaram com 42%. Ainda segundo a pesquisa, as vendas por e-commerce
devem alcançar 21,4% de escolha do consumidor.
Os meios de pagamento também foram
apontados na pesquisa. Para os lojistas, o cartão de crédito será a opção de
pagamento mais escolhida pelos consumidores. A segunda opção de pagamento que
terá a preferência do público deverá ser o tradicional “pagamento à vista”.
Um dado surpreendente revelou que 57,1%
dos compradores da data devem ser os vovôs e vovós. Pais, mães e responsáveis
legais ficaram com 42,9% da intenção de compra.
Para o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, os avôs e avós deverão presentear mais seus netos. “A população idosa vem crescendo no Brasil, grande parte da concentração de renda no país está nas mãos deles, consequentemente, tornam-se potenciais consumidores para a data”, finaliza Maurício.
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