Hoje é o Dia da Camada de Ozônio: Shopper neutraliza emissões de CO2 e conserva 11 campos de futebol
A compensação das emissões é feita via compra
de crédito de carbono e beneficia comunidades que vivem na região da Floresta
Amazônica
Nesta sexta-feira (16) será comemorado o
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A liberação do
dióxido de carbono (CO2) está relacionada a uma das causas para o
comprometimento da camada de ozônio, que traz consequências devastadoras para o
meio ambiente e para o planeta como um todo. Atualmente, o Brasil integra a
triste posição de quarto país que mais emite CO2 no mundo, responde por 5% do
total. A maior parte é proveniente da queima de combustíveis fósseis, mas a
atividade humana, como o desmatamento, também contribuiu significativamente
para o total acumulado, entre 1850 a 2021, conforme dados do site britânico Carbon
Brief.
Para contribuir com as boas práticas
ambientais e reduzir o impacto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera,
a Shopper,
maior supermercado 100% online do país, neutralizou 100% das emissões de CO2 da
sua operação (desde o recebimento de mercadoria, ao armazenamento nos centros
de distribuição, preparo do pedido e a entrega, que inclui também a pegada de
carbono dos times administrativo e operacional). A startup foi a primeira
do segmento, tanto online quanto offline, a promover essa mudança. A operação é
conduzida pela Biofílica Ambipar Environment, empresa brasileira de
Nature-based Solutions (NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza, que atua na
gestão, conservação e restauração de florestas a partir da comercialização de
créditos de carbono.
A compensação das emissões de CO2 da
Shopper é feita via compra de crédito de carbono. Em 2020, a startup contribuiu
com a conservação de 2,30 hectares (23.000 m²) de área da Floresta Amazônica,
ou 3,2 campos de futebol oficial. Em 2021, foram conservados 5,37 hectares
(53.700 m²), o que corresponde a 7,5 campos de futebol oficial. Na
comparação entre os dois períodos, ocorreu um aumento de 133%.
“A conservação das áreas desse bioma é
fundamental para contribuir com a redução dos impactos causados pelas mudanças
climáticas e seus efeitos colaterais. Desde o início da fundação da Shopper,
almejamos o posto de empresa carbono neutro. Essa diretriz está alinhada com os
objetivos do negócio que visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, a
produtividade e a eficiência da cadeia de distribuição no Brasil”, afirmou o
CEO da Shopper, Fábio Rodas.
Por meio da parceria com a Biofílica
Ambipar Environment, em 2021, a Shopper neutralizou 1.368 toneladas de CO2, que
correspondem a 322 árvores em pé na Floresta Amazônica. Em 2020, foram
neutralizadas 586 toneladas de CO2, equivalente a 134 árvores em pé na Floresta
Amazônica.
“A iniciativa de neutralização das
emissões das operações da Shopper, pelo segundo ano consecutivo, leva
diferentes mensagens ao mercado: reconhecimento, transparência e
responsabilidade com o impacto ambiental em carbono gerado pelas suas entregas,
engajamento com seus clientes e consumidores da temática de mudanças climáticas
e destaque entre seus concorrentes que nem sempre são neutros em carbono.
Portanto, a compra de créditos de carbono, que são diretamente revertidos em
atividades de conservação da Amazônia, gera benefícios aos negócios da Shopper
e resulta em mais motivos para ser um cliente da empresa”, explicou Plínio
Ribeiro, cofundador e CEO da Biofílica Ambipar Environment.
Projeto
Além de contribuir para evitar o
desmatamento da Floresta Amazônica, a Shopper apoia o desenvolvimento
socioeconômico sustentável local e combate as mudanças climáticas, por meio da
parceria com o Programa REDD+ Vale do Jari, que é financiado com recursos dos
créditos de carbono.
O projeto conta com uma combinação de
atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o
monitoramento da biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo Programa
REDD+ Vale do Jari, em conjunto com a Fundação Jari, têm o potencial para
evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento
de 61 mil hectares em um período de 30 anos. O projeto atende 15 comunidades e
mais de 333 famílias entre os estados do Pará e Amapá.
Sobre a Shopper
Em 2014, os empreendedores Bruna Vaz
(28) e Fábio Rodas (29) buscaram ideias para melhorar a forma como as pessoas
abastecem suas despensas. Em 2015, fundaram a Shopper, para melhorar a
qualidade de vida das pessoas e a produtividade/eficiência da cadeia de
distribuição no Brasil. Hoje, a empresa tem mais de 600 mil usuários
cadastrados na sua plataforma e está presente em 123 municípios paulistas. Em
2021, captou R$ 290 milhões em duas rodadas de investimentos, trazendo fundos
como GIC de Singapura para seu quadro de sócios. A empresa soma 1.650
colaboradores no time e contrata cerca de 100 pessoas por mês, ritmo que deve
ser mantido em razão do seu crescimento e expansão das atividades.
Sobre a Biofílica
Fundada em 2008, a Biofílica Ambipar Environment tem como missão a criação de um sólido e confiável mercado de serviços ambientais no Brasil, por meio da geração e comercialização de créditos de carbono de Nature-based Solutions (NBS), ou Soluções Baseadas na Natureza. Desenvolve projetos que promovem a redução e o sequestro de emissões de carbono via conservação florestal e reflorestamento, valoriza florestas em pé e seus serviços ambientais e protege a biodiversidade. Além disso, investe em pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem nessas áreas. É referência nacional em Compensação de Reserva Legal (CRL), oferecendo soluções em todas as modalidades, estados e biomas.
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