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Hoje é o Dia da Camada de Ozônio: Shopper neutraliza emissões de CO2 e conserva 11 campos de futebol

A compensação das emissões é feita via compra de crédito de carbono e beneficia comunidades que vivem na região da Floresta Amazônica

Divulgação

Nesta sexta-feira (16) será comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A liberação do dióxido de carbono (CO2) está relacionada a uma das causas para o comprometimento da camada de ozônio, que traz consequências devastadoras para o meio ambiente e para o planeta como um todo. Atualmente, o Brasil integra a triste posição de quarto país que mais emite CO2 no mundo, responde por 5% do total. A maior parte é proveniente da queima de combustíveis fósseis, mas a atividade humana, como o desmatamento, também contribuiu significativamente para o total acumulado, entre 1850 a 2021, conforme dados do site britânico Carbon Brief.

Para contribuir com as boas práticas ambientais e reduzir o impacto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, a Shopper, maior supermercado 100% online do país, neutralizou 100% das emissões de CO2 da sua operação (desde o recebimento de mercadoria, ao armazenamento nos centros de distribuição, preparo do pedido e a entrega, que inclui também a pegada de carbono dos times administrativo e operacional).  A startup foi a primeira do segmento, tanto online quanto offline, a promover essa mudança. A operação é conduzida pela Biofílica Ambipar Environment, empresa brasileira de Nature-based Solutions (NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza, que atua na gestão, conservação e restauração de florestas a partir da comercialização de créditos de carbono.

A compensação das emissões de CO2 da Shopper é feita via compra de crédito de carbono. Em 2020, a startup contribuiu com a conservação de 2,30 hectares (23.000 m²) de área da Floresta Amazônica, ou 3,2 campos de futebol oficial. Em 2021, foram conservados 5,37 hectares (53.700 m²), o que corresponde a 7,5 campos de futebol oficial.  Na comparação entre os dois períodos, ocorreu um aumento de 133%. 

“A conservação das áreas desse bioma é fundamental para contribuir com a redução dos impactos causados pelas mudanças climáticas e seus efeitos colaterais. Desde o início da fundação da Shopper, almejamos o posto de empresa carbono neutro. Essa diretriz está alinhada com os objetivos do negócio que visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, a produtividade e a eficiência da cadeia de distribuição no Brasil”, afirmou o CEO da Shopper, Fábio Rodas.

Por meio da parceria com a Biofílica Ambipar Environment, em 2021, a Shopper neutralizou 1.368 toneladas de CO2, que correspondem a 322 árvores em pé na Floresta Amazônica. Em 2020, foram neutralizadas 586 toneladas de CO2, equivalente a 134 árvores em pé na Floresta Amazônica.

“A iniciativa de neutralização das emissões das operações da Shopper, pelo segundo ano consecutivo, leva diferentes mensagens ao mercado: reconhecimento, transparência e responsabilidade com o impacto ambiental em carbono gerado pelas suas entregas, engajamento com seus clientes e consumidores da temática de mudanças climáticas e destaque entre seus concorrentes que nem sempre são neutros em carbono. Portanto, a compra de créditos de carbono, que são diretamente revertidos em atividades de conservação da Amazônia, gera benefícios aos negócios da Shopper e resulta em mais motivos para ser um cliente da empresa”, explicou Plínio Ribeiro, cofundador e CEO da Biofílica Ambipar Environment.

Projeto

Além de contribuir para evitar o desmatamento da Floresta Amazônica, a Shopper apoia o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e combate as mudanças climáticas, por meio da parceria com o Programa REDD+ Vale do Jari, que é financiado com recursos dos créditos de carbono.

O projeto conta com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o monitoramento da biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo Programa REDD+ Vale do Jari, em conjunto com a Fundação Jari, têm o potencial para evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento de 61 mil hectares em um período de 30 anos. O projeto atende 15 comunidades e mais de 333 famílias entre os estados do Pará e Amapá.

Sobre a Shopper

Em 2014, os empreendedores Bruna Vaz (28) e Fábio Rodas (29) buscaram ideias para melhorar a forma como as pessoas abastecem suas despensas. Em 2015, fundaram a Shopper, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade/eficiência da cadeia de distribuição no Brasil. Hoje, a empresa tem mais de 600 mil usuários cadastrados na sua plataforma e está presente em 123 municípios paulistas. Em 2021, captou R$ 290 milhões em duas rodadas de investimentos, trazendo fundos como GIC de Singapura para seu quadro de sócios. A empresa soma 1.650 colaboradores no time e contrata cerca de 100 pessoas por mês, ritmo que deve ser mantido em razão do seu crescimento e expansão das atividades.

Sobre a Biofílica

Fundada em 2008, a Biofílica Ambipar Environment tem como missão a criação de um sólido e confiável mercado de serviços ambientais no Brasil, por meio da geração e comercialização de créditos de carbono de Nature-based Solutions (NBS), ou Soluções Baseadas na Natureza. Desenvolve projetos que promovem a redução e o sequestro de emissões de carbono via conservação florestal e reflorestamento, valoriza florestas em pé e seus serviços ambientais e protege a biodiversidade. Além disso, investe em pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem nessas áreas. É referência nacional em Compensação de Reserva Legal (CRL), oferecendo soluções em todas as modalidades, estados e biomas.

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