Kantar: Cresce número de banhos só com água no Brasil
Brasileiros, especialmente mães não casadas da
classe DE com filhos de até 15 anos, simplificam rotina de higiene e beleza
para driblar a crise
Novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder
em dados, insights e consultoria, mostra que o brasileiro está fazendo
escolhas na hora da higiene pessoal, dispensando o uso do sabonete em um dos
banhos do dia, por exemplo, para reduzir os gastos.
Segundo dados do Painel de Uso Cuidados Pessoais da
divisão Worldpanel da Kantar, que representa um universo de 115 milhões de
pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros
tomam, em média, dois banhos por dia. No 2º trimestre deste ano, as ocasiões em
que o brasileiro não incluiu nenhum produto em um de seus banhos cresceram 9%
se comparadas ao mesmo período de 2018. E o preço médio do quilo do sabonete
aumentou 42% no mesmo período.
Esse movimento de banho só com água teve um pico no
segundo trimestre de 2021, durante o isolamento social, quando as ocasiões
chegaram a crescer 28% na comparação com o 2º trimestre de 2018. É impulsionado
pela classe DE, em sua maioria (53%) mulheres, das quais 75% não são casadas,
mas mães que trabalham fora, com filhos de até 15 anos, em lares com 4 ou mais
pessoas.
A rotina de cuidados com higiene e beleza voltou a
crescer com a retomada das atividades presenciais.
No entanto, o estudo registra racionalização dos gastos e simplificação
da rotina de cuidados pessoais e beleza.
Foram registradas, por exemplo, mais de 2 milhões de novas ocasiões de uso de
hidratante com multibenefícios de abril a junho, em comparação ao mesmo
intervalo do ano anterior.
Na hora de lavar o cabelo,
o consumidor vem simplificando e optando por menos produtos por ocasião. A quantidade de itens usados no
momento caiu consideravelmente: o uso de 6
produtos retraiu 53,7% e o uso de 5 por banho
caiu 11,7%, enquanto a utilização de 2
produtos aumentou 10,9%.
Vale destacar que o volume de xampu comprado caiu 4% entre o 1º e 2º trimestres deste ano, enquanto as ocasiões de uso aumentaram
2%, indicando que as pessoas estão fazendo o produto render mais no banho. As
embalagens econômicas dessa categoria (600 ml) registraram alta de 5% no trimestre.
Os itens da rotina de cuidados pessoais que mais se
destacaram este ano, entre os 1º e 2º trimestres, foram desodorante (+4%),
maquiagem (+2%) e hidratação (+2%). Ocasiões com maior tíquete médio, como arrumar cabelo, e barbear e cortar, sofreram
grande retração em ocasiões: -12% e -20% respectivamente.
O estudo teve como base o
Painel de Uso Cuidados Pessoais da divisão Worldpanel da Kantar, feito em uma
amostra de 4.000 indivíduos de 11 a 74 anos que representam um universo de 115
milhões de pessoas. Seis regiões foram auditadas: Norte+Nordeste, Leste +
Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior
de São Paulo e Sul.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos
em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas
pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa
experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos
nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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