Kantar: Proteção de ativos e fluidez são as principais tendências para o setor de serviços financeiros
Estudo
avalia mudanças de comportamento e novas preferências dos consumidores
A
pandemia de Covid-19 afetou a instabilidade econômica de diversos mercados
globais. Nos últimos meses, países de diferentes continentes também observaram
a inflação disparar - os preços do gás e do óleo, por exemplo, atingiram níveis
não vistos desde a década de 1970 - e sentiram os impactos da guerra entre
Rússia e Ucrânia.
A
segunda edição do relatório “Digital (Dx) Analytics Global Trends”, que analisa
as tendências do setor financeiro, mostra que os cenários globais atuais têm
influenciado diretamente o comportamento e as preferências dos consumidores
para o setor.
Desenvolvido
pela divisão Insights da Kantar, líder em dados, insights e consultoria,
o estudo indica que, após o período mais crítico da pandemia, boa parte das
pessoas decidiu proteger seus ativos. É por isso que muitas delas optaram por
investimentos seguros e tangíveis, como os imóveis.
A
população global também cortou gastos com despesas gerais (44%) e adotou novos
comportamentos (31%). Além disso, 24% das pessoas optaram por comprar de marcas
mais baratas para economizar e 17% apostaram em vender patrimônios para
levantar dinheiro.
As
mudanças também desencadearam uma nova tendência para o setor de serviços
financeiros: a fluidez. Em busca de eficiência, acessibilidade e flexibilidade,
os consumidores valorizam cada vez mais as soluções digitais que oferecem
praticidade.
Um
bom exemplo é o Apple Pay, que permite realizar transações com dispositivos móveis
e via aproximação. Simples e prático, o serviço caiu no gosto de usuários do
mundo inteiro.
A
expectativa é de que o cenário econômico atual ajude a fomentar ainda mais a
adoção de recursos tecnológicos ao redor do planeta. Em 275 cidades da China, por
exemplo, quem tem dispositivos da Apple consegue pagar tarifas de ônibus e
metrôs com smartphones ou smartwatches. Na Coreia do Sul, por sua vez, o banco
Shinhan instalou terminais que usam um sistema de câmeras 3D e infravermelhas
para permitir que os clientes realizem pagamentos usando apenas a tecnologia de
reconhecimento facial.
Sobre
a Kantar
A
Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90
mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário