Levantamento da vhsys mostra que BPO Financeiro está distante da realidade da maior parte dos empreendedores
Estudo revelou também que as empresas que não
conheciam o termo acreditam que o serviço pode ajudar a melhorar a gestão do
negócio e consideram investir em uma solução
Cada vez mais o BPO Financeiro (Business
Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos Financeiros tem se mostrado
como uma tendência no mercado. Este serviço é uma oportunidade para as empresas
de todos os tamanhos que querem tornar a gestão financeira menos complexa e
mais efetiva. Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela vhsys, empresa de
tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial completo para micro e
pequenas empresas, com sua base de clientes, 89,5% não utilizam esse serviço e
a grande maioria (83,6%) simplesmente não conhecia o termo antes do estudo.
Segundo o levantamento, apenas 10,5% dos negócios contrataram o serviço. Dos
CNPJs que não utilizam o BPO Financeiro, 75,5% afirmaram que os próprios
empreendedores são os responsáveis por organizar e realizar o controle financeiro
da empresa, 18,4% contam com um colaborador que tem essa função e apenas 3,3%
possui um time estruturado internamente.
“Gerir o próprio negócio é a realidade de muitos micro e pequenos
empreendedores brasileiros e percebemos o quanto ainda BPO Financeiro está
distante da realidade desse público. Mas percebemos que muitos deles estão
abertos para conhecer novas soluções e serviços que não só podem levar mais
agilidade nos processos internos, mas também que ofereçam uma gestão completa e
integrada que possa trazer eficiência na operação permitindo que o empreendedor
tenha mais tempo de executar atividades mais estratégica”, comenta Reginaldo
Stocco CEO da vhsys.
Para possibilitar que o BPO financeiro seja feito com assertividade e
escalabilidade, além do papel consultivo da empresa que prestará o serviço, é
de extrema importância a automatização. “A utilização de um sistema de gestão
empresarial é um aliado dos escritórios. Em nossa plataforma, por exemplo, o
profissional tem acesso online a funcionalidades como contas a pagar e receber,
conciliação bancária, fluxo de caixa, DRE Gerencial, relatórios, etc, trazendo
agilidade para os processos do BPO Financeiro”, completa Stocco.
Os dados revelaram, que aquelas micro e pequenas empresas que não conheciam e
passaram a entender o que é BPO Financeiro (75,8%) com a pesquisa e
consideraram contratar. Quando questionados se o serviço poderia melhorar a
gestão dos negócios, 43,3% dos CNPJs acreditam que sim, porém 51,2% não
souberam responder e apenas 5,6% disseram que não. Além disso, dentre as
informações que os respondentes gostariam ter acesso do financeiro e que
atualmente não é possível acompanhar foram: acesso ao demonstrativo de
resultado (75,1%), relatório de Fluxo do Caixa (66%), acompanhamento de contas
a pagar e receber (52,3%), controle de documentos (47,2%), conciliação de
vendas no cartão (36%) e relatório de Emissões de Notas (32%).
Por fim, a pesquisa também trouxe o que as empresas que já utilizam o BPO
Financeiro no dia a dia consideram a principal vantagem em utilizar o serviço e
o resultado foi: redução de custos (36%), garantia da saúde financeira do
negócio (24%), tomada de decisão estratégica (16%), gestão de documentos
assertiva e acesso às informações gerenciais (8%). Já no que diz respeito a
atividade do serviço de terceirização financeira mais importante do negócio
estão: Gestão de Contas a pagar (28%), Fluxo de caixa (24%), Elaboração de
relatórios financeiros (16%) e Projeções e planejamentos orçamentários (12%).
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